Pesquisar no blog

ENEM 2021: Confira as orientações para a prova deste domingo (21)!

icone calendario 16 nov 2021

Atenção concurseiros! Chegou a semana da prova mais aguardada pelos estudantes brasileiros, o Enem 2021 ! Os exames serão aplicados nos dias 21 e 28 de novembro em todo país. Confira as recomendações e locais de prova!

Enem 2021: provas estão se aproximando, confira detalhes

Nos próximos dias 21 e 28 de novembro de 2021 acontecerá a edição regular – versão digital e manual, do Enem 2021.

Vale destacar que quem fez a inscrição na segunda oportunidade, fará provas em 09 e 16 de janeiro de 2022.

Locais de prova

Os locais de prova  do Exame Nacional do Ensino Médio já podem ser consultados, na Página do Participante .

Importante destacar que foram liberados os locais apenas para quem fará a prova neste mês de novembro.

Ou seja, para os participantes que farão as provas em janeiro, os cartões de confirmação serão divulgados em uma data oportuna em dezembro, segundo o Inep.

cartão contém os dados pessoais, número de inscrição, data, horário local, língua estrangeira, nome social e informará o atendimento do participante (especializado/específico) que foi solicitado no ato da inscrição.

Recomendações

Assim como aconteceu na edição de 2020, o uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação, em razão da pandemia da Covid-19. Os estudantes devem permanecer com a máscara durante toda a prova .

O edital prevê ainda que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Elas poderão ser trocadas durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde.

Já as mãos devem ser higienizadas quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. Haverá também o distanciamento social.

Sendo assim, segundo o Inep, as salas estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes. 

Importante destacar que o descumprimento das regras poderá fazer com que o candidato seja eliminado do exame.

Está com alguma doença? Peça remarcação!

Os participantes que estejam infectados com a Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação, que será marcada.

Essa regra se aplica a candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Esses candidatos terão até cinco dias úteis depois do Enem para pedir para participar da reaplicação. O pedido deverá ser feito na Página do Participante , acompanhando de documentos comprobatórios.

Número de inscritos

O Enem 2021 registrou um total de 3.461.418 inscrições. Mais de 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital.

Em 2021, o número de inscritos foi de 5,7 milhões de pessoas, mas 70% não compareceram ao exame digital e 50% ao impresso.

Como serão as provas?

Com a mesma estrutura de provas, as duas versões, digital e impressa, contarão com 180 questões de múltipla escolha e a prova de redação.

Além disso, as provas serão constituídas por 04 áreas de Conhecimento, sendo elas:

  • 1º Dia (21/11): duração de 05h30min
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia;
    • Redação.
  • 2º Dia (28/11): duração de 05h
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia;
    • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Como será a correção?

Já em relação aos critérios de correção, eles são de 0 a 200 pontos para cada área do conhecimento, que somam 1.000 pontos. E de 0 a 1.000 pontos para a prova de redação.

Os gabaritos oficiais têm previsão de serem divulgados três dias após a aplicação das provas. Não haverá espaço para recursos contra as resoluções dos exercícios.

Como anda a sua preparação para o Enem 2021? Confira, clicando aqui , quais as matérias que mais caem no exame. Veja ainda como se preparar !

Saiba mais sobre o ENEM 2021: Edital publicado!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais