ENEM 2021: Instituto registra 4 milhões de inscritos | Nova Concursos

ENEM 2021: Instituto registra 4 milhões de inscritos!

icone calendario 21 jul 2021

Atenção estudantes! O Enem 2021 será muito concorrido, entretanto, o número de inscrições foi menor que o ano anterior! Ao todo, 4.004.764 pessoas se inscreveram para as provas que estão marcadas para novembro.

Enem 2021: número de inscritos menor que 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu inscrições de 4.004.764 pessoas para o Enem 2021.

Este é o menor número de inscritos desde 2007. Além disso, o número é 34% menor que o do Enem de 2020, o primeiro ano da pandemia.

Especialistas indicam vários motivos para a queda. Com a pandemia, muitos alunos não compareceram para fazer a prova em 2020 e, como não se justificaram, perderam a isenção na taxa de inscrição.

Por outro lado, outros precisaram trabalhar para ajudar a família e a grande maioria está insegura em relação ao aprendizado.

Segundo o Inep, o número de inscritos corresponde às duas versões do exame, impressa e digital. As inscrições foram encerradas no dia 14 de julho.

Vale lembrar que o Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo em 2021. Assim, quem deseja fazer o exame para fins de autoavaliação, os chamados treineiros, pôde optar pela versão impressa.

De acordo com a mensagem do Beto (personagem do Enem), a confirmação do pagamento da taxa de inscrição deve acontecer até o dia 01 de agosto, por meio da Página do Participante .

Enem 2021: provas em novembro

Segundo o calendário do Ministério da Educação, as provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, dois domingos, tanto a versão digital quanto a versão impressa.

Além disso, as duas versões terão a mesma estrutura de provas, de acordo com o Inep, com 180 questões de múltipla escolha e a prova de redação.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Serão 05 horas e 30 minutos de duração.

Já no segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá 05 horas de duração, 30 minutos a menos que o primeiro dia.

Cartão de Confirmação do Local de Prova será divulgado a partir do dia 25 de outubro; ele não será enviado para o e-mail ou via correios, estará apenas disponível na página do participante.

Como anda a sua preparação para o Enem 2021? Confira, clicando aqui  , quais as matérias que mais caem no exame.

Enem 2021: participantes já podem solicitar tratamento por nome social

O Inep deu início ao cadastro de nome social para participantes do Enem. O candidato que tiver interesse na solicitação tem até 23 de julho para fazer por meio da Página do Participante .

Vale destacar que o tratamento pelo nome social é destinado àqueles que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente de acordo com sua identidade de gênero  (participante transexual, travesti ou transgênero). 

O resultado da análise da solicitação será divulgado no dia 30 de julho. Em caso de reprovação, o participante poderá solicitar recurso, enviando nova documentação para análise.

Saiba mais sobre o ENEM 2021: Edital publicado!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais