Pesquisar no blog

Ibama e ICMBio: Novas seleções podem ser autorizadas nos próximos dias!

icone calendario 19 maio 2021

A autorização para um novo concurso Ibama e concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes), poderá ocorrer nos próximos dias. A informação veio de uma notícia da CNN nessa terça-feira, 18 de maio.

Segundo a CNN, serão 1.000 vagas distribuídas entre Técnicos e Analistas dos órgãos de fiscalização. Isso porque o aumento do período de seca e de queimadas na Amazônia requerem maior atenção pelos órgãos.

Ademais, o Ministério da Economia liberou ao Meio Ambiente, R$ 70 milhões para o concurso. Ainda em 2020, o Ibama havia solicitado 2.311 vagas para Técnicos, Analistas Ambientais e Administrativos.

O vice-presidente General Hamilton Mourão já havia apontado a necessidade de reposição de vacâncias dos órgãos citados acima, segundo ele, a Economia precisa “abrir um pouco as pernas”, porque tudo é uma negociação.

Edital concurso Ibama temporários

O último edital saiu para preenchimentos de cargos temporários, com salários iniciais de R$ 2.700,00.

Há oportunidades para as carreiras de Brigadistas, Chefe de Esquadrão e Chefe de Brigada. Além disso, os contratos seriam de 5 ou 6 meses, e os aprovados seriam lotados nos locais:

  • Assentamento Piquiá (Amapá);
  • Terra Indígena Arariboia – Amarante do Maranhão (Maranhão);
  • Terra Indígena Wawi – Querência (Mato Grosso);
  • Novo Progresso (Pará);
  • Itaituba (Pará).

As inscrições para o concurso Ibama começaram no dia 17 e vão até dia 31 de maio.

São ofertadas 90 vagas temporárias com requisito de nível médio e alfabetização, e os editais podem ser conferidos no site do Ibama do Governo Federal.

Etapas do Concurso

O concurso público será organizado pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais) e das etapas de seleção, será feito: Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), além do Curso de Formação Profissional.

O TAF e o THUFA são de caráter eliminatório e classificatório, cada um com suas especificações abordadas nos editais publicados.

Além disso o regime de contratação será feito por Contrato Individual de Prestação de Serviços por Prazo Determinado, regido pela Lei nº 8.745/93 e suas alterações.

Saiba mais sobre o Concurso IBAMA 2023: Instituto envia novo pedido de autorização!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais