Pesquisar no blog

INSS envia nova solicitação pedindo a convocação de 500 excedentes!

Iago Almeida

icone calendario 12 mar 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social solicitou, em novo pedido, a chamada de 500 candidatos excedentes do edital de 2022. Um novo concurso INSS 2024 pode sair?

Assim, a solicitação foi enviada pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A lista de aprovados conta ainda com cerca de 1.800 excedentes.

Quer entender e saber mais sobre o pedido enviado para convocações? Venha comigo nesta matéria e não perca nenhum detalhe, concurseiro!

INSS busca novas contratações do edital 2022

Portanto, o presidente do INSS, Alexandre Stefanutto, busca a autorização para convocar mais aprovados no concurso INSS, realizado em 2022.

O pedido agora, enviado em ofício nesta segunda-feira, 11 de março, é para o aproveitamento de 500 excedentes. O número foi reduzido desde o último pedido, isso para que haja aval.

Segundo o órgão, a ação é para amenizar o déficit de mais de 20 mil servidores, o que tem atrapalhado os serviços do INSS em todo país.

“(…) tendo em vista a realização de reunião em 4 de março de 2024 no Ministério da Gestão e Inovação – MGI com participação da Coordenação de Desenvolvimento de Carreiras, Coordenação-Geral de Educação e Desenvolvimento, Diretoria de Gestão de Pessoas, Presidente do INSS, Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI, em que restou apontadas as dificuldades orçamentárias dos últimos anos que impõem contenção de despesas por parte da administração pública federal”, diz um trecho da nota técnica enviada.

Lembrando que a seleção do INSS em 2022 esteve publicada com uma oferta de 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social, que exige o nível médio e oferece salários de até R$ 5,9 mil.

Além disso, na última segunda-feira (4/3), o presidente participou de uma reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que tratou das convocações.

Vale destacar que o prazo de validade do concurso INSS esteve prorrogado por mais um ano; a contagem passa a valer a partir do dia 4 de maio.

Saiba mais: Validade do edital INSS para Técnico do Seguro Social prorrogado!

Quantos candidatos ainda podem ser convocados no INSS?

Assim, o concurso de 2022 possui 3.144 aprovados e até o momento, estiveram convocados 1.298 aprovados. Portanto, 1.800 aprovados ainda aguardam a convocação.

Dos convocados, já foram 1.000 para o Curso de Formação, 250 para provimento adicional e 48 para as vagas remanescentes da primeira turma do Curso.

Ademais, o aproveitamento da lista de aprovados depende do orçamento do Governo Federal. Porém, a pasta de Gestão e Inovação tem demonstrado apoio para chamar os concursados.

Acordo com o MPF já se inclui no pedido do INSS?

Sim, o provimento de 500 excedentes já inclui as 78 vagas do Acordo Judicial celebrado com o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF/RJ).

De acordo com a nota técnica, serão 59 aprovados na cota como Pessoa com Deficiência (PcD) e 19 para pessoas negras.

“(…) em decorrência do elevado déficit de servidores ativos na Autarquia e do número de servidores em abono de permanência, que já possuem todos os requisitos para aposentaria, por todos os estudos já apresentadas nas Notas Técnicas anteriores, bem como pela necessidade de cumprimento do acordo judicial firmado entre o INSS e o MPF/RJ no sentido de convocar 59 Pessoas com Deficiência e 19 Pessoas Negras para realização de curso de formação e do condicionamento das nomeações de candidatos aprovados na 2ª turma do curso de formação à finalização do curso de formação dos 78 candidatos PcD e PN é que esta Autarquia solicita: autorização para provimento de 500 vagas, no sentido de aproveitar o cadastro de candidatos já aprovados na 1ª etapa do concurso público do INSS, regido pelo Edital nº1-INSS, de 12 de setembro de 2022”, diz a nota técnica. 

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso INSS para Perito em 2024?

Ao que tudo indica, sim! O Instituto Nacional do Seguro Social encaminhou para o MGI, o pedido de um novo edital para o provimento de 1.574 vagas de Perito Médico.

Entretanto, o aval ainda não está concedido pelo MGI. Mas, a ministra Esther Dweck já confirmou a realização de um novo concurso até junho de 2024.

Segundo informações do ministro Carlos Lupi, as oportunidades estarão destinadas para cidades longes das capitais, tendo como intuito diminuir o déficit de pessoal.

Inclusive, haverá uma trava para transferências de, no mínimo, dez anos. Tal medida estará adotada como forma de fazer o profissional ficar estabelecido na localidade escolhida, visto que muitos prestam concurso com a intenção de tomar posse em cidades menores, mas pedem transferência para a capital.

A carreira de Perito Médico , vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal, exige nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina para ingresso.

INSS reforça pedido de autorização para edital de Perito com 1.574 vagas!

Presidente também solicita edital Técnico e Analista!

Lembrando que em 2023, visando complementar o quadro da autarquia, o presidente do INSS enviou duas notas técnicas para o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

A primeira nota técnica se refere a convocação excepcional dos 1.800 aprovados no último certame. Já a segunda solicita um novo concurso INSS em 2024.

Ele seria para o preenchimento de 7.655 vagas, sendo 5.819 vagas para Técnico do Seguro Social e 1.836 vagas para Analista do Seguro Social.

Conheça os concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais