O que cai na prova: BRDE

icone calendario 06 dez 2016

concurso brde O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abriu concurso para formação de cadastro reserva para as cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). A remuneração dos aprovados varia entre R$ 6.770,37 e R$ 7.898,77.

>> Apostila BRDE com DESCONTO no pagamento à vista no boleto!

Para participar do certame, as inscrições estão abertas até 4 de janeiro do ano que vem, no site da banca organizadora, a Fundatec. A prova objetiva contará com 84 questões e será aplicada no dia 12 de fevereiro de 2017, em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Confira o que será cobrado no exame:

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa:

a) ORTOGRAFIA OFICIAL: grafia das palavras, acentuação gráfica, uso do hífen e da crase, divisão silábica; b) CLASSIFICAÇÃO, ESTRUTURA, FORMAÇÃO, USO E FLEXÃO DAS PALAVRAS; c) TERMOS DA ORAÇÃO: essenciais, integrantes e acessórios; classificação das orações; d) PERÍODO E SUA CONSTRUÇÃO: simples, composto, classificação; e) REGÊNCIA E CONCORDÂNCIA: verbal e nominal; g) PRONOMES: classificação, uso e colocação; h) PONTUAÇÃO; i) VERBOS: conjugação de verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, abundantes e pronominais, Vozes verbais; j) ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: compreensão geral do texto, ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor, argumentação, elementos de coesão, inferências, estrutura e organização do texto e dos parágrafos; k) FIGURAS DE LINGUAGEM; l) Regência verbal e nominal; m) Concordância verbal e nominal; n) Conjunções: classificação e uso; o) Equivalência de estruturas frasais.

– Raciocínio Lógico, Analítico e Quantitativo:

a) Lógica Formal; b) Lógica de Argumentação; c) Lógica Quantitativa; d) Diagramas Lógicos; e) Sequências e Séries; f) Teoria dos Conjuntos; g) Análise Combinatória; h) Probabilidade; i) Funções; j) Álgebra linear: matrizes determinantes e sistemas lineares; k) Trigonometria; l) Razão e proporção: divisão proporcional; m) Regra de três simples e composta; n) Porcentagem.

– Atualidades:

Questões atuais no Brasil sobre economia, política, sociedade, meio-ambiente, ciência e tecnologia, ética e responsabilidade socioambiental.

– Língua Inglesa:

Para esta prova, pressupõe-se que o candidato tenha um conhecimento básico da língua inglesa. A prova tem como objetivo avaliar a compreensão de textos informativos, a capacidade de ler e entender o texto de uma forma global e de perceber sua estrutura interna. Os textos serão retirados de suportes impressos e virtuais, em seleção que ofereça aos candidatos temas da atualidade em campos e gêneros diversos. Espera-se que o candidato seja capaz de: a) inferir, através do contexto e dos mecanismos de formação de palavras, o significado de vocábulos desconhecidos; b) identificar marcadores explícitos de coesão, conseguindo, assim, estabelecer conexões de sentido entre períodos e parágrafos; c) conteúdos linguísticos: plural de substantivos; d) formação de palavras: prefixos e sufixos; e) adjetivos e advérbios; f) pronomes; g) conjunções; h) preposições; i) tempo verbal; j) verbos auxiliares modais; k) condicional; l) discurso direto e indireto; m) voz passiva; n) genitive case; o) tag questions. Será exigido: a) Vocabulário fundamental como meio de construção de sentido em textos de nível intermediário; b) Competência sociolinguística – compreensão de enunciados enquanto expressão de relações socioculturais; c) Competência discursiva – reconhecimento dos mecanismos de coerência e coesão textual; d) Interpretação de textos: leitura e compreensão de textos; e) Estruturação do texto; f) Ideias principais e secundárias; g) Relação entre ideias; h) Ideia central e intenção comunicativa; i) Efeitos de sentido; j) Figuras de linguagem; k) Recursos de argumentação; l) Elementos de coesão e coerência textuais; m) Vocabulário: Significação das palavras e expressões no texto; n) Substituição de palavras e expressões no texto; o) Estrutura e formação de palavras (valor dos afixos e dos radicais); p) Estruturas gramaticais: Aspectos relacionados à morfologia e à sintaxe: Adjetivos e Advérbios; q) Pronomes; r) Conjunções; s) Preposições; t) Tempo Verbal; u) Verbos auxiliares modais; v) Condicional; w) Discurso direto e indireto; x) Voz passiva; y) Genitive case; z) Tag questions.

** Conhecimentos Específicos de acordo com cada cargo.

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, a classificação obedecerá a seguinte ordem:

a) Candidato com idade igual ou superior a 60 anos;
b) Candidato com maior nota em Conhecimentos Específicos;
c) Candidato com maior nota em Língua Portuguesa;
d) Candidato com maior nota em Prova Escrita;
e) Candidato com maior nota em Raciocínio Lógico, Analítico e Quantitativo;
f) Candidato com maior nota em Inglês;
g) Candidato com maior nota em Atualidades;
h) Candidato com maior nota Prova de Títulos;
i) Candidato com maior idade.


 

Concurso BRDE

Confira mais detalhes acessando a página de concurso, clique aqui !

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila-brde

Saiba mais sobre o Concurso BRDE 2016

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais