Pesquisar no blog

O que cai na prova: Câmara de Luziânia – GO

icone calendario 28 jan 2021

concurso camara de luziania A Câmara Municipal de Luziânia – GO abriu concurso com 28 vagas para todos os níveis de escolaridades. Se você vai participar dos testes agendados para o dia 25 de setembro de 2016, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta a sua vaga neste concurso.
Compre aqui: Apostila Câmara de Luziânia – GO

Matérias comuns aos cargos de níveis fundamental e médio

Língua Portuguesa: 1. Linguagem como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas; Funções da linguagem na comunicação; Diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão). 2. Leitura: capacidade de compreensão e interpretação do contexto social, econômico e cultural (leitura de mundo). 3. Texto: os diversos textos que se apresentam no cotidiano das pessoas, escritos nas mais diferentes linguagens verbais e não-verbais (jornais, revistas, fotografias, esculturas, músicas, vídeos, entre outros). 4. Estrutura textual: organização e hierarquia das ideias: ideia principal e ideias secundárias; Relações lógicas e formais entre elementos do texto: a coerência e a coesão textual; Semântica – o significado das palavras e das sentenças: linguagem denotativa e conotativa; Sinonímia, antonímia e polissemia. Relações e funções sintáticas.

Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, MDC e MMC; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° grau; Estudo do triângulo retângulo; Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria – Área; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples – juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa; porcentagem e juros simples.

Conhecimentos gerais e atualidades: Conhecimentos de assuntos atuais e relevantes relacionados a fatos políticos, econômicos, sociais, educacionais, de tecnologia, de segurança pública, ambientais, desenvolvimento sustentável, saúde e de esportes. Cultura geral, aspectos e fatos geográficos, históricos e éticos regionais e nacionais.

Conhecimentos específicos: Cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Matérias comuns aos cargos de níveis médio e superior

Noções de Informática: Conhecimentos básicos de hardware. Componentes e funções. Conexões e interfaces. Segurança física (equipamentos) e lógica (backup, vírus e antivírus). Software básico, utilitários e aplicativos. Ambientes Windows e Linux. Execução de procedimentos operacionais de rotina. Windows, conceitos básicos, diretórios, arquivos, comando, configurações, arquivo de lote, antivírus, cópias de segurança: conceitos básicos, navegando pelo ambiente, configurações, ajuda (help), comandos, funções, aplicativos básicos (Acessórios e Principal), editores de texto, planilhas eletrônicas. Excel: conceitos, configurações, comandos, funções, técnicas e recursos básicos e avançados para criar e manipular planilhas e gráficos; Conceitos e serviços relacionados à Internet e ao correio eletrônico. Power Point: Configurações, tipos de apresentações, formatações.

Raciocínio Lógico (somente cargos de nível superior): Noções básicas da lógica matemática: Questões clássicas de raciocínio e métodos algébricos e aritméticos: sequências lógicas e leis de formação, princípio multiplicativo, problemas de contagem e de probabilidades. Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Sistema de equações do 1º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.

Legislação Básica: Lei Orgânica do Município de Luziânia. Regimento Interno da Câmara Municipal de Luziânia.

Conhecimentos específicos: Cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Câmara de Luziânia – GO!

Critérios de desempate

Em caso de empate, terá preferência o candidato que, nesta ordem:
– Tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso
– Obtiver maior nota na 2ª etapa, se for o caso;
– Obtiver maior nota na prova objetiva – conhecimentos específicos para nível superior;
– Obtiver maior nota na prova objetiva – disciplina Língua Portuguesa;
– Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila camara de luziania go

Saiba mais sobre o Concurso Câmara de Luziânia - GO

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais