Pesquisar no blog

O que cai na prova: Câmara de Peruíbe – SP

icone calendario 28 jan 2021

camara de peruibe A Câmara Municipal de Peruíbe, no litoral de São Paulo, publicou edital de concurso com 5 vagas para candidatos de níveis médio e superior. Se você deseja participar das seleções, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Câmara de Peruíbe

Conhecimentos Específicos de Legislação (15 questões – Comuns a todos os cargos): Constituição Federal Constituição do Estado de São Paulo Lei Orgânica do Município de Peruíbe Regimento Interno da Câmara Municipal de Peruíbe Lei Complementar nº 95, que “Dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a Consolidação das leis, conforme determina o parágrafo único do art. 59 da Constituição Federal, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona” Lei Complementar nº 175/2011, “Dispõe sobre Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais da Estância Balneária de Peruíbe, dos Poderes Executivo, Legislativo, das Autarquias e Fundações Públicas.

Cargo: Agente Legislativo

Língua Portuguesa (20 Questões): Leitura, compreensão e interpretação de texto; Alfabeto e ordem alfabética, vogais e consoantes; Sílaba = separação, classificação quanto ao número de sílaba e quanto à sílaba tônica; Valor semântico das palavras, sinônimos, antônimos e polissemia. Denotação e Conotação. Variedades linguísticas – norma culta, informal/oral, regional, gíria e marginalizada. Figuras de linguagem – metáfora, pleonasmo, antítese, hipérbole, personificação, eufemismo e ironia. Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; Sinais de pontuação = ponto¬final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois¬pontos e vírgula. Ortografia = observar o EMPREGO de c/ç, , ch, x, r/rr, s/ss, g/j, h, z, sc, lh, nh, u/l intercalado, e/i, o/u. Artigo definido e indefinido. Substantivo = comum, próprio, coletivo, simples e composto; masculino e feminino; gênero, número e grau dos substantivos. Adjetivo = gênero (masc./fem.), número (sing./pl) e grau dos substantivos, locução adjetiva e adjetivos pátrios. Numeral = classificações e flexões; Pronomes = pessoal do caso reto, oblíquo e tratamento; possessivos; demonstrativos, indefinidos e relativo. Advérbios, interjeições, preposições (avaliar o sentido da preposição no texto) e conjunções (reconhecer o sentido expresso de cada conjunção) Verbo = presente, passado e futuro; 1ª / 2ª/ 3ª pessoa do singular e plural; 1ª/ 2ª/ 3ª terminação; gerúndio, particípio e infinitivo; modo verbal = indicativo, subjuntivo e imperativo; locuções verbais; tipos de verbo, regular/irregular e abundantes; vozes do verbo. Frase – oração ¬ período simples e composto (coordenação e subordinação).
Tipos de sujeito e predicado nominal, verbal e verbo¬nominal. Complemento verbal (Objeto direto e objeto indireto), complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, predicativo do sujeito, agente da passiva, aposto e vocativo. Concordância verbal e nominal, colocação pronominal, processo de derivação prefixal e sufixal. Questões ortográficas: uso do mas/mais; afim / a fim; onde/aonde; mau/mal; senão/ se não; porque/porquê/ por que/ por quê.

Matemática (5 questões): Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais ¬ adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores. Resolução de problemas no contexto cotidiano. Sistema de Numeração Romana Conjuntos Numéricos: Conjuntos numéricos, problemas com conjuntos e propriedades; Potenciação e Radiciação; Expressões Algébricas; Produtos notáveis; Equações do 1° grau; Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis; Equações do 2° grau; Porcentagem; Razão e Proporção; Regra de três simples e composta. Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; Sistema métrico decimal; Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade;

Cargo: Comunicador Social

Língua Portuguesa: (20 questões) Fonologia, Ortografia, Acentuação Gráfica; Morfologia: Estrutura e Formação das Palavras, Classes de Palavras: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção, Interjeição; Sintaxe: Termos da oração, Período Simples e Período Composto, Concordância Verbal e Nominal, Regência Verbal e Nominal, Crase; Figuras de Linguagem; Semântica, comunicação e intencionalidade discursiva. Interpretação de textos.

Conhecimentos específicos: confira no edital.

Cargo: Contador

Lei Complementar nº 95/1998, que “Dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o parágrafo único do art. 59 da Constituição Federal, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona”.  Lei nº 4320/64 que Institui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal”; ¬Lei nº 8666/93, que “Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências”; ¬Lei Complementar nº 101/2000, que “Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências”; ¬ Resolução CFC nº 1.128/08 – Estabelece a conceituação, o objetoo campo de aplicação da Contabilidade aplicada ao setor público. ¬ Norma Brasileira de Contabilidade Publica – NBC T 16 Publicações do Tribunal de Contas do Est. São Paulo: ¬ Manual Básico – Lei de Responsabilidade Fiscal ¬ Manual Básico – O Controle Interno do Município; ¬ Manual – O Tribunal e a Gestão Financeira das Câmaras de Vereadores Portaria Interministerial nº 163/2001 – Dispõe sobre normas gerais de consolidação das contas públicas Lei nº 6404/76 – Dispõe sobre as sociedades por ações Lei nº 11638/2007 – Altera dispositivo da Lei nº 6404/76 Lei nº 10520/2002 – Institui modalidade de licitação denominada pregão Lei Complementar 709 de 14/01/1993 – Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Câmara Municipal de Peruíbe – SP.

Critérios de desempate

No caso de igualdade de nota final, terá preferência sucessivamente, o candidato que:
– Tiver maior idade, considerando¬-se dia, mês e ano;
– Possuir maior número de filhos e/ou dependentes menores de 18 anos;
– Obtiver maior número de acertos na prova de conhecimentos específicos, quando houver;
– Ser morador de Peruíbe.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila camara de peruibe

Saiba mais sobre o Concurso Câmara Municipal de Peruíbe - SP
Acompanhe nossas

redes sociais