Pesquisar no blog

O que cai na prova CBM AL

icone calendario 19 fev 2021

Seguem abertas as inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM AL).

São 150 vagas para os cargos de Oficial e Soldado Combatente, com exigência de nível médio e salários de até R$ 6,7 mil!

» Adquira as Apostilas do Concurso CBM AL e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Saiba o que é preciso estudar para a prova e garanta uma das vagas!

Como fazer a inscrição?

As inscrições estão abertas até às 18h do dia 30 de agosto de 2017.

Para participar, os interessados devem acessar o site do organizador, o Cespe/Cebraspe . O valor da taxa é de R$ 95,00, devendo ser paga até o dia 5 de setembro de 2017.

Como será a Prova?

O candidatos serão avaliados nas seguintes etapas:

— Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
— Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para o Cargo 1: Oficial Combatente, de responsabilidade do Cebraspe;
— Avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
— Teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CBMAL;
— Comprovação documental e investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CBMAL.

O exame objetivo e discursivo para o cargo de Soldado está previsto para o dia 28 de outubro, no turno da tarde, para Oficial, no dia 29 de outubro de 2017, no turno da manhã, para Soldado.

As provas objetivas e a prova discursiva serão realizadas nas cidades de Maceió/AL e Arapiraca/AL.

Conheça o Conteúdo Programático da prova prova objetiva e dê início a sua preparação hoje mesmo!

O que cai na Prova?

Conhecimentos Básicos (todos os cargos)

Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol): 1 Compreensão de textos em língua inglesa ou em língua espanhola. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

Noções de Informática: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Matemática: 1 Sistemas de unidades de medidas. 1.1 Comprimento, área, volume, massa, tempo, ângulo e arco. 1.2 Transformação de unidades de medida. 2 Sequências numéricas. 2.1 Progressão aritmética. 2.2 Progressão geométrica. 3 Geometria analítica. 3.1 Coordenadas cartesianas. 3.2 Gráficos. 3.3 Tabelas. 3.4 Distância entre dois pontos. 3.5 Estudo analítico da reta. 3.6 Paralelismo e perpendicularismo de retas. 3.7 Estudo analítico da circunferência, da elipse, da parábola e da hipérbole. 4 Análise combinatória e probabilidade. 4.1 Princípios fundamentais da contagem. 4.2 Arranjos, permutações e combinações. 4.3 Binômio de Newton. 4.4 Introdução aos fenômenos aleatórios. 4.5 Conceitos de probabilidade. 4.6 Cálculo de probabilidades. 5 Geometria plana e geometria espacial. 5.1 Reta. 5.2 Semirreta. 5.3 Segmentos. 5.4 Ângulos. 5.5 Polígonos. 5.6 Circunferência. 5.7 Círculo. 5.8 Lugares geométricos. 5.9 Congruências de figuras. 5.10 Estudo do triângulo. 5.11 Teorema de Thales. 5.12 Teorema de Pitágoras. 5.13 Áreas de figuras planas. 5.14 Posições relativas de retas e planos no espaço. 5.15 Volumes e áreas de sólidos: prismas, pirâmides e poliedros regulares. 5.16 Sólidos de revolução: áreas e volumes de cilindro, cone e esfera. 6 Noções de estatística. 6.1 População e amostra. 6.2 Variáveis contínuas e discretas. 6.3 Distribuição de frequências 6.4 Medidas de tendência central: média, mediana e moda. 6.5 Variância e desvio padrão.

Raciocínio Lógico: 1 Compreensão de estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de Morgan. 3.5 Diagramas lógicos.

Ética, Cidadania e Direitos Humanos: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 6 Teoria geral dos direitos humanos. 6.1 Conceito, terminologia, estrutura normativa, fundamentação. 7 Afirmação histórica dos direitos humanos. 8 Direitos humanos e responsabilidade do Estado.

Atualidades: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

Conhecimentos Específicos

O conteúdo específico varia de acordo com o cargo pretendido, Soldado Combatente ou Oficial Combatente.

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso CBM AL

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Adquira as Apostilas do Concurso CBM AL e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiro AL: Provas foram remarcadas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais