Pesquisar no blog

O que cai na prova: MPOG

icone calendario 28 jan 2021

A prova do concurso MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) será aplicada no dia 16 de agosto e os interessados já começaram a estudar. Para ajudar nos estudos, o GN Concursos separou as disciplinas para você. Confira!

Conteúdo programáticompog
– Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

– Raciocínio Lógico: Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas-verdade. Equivalências. Leis de De Morgan. Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

– Noções de Administração Pública: Sistema político brasileiro. Estado, Governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. História da Administração Pública do Brasil e Reformas Administrativas no Brasil. Organização Administrativa da União: administração direta e indireta. Ética e função pública. Ética no Setor Público. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). Lei 8.112/1990 e alterações: regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades). Lei 8.429/1992: disposições gerais, atos de improbidade administrativa.

– Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

– Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

Critérios de desempate
a) tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);
b) obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
c) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
d) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1.
e) tiver maior idade;
f) tiver exercido a função de jurado (conforme art. 440 do Código de Processo Penal e Resolução nº 122 do CNJ).

Para conferir mais informações do Concurso MPOG, clique aqui e veja a página do concurso !


Apostila para esse cargo

Apostila MPOG

Apostila MPOG

Por R$ 76,90ou 3x de R$ 25,63

sem juros no cartão

apostila mpog

Saiba mais sobre o Concurso MPOG

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais