O que cai na prova: Prefeitura de Contagem – MG

icone calendario 07 out 2015

guarda contagem logao A Prefeitura de Contagem abriu 20 vagas de concurso para a Guarda Municipal. Se você deseja tentar uma oportunidade, fique atento a o que cai na prova. O Portal GN Concursos separou os principais conteúdos para você.

Garanta a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Contagem

Caso queira saber mais detalhes sobre o concurso e baixar o Edital, acesse a página do Concurso Prefeitura de Contagem clicando aqui.

Língua portuguesa: Compreensão e interpretação de diferentes textos: informações literais e inferências possíveis. Articulação textual: operadores sequenciais, expressões referenciais, coesão e coerência. Teoria da comunicação: elementos da comunicação verbal e não-verbal. Gêneros e tipos textuais: aspectos formais, objetivos e usos. Semântica: denotação e conotação, sinonímia, antonímia, paronímia, polissemia e homonímia: significados contextuais das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: definições, classificações, formas, flexões, funções e usos. Correlação entre os modos e tempos verbais Estrutura da oração: O período simples e o período composto. Discurso direto, indireto e indireto livre. Variação linguística e adequação ao contexto.

Conhecimentos gerais: A História de Contagem; Aspectos físicos e geográficos; Localização geográfica e regionais administrativas; fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre assuntos diversos veiculados nos últimos 6 (seis) meses nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, Internet : atualidades sociais, políticas, econômicas , financeiras, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, atualidades internacionais.

Raciocínio lógico: Álgebra das Proposições: proposições, tabela verdade, operações com proposições, tautologia e contradição. 2. Silogismos: todo, algum e nenhum. 3. Análise Combinatória: princípio aditivo e multiplicativo, permutação, arranjo e combinação. 4. Álgebra Linear: matrizes, determinantes e sistemas lineares. 5. Probabilidades: experimentos aleatórios, espaço amostral, eventos. 6. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas, e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 7. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Legislação: Direito Constitucional: Princípios Fundamentais, Direitos e Garantias Fundamentais, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Direitos Sociais, Organização do Estado, Administração Pública, Disposições Gerais, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, Segurança Pública. Direito Administrativo: Conceito de Estado. Forma de Governo. Administração Direta e Indireta. Atos Administrativos. Princípios da Administração Pública. Servidor Público. Cargos e Funções Públicas. Responsabilidade dos servidores. Processo Administrativo. Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos Fundamentais, Prevenção, Política de Atendimento, Medidas de Proteção, Prática de Ato Infracional, Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável, Conselho Tutelar, Acesso à Justiça, Crimes e das Infrações Administrativas. Estatuto do Idoso: Direitos Fundamentais, Medidas de Proteção, Política de Atendimento ao Idoso, Acesso à Justiça, Dos Crimes. Estatuto do Desarmamento: Sistema Nacional De Armas; Registro; Porte; Dos Crimes e das Penas. Lei Maria da Penha: Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; Assistência à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; Procedimentos; Equipe de Atendimento Multidisciplinar. Estatuto Geral das Guardas Municipais. Competências; Criação; Exigências Para Investidura; Capacitação; Controle; Prerrogativas; Vedações; Representatividade. Lei Orgânica do Município de Contagem: Administração Pública Municipal. Constituição do Estado de Minas Gerais: DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, DO ESTADO, Da Segurança do Cidadão e da Sociedade, Do Município, Da Ordem Social: Da Saúde, Da Assistência Social, Da Cultura, Do Meio Ambiente e Da Família, da Criança, do Adolescente, do Portador de deficiência e do Idoso.

Critérios de desempate

Apurado o total de pontos, na hipótese de empate, será dada preferência para efeito de classificação, sucessivamente ao candidato que:
– Obtiver maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Específicos: Legislação;
– Obtiver maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa;
– Obtiver maior número de pontos na Prova de Raciocínio Lógico;
– Obtiver maior número de pontos na prova de Conhecimentos sobre Contagem da prova objetiva de múltipla escolha;
– Obtiver maior número de pontos na Prova Dissertativa;
– Obtiver maior número de pontos na Prova de Condicionamento Físico Por Testes Específicos;
– Tiver a maior idade, considerando-se dia, mês e ano de nascimento.

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Contagem - MG

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais