Pesquisar no blog

O que cai na prova: Prefeitura Teixeira de Freitas – BA

icone calendario 28 jan 2021

PREFEITURA-DE-TEIXEIRA-DE-FREITAS-02 A Prefeitura de Teixeira de Freitas, na Bahia, abriu novo concurso público. Se você deseja concorrer à uma das 188 vagas disponíveis, fique atento a o que cai na prova. Separamos os principais conteúdos para você.

Caso tenha alguma dúvida ou queira baixar o edital, acesse a página do Concurso Prefeitura Teixeira de Freitas – BA.

Nível fundamental:

Língua portuguesa leitura – Capacidade de compreensão de textos curtos.

Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Teixeira de Freitas

Conhecimentos linguísticos: Ortografia Oficial; b. Morfologia: formação, flexão e emprego das classes de palavras; c. Sintaxe da oração e do período; d. Pontuação: ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação; e. Acentuação gráfica; f. Significado das palavras: sinônimos, antônimos; denotação e conotação.

Matemática: 1. Conhecimentos elementares de matemática: as quatro operações. Problemas aplicados. 2- Múltiplos e Divisores: Sequências, MMC, Divisibilidade e Divisores. Problemas Aplicados. 3 – Porcentagem: Regra de Três Simples. Problemas Aplicados. 4 – Noções de geometria: Formas Geométricas. 5 – Perímetro, Áreas de Figuras Planas e Volumes. 7- Teoria dos Conjuntos: Tipos de Conjuntos, Operações com Conjuntos. Problemas Aplicados.

Matéria comum aos níveis fundamental, médio e superior:

Conhecimentos gerais e do município: Acontecimentos históricos e evolução do município de Teixeira de Freitas, sua subdivisão e/ou fronteiras, leis específicas Municipais: Estatuto dos servidores públicos municipais; Lei Orgânica do Município de Teixeira de Freitas.

Nível médio e superior

Língua portuguesa leitura – Capacidade de compreensão e interpretação: a. Relações lógicas no texto: a coerência; b. Hierarquia das ideias: ideia central e ideias periféricas; c. O ponto de vista: a argumentação; d. Tipos de discurso: direto, indireto e livre; intertextualidade; e. Tipologia textual: textos dissertativo, narrativo e descritivo; f. Vocabulário: sinonímia e antonímia; g. Linguagens denotativa e conotativa; h. Funções e usos da linguagem; i. Relações formais no texto: a coesão (elementos coesivos e relações entre elementos que constituem a coesão; j. Gêneros textuais (jornais, revistas, fotografias, esculturas, músicas, charges, entre outras).

Conhecimentos linguísticos – avaliação em função da capacidade de leitura. a. Morfossintaxe: relações e funções sintáticas; colocação pronominal; b. Regência e concordância; c. Acentuação gráfica, ortografia, pontuação e uso do sinal indicativo de crase. PARÁFRASE.

Conhecimentos em informática: Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias); Microsoft Word 2010 em português: Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir – cabeçalho e rodapé, Arquivo – configurar página e impressão, Ferramentas – ortografia e gramática); Microsoft Excel 2010 em português: Criação de pastas, planilhas e gráficos, uso de formulas, funções e macros, configurar página, impressão, operações do menu Formatar, operações do menu Inserir, obtenção de dados externos, classificar; Microsoft Windows 7 em português: Criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft: compartilhamento de pastas e arquivos; localização e utilização de computadores e pastas remotas.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige suas matérias específicas. Confira a sua no edital.

Critérios de desempate

Em caso de empate, para efeito de classificação final, terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Persistindo o empate, prevalecerão os seguintes critérios:
– Maior número de pontos na parte da Prova de Conhecimentos Específicos;
– O candidato que comprovar que participou ou participa de no mínimo dois anos em qualquer Conselho Municipal de Teixeira de Freitas-BA (o candidato deverá anexar documento comprobatório no sistema de inscrição até o término das inscrições);
– Maior número de pontos na parte da Prova de Língua Portuguesa;
– Maior idade

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais