Pesquisar no blog

O que cai na prova: IAPS – RS

icone calendario 28 jan 2021

Prefeitura-São-Leopoldo O Instituto de Aposentadorias e Pensões de Servidores Municipais de São Leopoldo lançou edital para concurso público e a prova acontecerá no dia 24 de maio. Com a data tão próxima é importante começar a estudar o quanto antes. Confira os detalhes da prova!

 

Conteúdo Programático

Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos. Léxico/Semântica. Aspectos linguísticos. Ortografia: sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Paralelismos de Regência. Emprego do acento indicativo de crase. Sintaxe do período simples e do período composto. Colocação e reconhecimento de termos e orações no período. Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Orações reduzidas e orações desenvolvidas. Equivalência e transformação de estruturas. Pontuação. Colocação pronominal.

Matemática: Conjuntos: representação, determinação, relações de inclusão, relação de pertinência e operações. Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Subconjuntos. Intervalos. Operações e suas propriedades, expressões numéricas e resolução de situações-problema, envolvendo elementos desses conjuntos. Números racionais na forma fracionária e decimal. Medidas de comprimento, capacidade, massa e tempo. Equações e Inequações de 1º e de 2º graus e Sistema de equações. Razões, proporções, regra de três simples e composta, porcentagem. Geometria plana: Semelhança de triângulos. Teorema de Tales. Relações métricas no triângulo retângulo. Área e perímetro de figuras geométricas bidimensionais. Comprimento da circunferência e área do círculo. Geometria Espacial. Volume do cone, cilindro e pirâmide. Funções. Função quadrática: definição, representação gráfica, raízes, coordenadas do vértice, estudo do sinal, valor máximo e mínimo. Sequências e padrões. Progressões aritméticas e geométricas. Trigonometria: resolução de triângulos quaisquer. Matrizes e Determinantes. Análise combinatória. Noções de Matemática Financeira: números proporcionais, porcentagem, termos importantes. Juros simples e Juros compostos.

Legislação: Lei Municipal nº 6055 de 2006 – Estatuto do Servido Público Municipal de São Leopoldo. Lei Orgânica Municipal do Município de São Leopoldo. Lei Municipal de São Leopoldo nº 3821-A – 1993 – Cria o Regime Próprio de Previdência de São Leopoldo. Lei Municipal de São Leopoldo nº5700/2005 – Regime Próprio de Previdência.

Informática: Terminologias e conhecimentos práticos sobre Microsoft Word 2010 e seguintes. Terminologias e conhecimentos práticos sobre Microsoft Excel 2010 e seguintes. Terminologias e conhecimentos práticos sobre Microsoft Windows 7 Professional. Conhecimentos práticos sobre Internet Explorer 9 e superiores. Conhecimentos práticos sobre Firefox 20.0 ou superiores e Google Chrome versão 26.0.1410.64 ou superiores.

 

Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

 

Critérios de desempate
Para os cargos de Nível Superior e Médio
a) maior pontuação na prova de Conhecimentos Específicos;
b) maior pontuação na prova de Língua Portuguesa;
c) maior pontuação na prova de Legislação;
d) maior pontuação na prova de Informática.

Para os cargos de Nível Técnico
a) maior pontuação na prova de Conhecimentos Específicos;
b) maior pontuação na prova de Língua Portuguesa;
c) maior pontuação na prova de Matemática;
d) maior pontuação na prova de Legislação.

 

Saiba mais sobre o Concurso IAPS RS

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais