O que cai na prova: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

icone calendario 25 Maio 2016

Brasao_UFSM_Color_300dpi-300x296 A Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, irá selecionar 107 profissionais por meio de concurso público. A prova acontecerá em julho.

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila UFSM

Conteúdo Programático

Língua Portuguesa: Leitura de gêneros textuais: objetivo do texto, temática, estrutura composicional, mecanismos coesivos e outros recursos linguísticos; Significação de palavras e expressões no contexto; Qualidades e defeitos de estilo: paralelismo, precisão; ambiguidade lexical e estrutural, desconexão, cacofonia, redundância; Estrutura e formação de palavras; Emprego de classes de palavras; Sintaxe do período simples e do período composto; Concordância nominal e concordância verbal; Regência nominal e regência verbal; Pontuação; Ortografia, Novo Acordo Ortográfico.

Legislação: Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, e suas alterações; Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999 – Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, e suas alterações; Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas respectivas emendas (Artigos 1 ao 9; 37 a 41; 205 a 214); Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1984 – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal; Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria; Regimento Interno da Universidade Federal de Santa Maria.

Informática: Conceitos Básicos; Conceitos de Redes de Computadores, Internet e Intranet; Segurança em redes de computadores: cuidados recomendados, ataques; Sistemas de Arquivos: Conceitos, Organização, Armazenamento e Gerenciamento; Edição de Textos e Planilha Eletrônica.

Matemática: Conjuntos numéricos, operações e propriedades. Razão, proporção e desigualdades; Funções: definição, domínio, imagem e representação gráfica. Função afim, quadrática, exponencial e logarítmica; Matemática financeira: juros simples e juros compostos; Noções de Estatística: termos estatísticos, representação gráfica, média aritmética, geométrica e harmônica; Trigonometria no triângulo retângulo; Áreas e volumes.

 

Critérios de desempate

A) idade, em favor do candidato com maior idade;
B) maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
C) sorteio público.

 

Saiba mais sobre o Concurso Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais