Compartilhar:

O que faz um Técnico do INSS?

Redator da Nova Concursos

icone calendario 23 abr 2019

Olá concurseiros, você sabe o que faz um Técnico do INSS? Quais são suas funções? Calma, a Nova Concursos preparou esse artigo para esclarecer suas dúvidas.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso INSS!

O que faz um Técnico do INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia ligada ao Governo Federal, incumbido pelo pagamento da aposentadoria, pensões, auxílios e outros benefícios, sendo essencial para a organização da Previdência.

O Técnico do INSS tem como principal função lidar diretamente com o público, são considerados a porta de entrada do INSS, é o primeiro contato que o contribuinte tem com o órgão.

Cabe ao Técnico proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS, exercendo atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado, orientando e informando atividades de acordo com a diretrizes estabelecidas nos atos específicos relacionadas aos fins institucionais do órgão determinadas pela autoridade superior.

Na prática, é o servidor responsável por atender, orientar, esclarecer dúvidas, agendar perícias e dar continuidade aos pedidos dos segurados da Previdência Social nas agências do INSS. Outras funções presentes no cargo, é dar suporte e apoio técnico em atividades internas, promovendo e analisando o andamento dos pedidos de concessão e revisão dos benefícios, processos e recursos administrativos.

O salário inicial bruto de acordo com o Ministério do Planejamento, pode chegar ao valor de R$ 5.447,79, incluso o vencimento básico, gratificação de atividade executiva e gratificação de desempenho de atividade do seguro social.

Salário INSS

Quais os requisitos para se tornar um Técnico do INSS?

Para se tornar um Técnico do INSS, é necessário preencher alguns requisitos necessários, sendo:

♦ Certificado de conclusão de curso de nível médio, ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC;

♦ Ser aprovado em concurso público;

♦ Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;

♦ Estar em gozo dos direitos políticos;

♦ Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;

♦ Estar quite com as obrigações eleitorais;

♦ Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;

♦ Ter aptidão física e mental para o exercício do cargo.

Sobre o INSS

O INSS foi criado em 27 de junho de 1990, mediante o Decreto n° 99.350, por meio de uma fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

É da competência do órgão a operacionalização do reconhecimento dos direitos da clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atualmente abrange milhões de contribuintes.

Conta com mais de 1.200 unidades de atendimento, chamadas de Agências da Previdência Social (APS), que está presente em todos os estados mais o Distrito Federal.

É um mecanismo que ajuda a minimizar as desigualdades sociais, a renda transferida pela Previdência é utilizada para assegurar o sustento do trabalhador e de sua família quando ele perde a capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou idade avançada.

Após a leitura desse artigo e ter a certeza que você está no caminho certo, a Nova Concursos conta com materiais exclusivos que irá auxiliar na sua preparação. A vaga dos sonhos pode ser sua, basta estar preparado para conquistá-la!

Confira o que faz um Analista do INSS!

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Déficit de 19 mil servidores reforça necessidade de certame!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais