Pesquisar no blog

O que mais cai na prova do concurso PM AL?

icone calendario 21 maio 2021

Nos últimos dias, o concurso PM AL foi finalmente autorizado e o edital pode sair em breve. Confira os assuntos que são mais cobrados no certame!

As apostilas da Nova Concursos são elaboradas por professores especialistas em concursos públicos, possuem conteúdo completo e atualizado, além de diversos bônus. Se quiser se preparar com qualidade não deixe de conferir nossas apostilas.

A autorização foi dada no Diário Oficial do Estado do Alagoas e já tem até a banca organizadora escolhida.

O certame será organizado pelo Cebraspe/CESPE e ofertará, ao todo, 1.060 vagas para os cargos de Soldado e Oficial da Polícia Militar de Alagoas.

Fizemos uma lista com os assuntos mais caem nas provas da PM AL para você, concurseiro, já começar os seus estudos.

Acompanhe!

Assuntos mais cobrados nas provas PM AL

O edital do concurso ainda não foi publicado, mas é possível tem uma base dos assuntos mais cobrados a partir de provas anteriores.

Pensando nisso, destacamos aqui algumas matérias que mais aparecem nas questões do certame PM AL.

No geral, as matérias cobradas são:

  • Português;
  • Matemática;
  • História e Geografia – do Brasil e do Alagoas;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Processual Penal; e
  • Legislação Pertinente ao Policial Militar de Alagoas.

Destas matérias, a que mais aparece, sem dúvida, é Língua Portuguesa, estando em 19% das questões do último certame, que ocorreu em 2018.

A segunda matéria mais cobrada é História e Geografia do Brasil e do Alagoas, aparecendo em 17% das perguntas.

É importante saber sobre esses levantamentos, porque eles indicam os assuntos que precisam ser estudados com mais atenção.

No caso do concurso PM AL, Geografia e História do Brasil e do Estado de Alagoas e o Português merecem uma atenção a mais.

As matérias Noções de Informática, Atualidades, Direito Administrativo e Direito Constitucional aparecem em 8% das questões cada um.

Já as matérias Direito Processual Penal e Legislações Pertinentes ao Policial Militar do Alagoas , aparecem em 7% das perguntas cada.

Matemática aparece em somente 6% do número total de questões das provas da PM AL.

O que estudar em Língua Portuguesa

Sabendo dos percentuais das matérias que mais caem e das que menos caem, o candidato pode se concentrar nos tópicos mais importantes e que merecem mais atenção, como a Língua Portuguesa.

O conteúdo de Português a ser estudado para a prova da PM do Alagoas é bastante extenso e inclui ortografia, morfologia, sintaxe e interpretação textual.

É necessário prestar atenção à banca organizadora do certame e saber o que ela costuma cobrar mais. No caso do certame PM AL, a banca será o Cebraspe, que costuma exigir bastante interpretação de texto.

Por isso, o candidato deve se preocupar em estudar textos de gêneros e tipologias diferenciadas, a fim de aumentar seu repertório. Uma forma de melhorar as habilidades de interpretação é fazendo exercícios, praticando.

É claro que o candidato deve dar uma atenção extra para a Interpretação, mas isso não deve significar que os outros tópicos devem ser deixados de lado.

Saber bastante sobre acentuação, pontuação, concordância verbal e nominal, orações subordinadas e coordenadas, entre outros, pode fazer a diferença na nota final do candidato.

O que estudar em História e Geografia

A segunda matéria mais cobrada é História e Geografia Geral, do Brasil e do Alagoas e os candidatos devem estudar esse conteúdo com paciência, pois é um conteúdo extenso.

O Cebraspe costuma cobrar, em História, desde as primeiras civilizações, até os Aspectos Históricos do Estado do Alagoas.

Em 2017, os assuntos que caíram foram:

  • Mercantilismo e Descoberta do Brasil;
  • Economia Açucareira no Alagoas;
  • Família Real Portuguesa no Brasil;
  • Governo Sarney;
  • Proclamação da República;
  • Crise de 29 e as consequências no Brasil;
  • Tenentismo e Revolução de 30.

Já em 2018, o que mais apareceu foi:

  • Descoberta da América e Expansão Marítima;
  • Colonialismo Português;
  • Portugal na África;
  • Escravidão de índios no Alagoas;
  • Movimento Operário da década de 30;
  • Reforma Agrária;
  • Industrialização.

Se formos comparar os temas de 2017 e 2018, podemos perceber que a História do Brasil República aparece nas provas dos dois anos, o que é um forte indicativo do que deve ter mais atenção na hora dos estudos.

Depois, outros tópicos que também merecem atenção são as Histórias do Brasil Colônia e da Família Real Portuguesa.

Em Geografia, o estudante deve, também, se atentar ao que o edital pede e pode iniciar os estudos a partir de editais anteriores.

Uma boa dica para estudar geografia para o concurso PM AL é refazer as provas anteriores, para ter uma noção do nível de dificuldade das questões e, assim, não ter surpresas na hora da avaliação.

Dicas para se sair bem nos estudos para o concurso PM AL

Estudar em casa não é fácil, mas é preciso manter o foco e para isso, um bom jeito de se organizar é montar um cronograma.

Esse cronograma pode trazer seus horários de estudo e de lazer e também as matérias que precisam ser estudadas primeiro e com mais atenção.

Pode ser bacana anotar, ainda, quais tópicos você tem mais dificuldade para dar uma atenção redobrada a eles.

Outra dica é conhecer bem a banca organizadora. O Cebraspe é uma banca que penaliza o chute, ou seja, uma questão errada anula uma certa.

Nesse caso, é preciso ser bastante assertivo nas respostas e, em caso de dúvida, é melhor deixar a questão em branco para não sofrer penalizações.

Saiba mais sobre o Concurso PM AL: Provas remarcadas para o próximo ano!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais