PC SP: Candidatos devem se preparar; editais vêm aí | Nova Concursos

Concurso PC SP: Candidatos devem se preparar; editais vêm aí!

icone calendario 11 Maio 2021

Atenção concurseiros! Quem estiver interessado em uma das 2.939 vagas do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) deverão iniciar os estudos. Isso porque os editais já estão prontos e deverão ser publicados em breve.

Concurso PC SP: editais em breve

Depois de atrasarem devido à pandemia da Covid-19, os editais deverão ser publicados em breve. Segundo o diretor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo , Júlio Gustavo Vieira Guebert, as provas também deverão ocorrer em 2021.

Ele afirmou que os editais já estão prontos e que a publicação dos mesmos só está dependendo de um aval do governador do estado, João Dória.

O atraso, entretanto, é devido ao Decreto 65.453, em vigor no estado, que proíbe a abertura de concursos até dezembro deste ano. Mas, existem algumas exceções e órgãos prioritários podem conseguir a liberação para divulgar os documentos.

“Nós estamos com tudo pronto. Acreditamos que os editais saiam em 2021. Assim que o governador liberar a autorização, poderemos publicar um edital por carreira. Os interessados já podem ir se preparando porque teremos notícias em breve”, explicou o diretor.

Concurso PC SP: vagas e salários previstos

Autorizado ainda em 2019, os trâmites para o concurso PC de São Paulo chegaram a ser iniciados, porém, a pandemia da Covid-19 atrasou a conclusão das etapas.

“Estávamos com tudo pronto, processo de contratação da banca pronto, editais prontos e na ‘hora de chutar para o gol’ aconteceu a pandemia e o decreto do governador que suspendeu os concursos”, detalhou.

A previsão é de que sejam abertas 2.939 vagas na Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, sendo 250 para Delegado, 1.600 para Escrivão, 900 para Investigador e 189 para Médico Legista. 

As carreiras citadas exigem nível superior e possuem remunerações iniciais de até R$ 10 mil. A autorização ainda é aguardada.

“Vimos a possibilidade que esse concurso fosse aberto. Começamos o processo de licitação novamente, incluindo os cuidados sanitários que deveriam ser incluídos. Mas, não recebemos autorização mais uma vez”, afirmou Guebert.

Concurso PC SP: contratação da banca organizadora em andamento

Após duas tentativas, a Polícia Civil iniciou a terceira para que seja publicado o concurso PC SP. Segundo o órgão, tudo está praticamente pronto, inclusive as propostas das bancas organizadoras, que já foram recebidas.

“Pegamos os contatos das bancas a nos ajudar com a terceirização desse concurso. E estamos com tudo praticamente pronto. Eu acredito que, desta vez, vamos conseguir abrir o concurso”, afirmou.

O superintendente de planejamento da Fundação Vunesp, Henrique Luiz Monteiro, revelou que a corporação realizava tratativas realizar o concurso deste ano. Isso porque a banca foi a organizadora escolhida nos dois primeiros processos licitatórios do órgão.

“Existem negociações avançadas para que esse concurso venha a acontecer este ano. Pode sair antes do segundo semestre. A Polícia Civil precisa e tem uma grande necessidade de recompor seus quadros. O governo não está agindo de forma adversa. Está podendo repor os quadros”, afirmou Monteiro.

Além disso, o diretor da Academia de Polícia do Estado, Júlio Gustavo Vieira Guebert, afirmou que deverá ser mantida a estrutura de provas do concurso, mas o conteúdo programático deve passar por atualização.

“Devemos fazer algumas alterações no conteúdo programático, principalmente na parte de Informática. Quem está investigando tem que ter uma boa noção de Informática”, afirmou.

Com a aproximação do concurso, confira como será a prova oral do concurso PC SP e como estudar Direito Constitucional para o concurso PC SP .

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: 2.939 vagas autorizadas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais