Pesquisar no blog

O que faz um Agente da PF (Polícia Federal)?

icone calendario 12 fev 2021

Foi publicado o edital do novo concurso Polícia Federal, ofertando 1.500 vagas distribuídas entre os cargos de nível superior. Para a carreira de Agente, a oferta é de 893 vagas de caráter imediato.

Os interessados podem se inscrever até o mês de fevereiro, no site do Cebraspe. Os candidatos serão avaliados por diversas etapas, sendo a primeira fase uma prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório!

Como fazer a inscrição no concurso Polícia Federal?

As inscrições estão abertas das 10 horas do dia 22 de janeiro até às 18 horas do dia 09 de fevereiro de 2021.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site da banca organizadora, Cebraspe . A taxa de inscrição tem o valor fixo de R$ 180,00. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 03 de março de 2021.

O que faz um Papiloscopista da Polícia Federal! ⇒ Confira ⇐

Para saber mais sobre o cargo de Agente, continue acompanhando esse artigo que a Nova Concursos preparou para você dar início aos estudos sobre a carreira de Agente da PF.

Funções de um Agente da Polícia Federal

As atribuições legais do Agente da Polícia Federal são executar investigações e atuar em operações policiais objetivando a prevenção e repressão de ilícitos penais, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão, atuando como Polícia Judiciária da União.

Há também setores mais operacionais, compostos por, entre outros, Delegacias de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (DELEPAT), responsáveis pelas ocorrências envolvendo assaltos a bancos etc. e Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que cuidam principalmente da repressão ao tráfico internacional de drogas. 

Por fim, as unidades responsáveis por operações especiais: Coordenação de Aviação Operacional (CAOP); Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), Comando de Operações Táticas (COT) e os Grupos de Pronta Intervenção (GPI). Alguns policiais, ainda, especializam-se no ensino e instrução, visando, sobretudo, ao aperfeiçoamento das carreiras que compõem o quadro da Polícia Federal, exercendo papel fundamental no âmbito da Academia Nacional de Polícia (ANP) e no desenvolvimento das chamadas Ciências Policiais.

Curiosidades sobre a profissão

Dia a dia 

A característica mais interessante em algumas atividades desenvolvidas pelo agente de polícia federal seja justamente a ausência de uma rotina específica. Dependendo da área em que o policial se especialize, a adaptabilidade e a versatilidade são características fundamentais. 

Como estamos falando de uma profissão que alcança um espectro gigantesco de atribuições, o dia a dia de cada policial vai depender justamente da sua área de especialização entre as tantas possíveis na Polícia Federal. Noutro giro, pode o agente cumprir um expediente com horário convencional de início e final de jornada, em uma rotina rígida de atuação. A diferença vai depender do perfil de cada um e da área escolhida.

Requisitos da carreira

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Remuneração 

Muita gente escolhe ingressar na instituição pois sabe que contará com uma série de benefícios, já que um dos principais atrativos da Polícia Federal é a remuneração.

De acordo com o edital do certame, a remuneração de um Agente é de R$ 12.522,50. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais