Pesquisar no blog

O que faz um Papiloscopista da PF (Polícia Federal)?

icone calendario 15 jan 2021

Foi publicado o edital do novo concurso Polícia Federal, ofertando 1.500 vagas distribuídas entre os cargos de nível superior. Para a carreira de Papiloscopita, a oferta é de 84 vagas de caráter imediato.

Os interessados podem se inscrever até o mês de fevereiro, no site do Cebraspe. Os candidatos serão avaliados por diversas etapas, sendo a primeira fase uma prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório!

Como fazer a inscrição no concurso Polícia Federal?

As inscrições estão abertas das 10 horas do dia 22 de janeiro até às 18 horas do dia 09 de fevereiro de 2021.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site da banca organizadora, Cebraspe .

A taxa de inscrição tem o valor fixo de R$ 180,00. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 03 de março de 2021.

O que faz um Agente da Polícia Federal! ⇒ Confira ⇐

Para saber mais sobre o cargo de Papiloscopista, continue acompanhando esse artigo que a Nova Concursos preparou para você que deseja dar início aos estudos sobre a carreira.

Quais são as funções de um Papiloscopista da Polícia Federal?

O Papiloscopista é o profissional especialista e habilitado que faz uso da papiloscopia para a identificação de pessoas e demais atividades de sua responsabilidade.

A coleta de fragmentos humanos no local do crime é a principal atividade de um papiloscopista. Mas o que faz um papiloscopista vai além da perícia, pois esse profissional também está apto à confecção de documentos que utilizem as impressões digitais.

O Papiloscopista é, em primeiro lugar, um policial civil ou federal e, além das atribuições voltadas às técnicas da Papiloscopia, ele também pode desenvolver atividades administrativas, como cumprir medidas de segurança orgânica ou outras tarefas que lhe sejam atribuídas.

Atribuições 

As atribuições do papiloscopista da Polícia Federal são parecidas com às executadas na corporação civil. O profissional é responsável pelas seguintes atividades:

  • Recolhimento de impressões digitais de pessoas vivas e mortas;
  • Identificação necropapiloscópica e papiloscópica para elaboração de laudo técnico;
  • Retrato falado;
  • Perícia iconográfica;
  • Assistência à autoridade policial nos estudos da área de papiloscopia
  • direção de veículos policiais;
  • Desempenho de outras atividades de natureza policial ou administrativa.

Curiosidades sobre o cargo

Requisitos

Os requisitos básicos para  ingressar na carreira de Papiloscopista são: idade mínima de 18 anos, ausência de registros criminais, capacidade física e mental para o cargo, entre outras previstas em edital. Porém, a função demanda perfil específico como preparo psicológico, saber lidar com a pressão do trabalho, além de boa visão, ser detalhista e mãos firmes.

Grau de escolaridade 

O Papiloscopista da PF deve ter graduação completa em qualquer área de conhecimento.

Remuneração 

De acordo com o edital do concurso da Polícia Federal, a remuneração inicial é de R$ 12.522,50 para o cargo de Papiloscopista.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais