Pesquisar no blog

Concurso PM AL: Mudanças em lei e alterações em etapas do certame!

Iago Almeida

icone calendario 05 maio 2021

Mudanças em uma lei, sancionada pelo governador de Alagoas, Renan Filho, alterou informações sobre as etapas do concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas). O edital tem previsão de ser publicado ainda no primeiro semestre de 2021, mais precisamente neste mês de maio.

Concurso PM AL: mudanças na lei

As mudanças anunciadas pelo governo, aconteceram no artigo 7º da norma, implementando mais duas etapas de avaliação: Avaliação Psicológica e Exame Toxicológico.

As alterações já estarão valendo para o próximo certame e podem ser encontradas nos incisos VIII, IX e X ao caput do art. 7º. Veja:

Art. 7º O ingresso na Polícia Militar do Estado de Alagoas é facultado a todos os brasileiros, sem distinção de raça, sexo, cor ou credo religioso, mediante matrícula ou nomeação, após aprovação em concurso público de prova ou provas e títulos, desde que observadas as seguintes condições:

  • (…) VIII – possuir aptidão psicológica para o preenchimento da vaga, aferida por meio de avaliação psicológica de caráter eliminatório;
  • IX – atestar, por exame toxicológico de larga janela de detecção, que não utiliza droga ilícita; e
  • X – o exame toxicológico constituirá a última etapa do concurso, devendo ser exigido apenas aos candidatos aprovados em todas as etapas anteriores e classificados dentro do número de vagas, com requisito para a matrícula no respectivo curso de formação.”

Concurso PM AL: edital em breve

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) já foi confirmado como banca organizadora do próximo concurso PM de Alagoas . Assim, o edital deve ser publicado em breve.

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), Fabrício Marques, confirmou que o edital deve sair neste mês de maio.

O concurso foi oficialmente autorizado no dia 12 de janeiro de 2021. Serão ofertadas 1.060 vagas, sendo 1.000 vagas para o cargo de Soldado e 60 vagas para a carreira de Oficial.

A carreira de Soldado da Polícia Militar tem exigência de nível médio completo; idade entre 18 e 30 anos; altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino. Para Oficiais também é exigido o nível médio.

Etapas de provas do concurso PM AL

Para quem quer iniciar os estudos para o concurso PM de Alagoas , é importante saber que a seleção será realizada em diversas etapas, sendo elas (fora as citadas acima, que entraram com a modificação na lei):

  • Provas de conhecimentos, compreendida em:
    • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
    • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para a carreira de Oficial Combatente;
  • Teste de Aptidão Física – TAF, de caráter classificatório e eliminatório,
  • Avaliação Médica das Condições de Saúde, de caráter eliminatório,
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, a cargo da banca examinadora;
  • Apresentação, comprovação documental e verificação dos limites de idade, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social, de caráter eliminatório.
Saiba mais sobre o Concurso PM AL: Provas remarcadas para o próximo ano!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais