Pesquisar no blog

Polícia Penal AL: Aval solicitado para novo edital com 350 vagas!

icone calendario 13 maio 2024

A Polícia Penal AL tem edital previsto para ser publicado ainda este ano com a oferta de 350 vagas imediatas! Foi enviado à Secretaria de Planejamento do estado (SEPLAG) a solicitação de um novo certame.

A Associação dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Prisional de Alagoas (ASPEN-AL) já destacou por meio das redes sociais a importância da realização de um novo concurso público para o cargo de Policial Penal.

Segundo o governador do estado, Paulo Dantas, a realização de concurso público é uma prioridade da gestão estadual e destacou que as áreas da Educação e Saúde são focos do governo.

Quando vai ser o concurso de Policial Penal AL?

Um novo edital está previsto para ser publicado ainda este ano para a Policial Penal!

Foi encaminhada à Secretaria de Planejamento do estado (SEPLAG) um documento com a solicitação para a realização de um novo certame. Confira abaixo o documento na íntegra:

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui   e saiba mais!

Quantas vagas serão ofertadas?

Ao todo foram solicitadas 350 vagas ao cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário), contudo, de acordo com a declaração da Associação dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Prisional de Alagoas (ASPEN-AL), o quantitativo solicitação não são suficientes para suprir a demanda do Estado.

“No cenário atual, a solicitação de um novo concurso público para policial penal é um passo fundamental para enfrentar os desafios do sistema prisional. No entanto, mesmo com a adição de mais 350 policiais penais, é evidente que essa medida por si só não resolverá a complexa questão da demanda prisional”, declarou a ASPEN-AL.

Oferta assinatura 12 meses da Nova Concursos.

Quais serão as áreas contempladas pelo novo edital Polícia Penal AL?

Segundo o governador do estado, Paulo Dantas, durante o lançamento do programa “Minha Cidade Linda”, em Junqueiro, os estudos para a realização de um novo certame já se iniciaram e anunciou que abrangerá 10 áreas distintas, dentre elas, a segurança pública.

“Temos um estudo que está sendo preparado pela Secretaria de Planejamento, que vai estar nos apresentando, nos próximos dias, aonde contempla concurso público para mais de 10 categorias, e inclui a área de segurança pública também”, disse o governador.

Além disso, Paulo Dantas, afirmou que a realização de concurso público é uma prioridade da gestão estadual e destacou que as áreas da Educação e Saúde são focos do governo, bem como informou que há previsão de reestruturação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater AL)

O número total de vagas que serão ofertadas no certame ainda não foram divulgados.

Quais são os requisitos para fazer o concurso da Polícia Penal AL?

Para que o candidato tome posse do cargo ofertado é necessário cumprir as seguintes exigências:

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 18 anos na data da posse;
  • Ter certificado de conclusão de ensino superior com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.
  • Ter aptidão física e intelectual, comprovadas através de exames específicos;
  • Ter sanidade física e mental;
  • Possuir bons antecedentes, comprovados através de Certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual, da Justiça Eleitoral e da Polícia Judiciária da (s) jurisdição (ões) onde residiu nos últimos cinco anos;
  • Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ser aprovado, dentro do número de vagas oferecidas, no concurso público, observado o prazo de validade do certame;
  • Possuir conduta ilibada;
  • Cumprir as determinações deste edital

O que faz a Polícia Penal AL?

O servidor da Polícia Penal AL deverá zelar pela disciplina e segurança dos reeducandos, evitando fugas e conflitos e fiscalizar o comportamento da população carcerária, observando os regulamentos e normas em vigor, o que envolve: chefiar a equipe de serviço; providenciar a necessária assistência aos reeducandos, em casos de emergências; fiscalizar a entrada e saída de pessoas e de veículos nas unidades prisionais; verificar as condições de segurança da unidade em que trabalha; elaborar relatório das condições da unidade;

Além disso deverá fazer triagem de reeducandos de acordo com a lei de execução penal; conduzir e acompanhar, em custódia, os reeducandos entre as unidades prisionais integradas do complexo penitenciário do estado de Alagoas e nos deslocamentos para fora do referido complexo penitenciário; encaminhar solicitações de assistência médica, jurídica, social e material ao reeducando; articular-se com a autoridade competente, objetivando melhor cumprimento das normas e rotinas de segurança.

Como foi o último concurso Polícia Penal AL?

O último concurso Polícia Penal de Alagoas foi realizado em 2021 sob a organização do Cebraspe, que ficou responsável por receber as inscrições e por realizar algumas das etapas de seleção.

O certame ofertou 300 vagas, sendo 90 para o sexo feminino e 210 destinadas para candidatos do sexo masculino, para o cargo de Policial Penal, de nível superior de escolaridade.

Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas de seleção: Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; Teste de aptidão física, de caráter eliminatório; Avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório; Comprovação documental, de caráter eliminatório; Investigação social, de caráter eliminatório.

As provas objetivas tiveram duração de 3 horas e 30 minutos e foram compostas por 120 questções que versaram nas seguintes disiciplinas:

  • Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa; Atualidades; Ética no Serviço Público; Noções de Informática; Raciocínio Lógico)
  • Conhecimentos Complementares (Execução Penal; Noções de Direitos Humanos e Participação Social; Legislação Estadual)
  • Conhecimentos Específicos (Direito Administrativo; Direito Constitucional; Direito Penal; Direito Processual Penal; Legislação Especial; História Geral, de Alagoas e do Brasil; Geografia Geral, de Alagoas e do Brasil)

Para a realização do Teste de aptidão física os candidatos foram submetidos às atividades de: Abdominal supra tocando os cotovelos nos quadríceps; Barra fixa/isometria; Corrida de ir e vir (shuttle run); Corrida de 2.000m para masculino e 1.800m para feminino; Natação de 25 metros em piscina.

Fiquem ligados para as próximas notícias!!!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL): Edital republicado e provas em dezembro!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais