No dia 01 de dezembro, o governador de Alagoas, Renan Filho, confirmou que serão abertas cerca de 5.000 novas vagas nos certames Alagoas, em 2021. Entre as seleções previstas, está o novo concurso Polícia Penal AL. Ao todo, estavam previstas 250 vagas para a carreira de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário). Todavia, no ano de 2...
No dia 01 de dezembro, o governador de Alagoas, Renan Filho, confirmou que serão abertas cerca de 5.000 novas vagas nos certames Alagoas, em 2021. Entre as seleções previstas, está o novo concurso Polícia Penal AL.
Ao todo, estavam previstas 250 vagas para a carreira de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário). Todavia, no ano de 2021, é possível que o concurso Polícia Penal AL conte com uma oferta maior.
Isso porque, de acordo com o processo interno, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS AL) abriu um novo processo, solicitando o aumento no número de vagas que serão ofertadas.
O novo concurso Polícia Penal Al está perto de ser autorizado. O último trâmite para a autorização foi sanado no dia 15 de janeiro, com o aval da Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE AL).
Além disso, também foi revelado o quantitativo de oportunidades que serão ofertadas, sendo 300 vagas para o cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário).
O número de vagas revela que a SERIS AL (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) conseguiu o acréscimo no quantitativo de vagas, que foi solicitado em 2020. Antes disso, estavam previstas 250 vagas.
De acordo com o vice-presidente do Sindapen, Kleyton Anderson, a carreira tem como requisito a conclusão do nível superior. Já os salários iniciais previstos são de R$ 3.800,00.
Com o aval da PGE AL, o próximo passo é a autorização do governo de Alagoas. No dia 13 de janeiro, após cinco editais serem autorizados, a SEPLAG (Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio) informou detalhes sobre as próximas seleções .
Segundo a pasta, o governo trabalha para divulgar todos os editais previstos entre os meses de abril e junho. Para isso, as autorizações estão sendo concedidas neste início de ano.
O novo concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL) é urgente, como adiantou o deputado Cabo Bebeto (PSL), no ano de 2019. Na ocasião, o parlamentar foi à tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas para solicitar ao governo a seleção .
De acordo com informações do deputado, os servidores estavam paralisando, pouco a pouco, suas atividades, pois, diante do efetivo estavam trabalhando de forma sacrificante.
“A categoria está muito deficiente de servidores, necessita urgentemente de um concurso para aumentar o efetivo, com pelo menos 300 vagas. Faço então um apelo ao governador para que sensibilize com a causa e realize este concurso”, salientou Cabo Bebeto.
No mês de janeiro de 2020, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Alagoas comemorou a abertura do processo para a autorização do novo concurso Polícia Penal AL.
“Os novos policiais penais serão de suma importância para suprir a carência com pessoal, manutenção da ordem e disciplina no Sistema Prisional alagoano”, relatou o SINDAPEN.
A última alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios aconteceu em janeiro de 2019, elevando o piso salarial para R$ 3.800,00.
Os salários ofertados pela Polícia Penal AL (AGEPEN AL) seguem o modelo:
Para garantir a progressão na carreira, é necessário ter um aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho e participação nos cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional. Confira como é feita a progressão na carreira AGEPEN de Alagoas:
Os aprovados no concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL) são lotados em 10 penitenciárias, sendo 9 em Maceió e 1 no interior, em Girau do Ponciano.
Maceió
Girau do Ponciano
O último concurso AGEPEN AL aconteceu no ano de 2006, sob a responsabilidade da FADURPE – Fundação Apolônio Salles. Foram ofertadas 1.200 vagas, sendo 900 para o sexo masculino e 300 para o sexo feminino. Curiosamente, apenas 872 vagas foram preenchidas.
Os candidatos foram avaliados mediante provas objetivas, no valor total de 100 pontos. Foram 100 questões, seguindo o modelo:
Para ser considerado classificado, era necessário atingir 50% do total da prova.
A PGE AL (Procuradoria Geral de Alagoas), aprovou a realização do novo concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL) ofertando 300 vagas para Policial Penal.
Continuar lendoApós a autorização de cinco certames, o governo trabalha para autorizar novos editais em janeiro, entre eles, o concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL).
Continuar lendoPrevisto para sair em 2021, conforme relatos do governo, o concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL) pode ter mais de 250 vagas para o cargo de Policial Penal.
Continuar lendo