Polícia Penal BA: FGV é a banca. Edital iminente com 1.087 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 23 abr 2024

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está definida como banca organizadora do concurso Polícia Penal BA . Com isso, o edital está cada vez mais perto de sair!

A previsão é que estejam ofertadas mais de mil vagas para o cargo de Agente Penitenciário. Quer saber mais sobre a seleção? Venha comigo nesta matéria!

Qual banca vai organizar o concurso Polícia Penal BA?

A tradicional e conhecida Fundação Getúlio Vargas! O anúncio da empresa escolhida esteve realizado pelo presidente do SINSPPEB  (Sindicato dos Servidores Penitenciário da Bahia), Reivon Pimentel. 

“A banca que irá organizar o concurso já foi escolhida, que é a Fundação Getúlio Vargas”, disse ele neste dia 23 de abril de 2024.

A FGV , considerada uma banca difícil de prever, tem provas que costumam ser cheias de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas e de acordo com cada órgão contratante.

Uma das principais bancas examinadoras do Brasil e reconhecida especialmente pela elaboração das provas do Exame de Ordem (OAB) e de área de Tribunais, Jurídica, Fiscal, Administrativa e Policial.

A FGV tem 73 anos de atuação no Ensino Superior, além de atuar em pesquisas e projetos (organização de concursos). No entanto, existem pontos vitais da banca, são eles:

  • Modelo de questões: múltipla escolha, geralmente organizada em 5 itens;
  • Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova. Ainda assim, costuma se reconhecer como uma banca examinadora complexa para os candidatos.
  • Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
  • Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
  • Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
  • Prova discursiva: pode se estruturar em modelo de questões, com o máximo de 60 linhas para cada pergunta. Também pode incluir redações sobre tópicos contemporâneos, fortemente associados à política e economia.

Como gabaritar provas da banca FGV? Análise completa!

Quando sai o edital do concurso Polícia Penal BA?

Com a confirmação da banca, o edital se tornou iminente, ou seja, poderá ser publicado a qualquer momento. Ele deve sair ainda no primeiro semestre!

Lembrando que a seleção já tinha sido confirmada pelo governador, Jerônimo Rodrigues, em dezembro de 2023. Desde então, vem sendo aguardado!

Depois, em fevereiro de 2024, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, José Antônio Maia, informou que o concurso seria publicado nos moldes do “Concurso Nacional Unificado”.

Então, depois de ser regulamentado, o concurso Polícia Penal BA estará disponível do “Enem dos Concursos no estado da Bahia”, assim nomeado pelo secretário.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Quais as vagas e salários do concurso Polícia Penal BA?

O governador do estado da Bahia confirmou que o novo edital irá ofertar 1.087 vagas, sendo 287 imediatas, para Agente Penitenciário (Policial Penal).

Anteriormente, entretanto, o secretário de Administração Penitenciária informou que também haverá oportunidades para formação de cadastro reserva, totalizando cerca de 800 vagas.

Lembrando que o salário inicial é de, aproximadamente, R$ 4.000.

As oportunidades serão distribuídas pelas Unidades Prisionais do Estado, na capital, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e outras cidades.

Quais os requisitos para ser um Policial Penal BA?

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Certificado, devidamente registrado, de Conclusão da 3ª série do ensino médio (2º grau) em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC ou formação técnica profissionalizante de nível médio;
  • Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada mediante exames médicos, testes físicos e exames psicológicos;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria mínima B.

O que estudar para as provas do concurso Polícia Penal BA?

Sendo assim, quem quiser participar do novo concurso pode usar o último edital como base para iniciar os estudos. Por isso, se atente, concurseiro!

Confira: Curso Polícia Penal – BA – Policial Penal
Confira: Apostila Polícia Penal – BA 2024 – Policial Penal

Portanto, a última seleção esteve realizada em 2014 para o preenchimento de 490 vagas de Agente Penitenciário (atual polícia penal).

Posteriormente, os aprovados cumpriram jornadas de trabalho de 30 horas semanais e estiveram remunerados com salários iniciais no valor de R$ 1.775,69.

Na ocasião, a banca organizadora foi o IBFC  (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e avaliou os candidatos por meio das seguintes etapas:

  • Provas Objetiva e Discursiva;
  • exame de Documentação;
  • Avaliação Psicológica;
  • Exame Médico;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Exames pré-admissionais;
  • Investigação Social. 

Confira: Mapa de Questões Online – Polícia Penal – BA – Policial Penal – 9 Mil Questões

Posteriormente, os aprovados foram submetidos ao Curso de Formação, onde foram remunerados com uma bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.

Após homologada, a seleção teve prazo de validade de um ano, prorrogada uma única vez, por igual período. Aliás, conheça o conteúdo programático do último edital, aqui !

Quer saber de mais editais de concursos abertos na Bahia? Não perca tempo!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal BA: Banca definida. 1.087 vagas de nível médio!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais