Pesquisar no blog

Polícia Penal BA contrata a banca para 287 vagas. Edital iminente!

icone calendario 13 maio 2024

O concurso Polícia Penal BA está mais próximo de ser realizado, pois a banca organizadora que ficará responsável pelo certame já foi contratada!

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi contratada para ser a banca responsável pelo novo certame para a Polícia Penal da Bahia.

O certame para a Polícia Penal BA poderá ofertar 287 vagas imediatas além de formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Penitenciário, de nível médio de escolaridade.

Quando o edital do concurso Polícia Penal BA será publicado?

Com a contratação da banca organizadora, a FGV , o edital poderá ser publicado em breve! Vale relembrar que a banca foi definida em abril.

A banca ficará responsável pela elaboração do edital, por receber as inscrições e pela realização das etapas de seleção.

O contrato entre as partes foi publicado no DOOL (Diário Oficial On-line da Bahia) nesta última sexta-feira (10). Confira abaixo o extrato do documento:

Extrato de contrato da banca organizadora do concurso Polícia Penal BA

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!

Quais são os requisitos para participar do concurso Polícia Penal BA?

Para que o candidato tome posse do cargo ofertado no concurso Polícia Penal BA é necessário cumprir as seguintes exigências:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada mediante exames médicos, testes físicos e exames psicológicos;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria mínima B;
  • Possuir escolaridade de nível médio completo.
Oferta assinatura 12 meses da Nova Concursos.

Quantas vagas serão ofertadas no concurso Polícia Penal BA?

Segundo anúncio realizado pelo governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o certame ofertará 287 vagas imediatas mais 800 oportunidades para formação de cadastro reserva para a Polícia Penal do estado.

O cargo exige que o servidor tenha o nível médio completo de escolaridade e e carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria “B”.

Com base no último edital, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais para uma remuneração no valor de R$ 2.609,26.

O que faz a Polícia Penal BA?

Os servidores da Polícia Penal devem zelar pela disciplina e segurança dos presos, evitando fugas e conflitos; Fiscalizar o comportamento da população carcerária, observando os regulamentos e normas em vigor; Providenciar a necessária assistência aos presos, em casos de emergências; Fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos nas Unidades Prisionais.

Além disso, o servidor deverá conduzir e acompanhar, em custódia, os presos entre as Unidades Prisionais integradas do Complexo Penitenciário do Estado da Bahia, e, em casos emergenciais, nos deslocamentos para fora do referido Complexo Penitenciário, com o auxílio da Polícia Militar, para melhor segurança do trabalho; Coordenar as atividades laborativas dos internos dentro da Unidade; Executar outras atividades correlatas.

Como foi o último concurso Polícia Penal BA?

O último concurso da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP BA) foi realizado em 2014 sob a organização do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

O certame ofertou 490 vagas imediatas para o cargo de Agente Penitenciário (Policial Penal), de nível médio de escolaridade.

Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas: Provas Objetiva e Discursiva; Exames pré-admissionais (Exame de documentação,Avaliação Psicológica, Exame Médico, Teste de Aptidão Física, Investigação Social); e Curso de Formação.

A prova objetiva foi composta por 65 questões de múltipla escolha que versaram sobre as disciplinas de conhecimentos gerais e específicos.

Na prova discursiva foram apresentados aos candidatos 03 temas, dos quais os participantes teriam que escolher apenas um deles para desenvolver em mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas. Foram avaliados os seguintes critérios:

  • Correção formal
    • Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular
    • Morfossintaxe
    • Pontuação / Elementos de Coesão
  • Correção de conteúdo
    • Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual
    • Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação

Fiquem ligados para as próximas notícias!!!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal BA: Banca definida. 1.087 vagas de nível médio!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais