Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Proposta do Selecon é aprovada!

Iago Almeida

icone calendario 18 jun 2021

Atenção concurseiros! Uma das bancas organizadoras do concurso Polícia Penal MG poderá ser anunciada nos próximos dias. Isso porque a proposta do Instituto Selecon foi aprovada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e agora será analisada pela comissão de licitação.

Concurso Polícia Penal MG: banca prestes a ser anunciada

A área técnica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) aprovou a proposta do Instituto Selecon para organizar as primeiras etapas do concurso, como as provas objetivas e o teste físico.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (18). A proposta agora será encaminhada para a comissão de licitação, que terá acesso aos documentos para análise.

Assim, segundo informações da secretaria, o pregão será retomado no dia 22 de junho, às 15h, para uma posição final sobre a contratação da banca.

Vale lembrar que o governo de Minas Gerais está realizando dois processos licitatórios para a Polícia Penal, um para a banca das primeiras etapas de seleção e outro para uma instituição que organizará o curso de formação dos aprovados.

O Instituto Selecon apresentou a melhor proposta para a primeira etapa e o Instituto AOCP apresentou o menor preço para a segunda etapa, entretanto, no dia 14 de junho, o AOCP informou que não conseguirá manter e prosseguir com sua proposta.

“Nós consideramos na fase orçamentária a realização do curso com 40 alunos, porém caso a pandemia persista teremos que usar salas com a capacidade reduzida entre outros detalhes, podendo custar uma diferença de 4 milhões o que nos representa um risco muito grande para assumirmos”, disse o Instituto.

Agora, após desistência da instituição, o segundo menor valor foi convocado e deverá enviar os documentos para análise. O nome, entretanto, da substituta não foi anunciado.

Concurso Polícia Penal MG: edital previsto para julho

Enquanto a banca não é escolhida, o edital segue incerto, entretanto, a previsão é para publicação já no mês de julho.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais , Rogério Greco, o edital sairá em meados do próximo mês. A fala foi durante transmissão ao vivo no dia 13 de junho.

“Nossa previsão é em meados de julho”, disse o secretário, afirmando que o edital será divulgado logo após a homologação e contratação da banca.

A previsão é de que o concurso da Polícia Penal de Minas Gerais ofertará 2.420 vagas para Policial Penal (antigo Agente Penitenciário), sendo 1.944 oportunidades para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.

Vale lembrar que a carreira exige o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos; as remunerações são de R$4.631,25 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Concurso Polícia Penal MG: estrutura de provas confirmada

Além de confirmar o edital para o próximo mês, o secretário de Justiça e Segurança Pública do estado ainda confirmou qual será a estrutura das provas, que irão contar com 05 etapas, sendo:

  • provas objetivas e de redação;
  • prova de aptidão psicológica e psicotécnica;
  • exames médicos;
  • prova de condicionamento físico;
  • comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).

O curso de formação será realizado pelos aprovados em todas as etapas do concurso e terão quatro meses de aulas, com cerca de 672 horas, e não mais 40 dias, como ocorreu anteriormente.

“Acabou aquilo de entrar para um cargo importante, como o da Polícia Penal, sem o mínimo de preparação”, esclareceu ele.

Prova objetiva e de redação

Os candidatos serão avaliados por meio de 60 questões na prova objetiva e de redação, que acontecerão no mesmo dia, com duração de 05 horas. As disciplinas serão:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Informática Base – 5 questões;
  • Noções de Direito – 10 questões;
  • Direitos Humanos – 10 questões;
  • Legislação Especial – 20 questões;
  • Raciocínio Lógico – 5 questões.

Além disso, a redação será sobre tema fornecido no momento da aplicação, e poderá ser escrita com 20 a 30 linhas.

Vale destacar que serão corrigidos os textos dos participantes que conseguirem a pontuação mínima e que estiverem dentro do limite equivalente a 05 vezes o número de vagas do concurso. 

Para ser classificado na objetiva, o candidato deverá obter o mínimo de 60% do total de pontos atribuídos na prova e mínimo de 40% em cada disciplina.

Os exames serão aplicados nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilio Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagos.

Prova de condicionamento físico

Por outro lado, a prova de condicionamento físico vai exigir dos candidatos inscritos, os exercícios de:

  • Teste de flexão em barra fixa;
  • Teste de flexão abdominal;
  • Teste de impulsão horizontal;
  • Teste de flexão de braços no solo;
  • Teste de corrida de 12 minutos.

Confira como começar os estudos para o concurso Polícia Penal MG, clicando aqui .

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais