Pesquisar no blog

Polícia Penal RJ: Novo edital e a convocação de mais aprovados, solicita sindicato!

icone calendario 15 mar 2024

Na última quinta-feira, 7 de março, houve uma reunião entre o Sindicato dos Policiais Penais do Rio de Janeiro (SindSistema) e o secretário de Gestão e Planejamento do Governo do Estado, Adilson Faria, com o intuito de apresentar as demandas da Polícia Penal RJ.

Entre as reivindicações está a realização de um novo concurso Polícia Penal RJ e a convocação dos aprovados nos últimos concursos, realizados nos anos de 2003, 2006 e 2012. Saiba mais!

Quando abre concurso para Polícia Penal RJ?

É possível que um novo concurso para Polícia Penal RJ aconteça em breve. Segundo documento apresentado pelo SindSistema, o grupo deseja que o governo estadual adote providências quanto ao déficit de servidores, com o aumento do quantitativo de vagas no Regime Adicional de Serviço (RAS), a convocação dos aprovados excedentes e a realização de um novo concurso para autarquia.

O grupo ainda deseja a incorporação da Gratificação de Valorização Profissional (GVP) ao vencimento e o encaminhamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, até o dia 20 de março.

Com o intuito de pressionar o Executivo Estadual para adotar as demandas propostas, os policiais iniciaram no final de fevereiro, a operação “Dentro da Lei, Cumpra-se Sem Improviso”.

Edital Polícia Penal RJ terá 1.400 vagas?

Durante audiência realizada em março de 2023, na Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), a secretária, Maria Rosa Nebel, falou sobre a intenção de realizar um novo concurso Polícia Penal RJ  com oferta de 1.400 vagas. 

Segundo a deputada, um ofício já foi enviado para Secretaria da Casa Civil para realizar estudos sobre a abertura de um novo edital.

Lembrando que o cargo foi transformado em Policial Penal, após regulamentação sancionada pelo Estado do Rio de Janeiro. Com isso, a carreira passa a exigir o nível superior. Saiba mais, aqui!

Os servidores possuem remuneração inicial de R$ 5.194,40, podendo chegar no valor de R$ 6.412,39 no final da carreira.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Como foi o último concurso?

O último concurso Polícia Penal RJ aconteceu em 2012 para o provimento de oportunidades de Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária (atual Polícia Penal).

O responsável pelo certame foi o Ceperj, que aplicou quatro etapas de seleção:

  • prova escrita de conhecimentos
  • prova de capacidade física
  • exame psicotécnico
  • exame de sanidade físico e mental

A prova escrita de conhecimentos consistiu em questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de:

  • língua portuguesa
  • informática
  • direitos humanos
  • noções de direito constitucional e administrativo
  • noções de direito penal
  • noções de direito penitenciário

Conheça outros concursos que já estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal RJ: 2 mil cargos vagos e novo edital em estudo!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais