Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial da União, o Projeto de Lei Nº 7, de 2024, que propõe a aplicação da prova oral da PCSP apenas para o cargo de Delegado e a implementação da investigação social no início do processo seletivo.
O Projeto de Lei altera o artigo 5º da Lei Complementar nº 1.151, de 25 de outubro de 2011, que dispõe sobre a reestruturação das carreiras de policiais civis, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública, e dá providências correlatas.
De acordo com a justificativa, a exclusão da obrigatoriedade da prova oral, tornará o certame mais ágil e eficiente, visto que “a prova escrita já avalia de forma satisfatória o conhecimento dos candidatos, sendo um mecanismo mais objetivo e imparcial”. Venha saber mais detalhes da prova oral da PCSP!
O que diz o Projeto de Lei Nº 7?
O Projeto de Lei Nº 7 propõe a aplicação da prova oral da PCSP apenas para o cargo de Delegado e a implementação da investigação social seja iniciada no começo do concurso público em virtude da necessidade de agilizar o encerramento dos editais.
Segundo o documento, a otimização das etapas do concurso são primordiais para evitar a defasagem de pessoal, que conta com 35% de cargos vagos, principalmente nos cargos de Escrivão e Investigador.
Essa falta de efetivo prejudica as investigações criminais e dificulta o policiamento preventivo e ostensivo da Polícia Civil, sobrecarregando os profissionais.
Além disso, a prova escrita “já avalia de forma satisfatória o conhecimento dos candidatos, sendo um mecanismo mais objetivo e imparcial.”
Lembrando que atualmente, a prova oral é aplicada para diversos cargos da Polícia Civil, como Escrivão, Médico Legista, Investigador e Perito.
Agora, a proposta deve ser encaminhada para tramitar nas diversas comissões temáticas internas, para ser votada em definitivo, no Plenário da Casa.
Caso o texto seja aprovado, nos próximos concursos da Polícia Civil, a prova oral será aplicada apenas para o cargo de Delegado, em razão de suas especificidades.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
O que é prova oral?
A prova oral em concursos busca avaliar a eloquência e a construção de raciocínios do candidato. O principal objetivo é “simular” e avaliar as habilidades esperadas na atuação do dia a dia do profissional, além dos seus conhecimentos.
A última prova oral da PCSP, aplicada em 2023, foi gravada em vídeo e áudio e exigiu dos candidatos, os seguintes conhecimentos:
- Delegado
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Legislação Especial
- Direito Constitucional
- Direitos Humanos
- Direito Administrativo
- Médico Legista
- Medicina Legal
- Criminalística
- Noções de Direito
- Perito Criminal
- Noções de Direito e Criminalística
- Informática
- Língua Portuguesa
- Investigador e Escrivão de Polícia
- Noções de Direito
- Criminologia
- Língua Portuguesa
Os critérios avaliados em uma prova oral, são a capacidade de argumentação, articulação e raciocínio, adequação da linguagem, uso correto do vernáculo e conteúdo jurídico.
Os concursos da Polícia Civil no Estado de São Paulo são realizados com frequência. Então, pra quê deixar para estudar de última hora se você pode começar a se preparar agora mesmo?
A concorrência para o cargo de Delegado costuma ser alta. Estudar, é o caminho até o sucessso!
- Saiba como se preparar para a prova oral da Polícia Civil SP!
Outros órgãos preparam concursos em todo país. Confira a lista completa dos concursos policiais 2024: Concursos Policiais 2024
Como foi o último concurso PCSP?
O edital do último concurso PCSP foi publicado em 2023 e ainda está em andamento. São ofertadas 3.500 vagas de nível superior para os cargos de Escrivão, Investigador, Delegado, Médico Legista e Perito Criminal.
Os classificados receberão salários iniciais que variam de R$ 7.432,94 até R$ 23.561,51. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas nos meses de novembro de dezembro de 2023.
Entenda todo o processo de seleção do concurso PCSP!