Assinatura completa
Assinatura completa

Resolução que reestrutura cargos do TSE Unificado será pauta da próxima terça, 7.

Resolução que reestrutura cargos do TSE Unificado será pauta da próxima terça, 7.
Resolução que reestrutura cargos do TSE Unificado será pauta da próxima terça, 7.

O aguardado concurso TSE Unificado deve ter o edital publicado em breve, após reestruturação de cargos. E a resolução será pauta de reunião nesta semana!

Aliás, o Tribunal Superior Eleitoral trabalha para divulgar seu novo edital e deve fazer isso ainda no primeiro semestre de 2024. Mas, ele pode atrasar; saiba tudo nesta matéria!

Reunião vai tratar de reestruturação no TSE Unificado!

Sendo assim, neste dia 7 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral irá avaliar a resolução que reestrutura os cargos do órgão.

Justamente o documento é um dos entraves para a publicação do edital do concurso TSE Unificado, que vem sendo aguardado há um bom tempo.

Lembramos que a resolução seria avaliada no dia 9 de abril, mas o ministro Alexandre de Moraes adiou a votação, que esteve remarcada para esta terça-feira.

Essa resolução atualiza o nível de escolaridade da carreira de Técnico Judiciário, que agora é de nível superior (anteriormente, era nível médio), após a aprovação da Lei 14.456/2022. 

De acordo com a pauta, as duas carreiras que devem contar com mudanças são as seguintes:

  • técnico judiciário – área apoio especializado – especialidade operação de computadores, que passará a ser técnico judiciário – especialidade operação de computadores – especialidade operação de sistemas
  • analista judiciário – área apoio especializado – especialidade análise de sistemas, que passará a ser analista judiciário – área apoio especializado – especialista de tecnologia da informação.

Aliás, o segundo motivo do atraso é que o mandato do atual presidente, Ministro Alexandre de Moraes, vence em 3 de junho.

Sendo assim, edital deverá sair apenas no segundo semestre, após a posse do novo presidente. Cármen Lúcia passará a ser a presidente e a vaga em aberto será ocupada pelo ministro André Mendonça.

Publicação do edital TSE Unificado vai atrasar ainda mais? Entenda !

Quais são as vagas que serão ofertadas no TSE Unificado?

O Tribunal Superior Eleitoral tinha solicitado que os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) encaminhassem o número de vagas atualizado a ser ofertado no edital.

Esse encaminhamento teria que estar feito até dia 15 de abril e apenas 9 responderam no prazo. Mas, ainda não se sabe se os outros encaminharam com atraso.

Além disso, cada tribunal fez uma solicitação de vagas a estar disponibilizada no concurso unificado. Mas, o número final depende de uma decisão do TSE.

Até o momento, a previsão é que sejam ofertadas 312 vagas imediatas e mais oportunidades para formação de um cadastro reserva, para os cargos de Técnico e Analista, ambos de nível superior.

Destacamos que o quantitativo citado é inferior ao total inicialmente anunciado, que era de 520 oportunidades. Além disso, 485 provimentos podem ser realizados este ano, sendo 147 para Analista e 311 para Técnico.

O que estudar para o concurso TSE Unificado?

Além disso, os inscritos passarão por Prova Objetiva; Prova Discursiva; Exame De Aptidão Física (somente Agente de Polícia Judicial); Avaliação De Títulos; Avaliação Biopsicossocial e Procedimento De Heteroidentificação.

Ademais, as provas objetivas e discursivas para Técnico Judiciário e Analista Judiciário ocorrerão em turnos distintos, simultaneamente, nas capitais, sedes dos tribunais.

Assim, a prova objetiva estará composta de questões de julgamento do tipo “certo” ou “errado”, onde cada erro cometido anula um acerto.

Ou seja, caso o candidato acerte 75 questões e erre 75 questões em uma prova com 150 questões, sua pontuação será 0.

Assim, essa etapa estará avaliada em escala de 0 a 10 pontos, estando considerado aprovado o candidato que atender os critérios que estarão mencionados no edital de abertura.