Pesquisar no blog

Último edital INSS pode ter validade prorrogada. Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 07 mar 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social negocia a convocação de mais de 1.800 excedentes e a abertura de um novo Edital INSS ainda em 2024! Para isso, busca aumentar a validade de seu concurso.

Segundo o órgão, a ação é para amenizar o déficit de mais de 20 mil servidores, o que tem atrapalhado os serviços do INSS em todo país.

Quer saber mais detalhes das convocações e se haverá mesmo um novo edital em 2024? Venha comigo nesta matéria e saiba tudo!

Haverá mais convocações do último edital INSS?

Ao que tudo indica, sim! Isso porque o concurso Instituto Nacional do Seguro Social caminha para ter o prazo de validade prorrogado em maio. Assim, seria um período de mais um ano.

Lembrando que a última seleção do INSS esteve publicada em 2022, para uma oferta de 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social.

Essa informação foi dada durante reunião de conciliação com representantes do Ministério Público Federal (MPF) e a Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo).

Esse encontro tratou a respeito da convocação de 78 aprovados que estão sub judice (cotistas desclassificados). O presidente Alessandro Stefanuto destacou ainda a carência do órgão.

Durante sua fala, ele citou que o instituto já teve 40 mil servidores, mas que hoje possui 19 mil, o que torna mais de 20 mil cargos vagos.

Por isso, a Procuradoria do INSS apresentou a importância de nomeações do edital de 2022. Estão aptos para as convocações, 1.894 aprovados, isso porque 250 do cadastro reserva já foram chamados.

Saiba quais concursos estão abertos no Brasil ➡️Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas!

Pedido já foi encaminhado

Ainda durante a reunião, o presidente do INSS disse que já pediu este mesmo número (1894) de convocações, mas ainda depende do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele encaminhou o pedido ao Governo e aguarda uma resposta em breve, se mostrando otimista que vai acontecer. O Cebraspe também já foi notificado da prorrogação do certame.

“Pela Diretoria de Pessoal foi informado que já existe o trâmite para a prorrogação do concurso, a CEBRASPE solicitou o aditivo contratual para chamar os candidatos em questão para comissão de heteroidentificação e PcD com seu detalhamento”, informa ata da reunião.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Novo concurso INSS em pauta para mais de 7 mil vagas

Além das convocações, um novo concurso também já está sendo estudado para o INSS. A previsão é ofertar 7.655 vagas, sendo 5.819 para Técnico e 1.836 para Analista do Seguro Social.

Assim, a primeira carreira exige o nível médio e a segunda nível superior. Ademais, as remunerações iniciais são R$6.596,52 e R$9.767,36, respectivamente.

Vale destacar que o cargo de Analista não tem nenhum concurso em validade, o que pode fazer com que o MGI autorize a abertura de uma nova seleção em 2024.

Entretanto, para a carreira de Técnico, antes de um novo edital sair, o Governo Federal precisará chamar os 1.894 excedentes da seleção aberta em 2022.

Confira: Livro 1.500 Questões Gabaritadas para o INSS – Técnico do Seguro Social
Confira: Apostila INSS – Perito Médico Previdenciário

Sendo assim, ainda que o prazo de validade do certame de 2022 esteja prorrogado, ele só ficará válido até maio de 2025. Por isso, até o meio do próximo ano, um novo edital de Técnico pode pintar!

Confira: Curso Completo INSS – Técnico do Seguro Social
Confira: Apostila INSS – Técnico do Seguro Social

O que faz um Técnico do Seguro Social no INSS?

  • Assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos;
  • Realizar atividades inerentes à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos;
  • Realizar estudos, pesquisas e levantamentos de informações;
  • Elaborar minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos;
  • Avaliar processos administrativos, oferecendo subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão;
  • Participar do planejamento estratégico institucional, de comissões, grupos e equipes de trabalho e dos planos de sua unidade de lotação;
  • Atuar na gestão de contratos, quando formalmente designado;
  • Controlar dados e informações, bem como executar a atualização em sistemas;
  • Executar atividades de orientação, informação e conscientização previdenciária;
  • Realizar atividades de gestão do patrimônio do INSS;
  • Subsidiar os superiores hierárquicos com dados e informações relacionadas à sua área de atuação,
  • Atuar no acompanhamento e avaliação da eficácia das ações desenvolvidas e na identificação e proposição de soluções para o aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos;
  • Atuar em atividades de planejamento, supervisão e coordenação de projetos e programas de natureza técnica e administrativa.

Leia também: Concurso INSS o que estudar?

Edital INSS para Perito Médico é confirmado pelo MGI !

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais