BRB 2024: Quais são as etapas e o que cai na prova?

Iago Almeida

icone calendario 17 abr 2024

O Banco de Brasília publicou o edital do seu novo concurso BRB , com oferta de 200 vagas de Analista de TI! Os inscritos passarão por provas objetivas e discursivas; saiba o que estudar!

Lembrando que os interessados poderão se inscrever para o concurso entre 8 de maio e 9 de junho. Quer saber todos os detalhes da seleção? Venha comigo nesta matéria!

Quais as etapas do concurso BRB 2024?

Primeiramente, é importante dizer que o edital do concurso do Banco de Brasília esteve publicado neste mês de abril, com grande ofertada de vagas!

Assim, a seleção dos inscritos será realizada por meio de provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, no dia 14 de julho de 2024, no período da tarde. Os locais de avaliação são liberados depois.

Por outro lado, a prova discursiva será constituída pela elaboração de uma redação dissertativa-argumentativa, acerca de uma temática relacionada aos conhecimentos constantes do conteúdo programático. O texto deverá possuir o mínimo de 20 linhas e, no máximo, 30 linhas.

O que estudar para as provas do concurso BRB?

Sendo assim, a primeira etapa (prova objetiva) estará composta por 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa  (5)
  • Raciocínio Lógico e Matemática (3)
  • Governança Corporativa e Compliance (3)
  • Inovação (3)
  • Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal (2)
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal e sobre a RIDE (2)
  • Plano Distrital de Política para Mulheres (2)
  • Conhecimentos Específicos em Tecnologia da Informação (40)

Avaliada em uma escala de 0 a 100 pontos, será considerado eliminado o candidato que obter pontuação igual a 0 nas questões de Língua Portuguesa.

Além de pontuação menor que 50% nas questões de Conhecimentos Gerais e obter pontuação menor que 50% nas questões de Conhecimentos Específicos.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Quanto ganha um Analista de TI do BRB?

Posteriormente, o contratado na carreira de Analista de TI do Banco de Brasília faz jus a uma remuneração inicial no valor de R$10.204,91.

Isso para uma jornada de trabalho de 6 horas diárias ou 30 horas semanais. Ademais, os servidores fazem jus aos benefícios a seguir:

  • Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo vigente;
  • Possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar;
  • Auxílio Cesta/Alimentação; e
  • Auxílio Refeição/Alimentação.

Aliás, saiba que o concurso de 2024 está ofertando 200 vagas para o cargo, sendo 100 delas imediatas e 100 para formação de um cadastro reserva.

São 50 imediatas e 50 de CR para ampla concorrência; 20 imediatas e 20 em CR para pessoas com deficiência; 20 imediatas e 20 em CR para negros; e 10 imediatas e 10 em CR para hipossuficientes.

Como se inscrever no concurso BRB?

Assim, as inscrições para o concurso do Banco de Brasília começarão em breve! Os interessados deverão realizá-las a partir das 10h do dia 08 de maio de 2024.

Aliás, é preciso atenção, pois o prazo seguirá aberto até às 22h do dia 09 de junho de 2024, no site da banca organizadora, IADES .

Para efetivar a inscrição, o interessado deverá realizar o pagamento de uma taxa de inscrição, até o dia 11 de junho, no valor de R$94,00.

Isenção da taxa

Haverá a isenção da taxa para os candidatos que se enquadrarem nos critérios descritos em edital. Para solicitar, o prazo é de 26 a 30 de abril, no site da banca.

Poderão pedir a isenção os doadores de sangue às instituições públicas de saúde, com no mínimo 3 doações de sangue realizadas nos últimos 12 meses antes do período de inscrições.

Além dos beneficiário de programa social de complementação ou suplementação de renda, instituído pelo Governo do Distrito Federal.

Ainda, os eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal: comprovação de prestação de serviço à Justiça Eleitoral por, no mínimo, 2 eleições, consecutivas ou não, na forma da lei.

E os doadores de medula óssea: documento expedido pela entidade coletora ou pela entidade responsável por cadastro de doador de medula óssea.

Por fim, os candidatos que exerçam a atividade voluntária e não remunerada de Comissário ou Agente de Proteção da Infância e da Juventude.

Baixe o edital BRB

O que faz um Analista de TI no BRB?

Portanto, o Analista de Tecnologia da Informação no BRB é responsável por desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento e codificando aplicativos.

Além de administrar ambientes informatizados, prestar suporte técnico ao cliente e elaborar documentação técnica.

E, por fim, estabelecer padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisas tecnológicas em informática.

Quer saber de mais editais de concursos abertos pelo país? Clique e confira!

Saiba mais sobre o Concurso BRB: Edital publicado para Analista de TI. 100 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais