Pesquisar no blog

Concurso INSS: Novas movimentações são registradas, confira!

icone calendario 20 jun 2022

Atenção concurseiros! Ainda aguardado para 2022, o novo Concurso INSS continua registrando movimentações; já foram 22 só neste mês. O pedido é para 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social!

Concurso INSS: quais foram as movimentações?

O pedido para um novo concurso INSS continua avançando no Ministério da Economia, rumo à aprovação, que deve acontecer em breve!

Só nesta primeira quinzena do mês de junho o processo que pede aval do certame já sofreu 22 movimentações.

Assim, as movimentações aconteceram entre os dias 3 e 9 de junho, sendo quatro delas nesta quinta-feira (09/06), entre 11h53 e 17h12.

Pedido é para mil vagas

Assim, recentemente foi feito um reajuste no pedido de novo edital, que passou de 7.575 vagas para apenas 1.000!

Vale destacar, então, que isso aconteceu para que haja autorização em tempo mais ágil.

Além disso, serão vagas para a carreira de Técnico do Seguro Social, que tem o nível médio como exigência de escolaridade e  remuneração de R$5.186,79.

“Propõe-se alteração do pedido feito na NOTA TÉCNICA Nº 4/2021/DIRAT-INSS, direcionado o pedido apenas para o cargo de Técnico do Seguro Social retificando o quantitativo pleiteado em 2021 para 1.000 (mil) vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, dando início a um procedimento de recomposição continuada, até alcançar gradativamente o quadro ideal de servidores”, consta em documento disponibilizado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Mesmo que o pedido foi enviado para 1.000 vagas, isso não quer dizer que haja apenas esse número de convocações.

Isso porque, devido a grande carência de pessoal, o Ministério da Economia poderá autorizar mais 25% do quantitativo inicial.

Entretanto, isso apenas após o fim das etapas do certame. Com isso, 1.250 aprovados poderão ser nomeados.

Concurso consta em acordo de greve

Vale destacar que a abertura de um novo edital  para o INSS foi acordado para que a greve de servidores do órgão chegasse ao fim.

Foram mais de 2 meses de greve, o que se findou após o acordo entre o Ministério do Trabalho e Previdência e sindicalistas ainda em maio.

Assim, com o objetivo de instituir e regulamentar as competências do Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social, uma minuta prevê a inclusão das seguintes atribuições ao grupo:

  • analisar as propostas de lotação necessária de pessoal do INSS, e sugerir medidas convenientes;
  • examinar os casos omissos referentes à carreira do seguro social e sugerir medidas convenientes; e
  • sugerir modificações na carreira do seguro social.

Crédito suplementar é ponto positivo

Além disso, outra questão que foi boa para o concurso foi a abertura de crédito suplementar de R$2,57 bilhões para a recomposição do orçamento da autarquia.

O próprio presidente do INSS, Guilherme Serrano, está se mobilizando e disse que tem pressa na abertura da seleção.

“O INSS é o órgão que encabeça a lista de prioridades para novas contratações. Quanto ao nível superior, isto ainda dependeria de alterações na lei da carreira do Seguro Social”, diz ofício publicado pela Fenasps.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso INSS 2022: Edital AUTORIZADO com 1 mil vagas para Técnico!
Acompanhe nossas

redes sociais