Como estudar para concursos da Área Fiscal? | Nova Concursos

Como estudar para concursos da Área Fiscal?

icone calendario 19 mar 2021

Os concursos da área fiscal são sempre muito concorridos, pois trazem excelentes salários além, é claro, de estabilidade. Confira, neste artigo, como estudar para concursos fiscais.

É fato de que o Cebraspe ultimamente está sendo escolhido para organizar a maioria dos concursos, por exemplo, os da Secretaria da Fazenda Sefaz AL e Sefaz CE , além de outros que são bastante aguardados e têm esta banca como a mais cogitada.

Trata-se de uma banca que traz questões com um nível de complexidade alto, além de geralmente julgar cada item como CERTO ou ERRADO. Exige uma boa interpretação dos enunciados das questões favorecendo os concurseiros que estudam e têm o domínio da matéria.

Importante mencionar ainda que se você estuda para algum concurso fiscal está preparado para qualquer outro, pois trata-se de um concurso complexo que exige conhecimento aprofundado das matérias.

O que estudar para concursos Fiscais?

Uma grande vantagem de se preparar para concursos da área fiscal é pela quantidade de matérias comuns entre eles, mesmo em se tratando de certames estaduais, municipais ou em âmbito federal, pois trazem disciplinas muito parecidas e você consegue conciliar e estudar para mais de um concurso facilmente.

Entre as disciplinas mais comuns cobradas temos:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Contabilidade;
  • Direito Tributário;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Auditoria;
  • Legislação Tributária;
  • Informática.

Matérias básicas cobradas na Área Fiscal

Entre as disciplinas básicas para a carreira fiscal temos as matérias de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Português, Raciocínio Lógico, Auditoria, Contabilidade Geral e Direito Tributário.

Dominando essas 7 matérias você já poderá ficar mais tranquilo quando o edital for publicado se dedicando mais as disciplinas específicas.

Um exemplo: no concurso ISS Campinas o intervalo de tempo entre a publicação do edital e a aplicação das provas foi de 2 meses, e além das disciplinas básicas o documento trouxe mais 4, sendo: Direito Civil, Direito Empresarial, Estatística e Legislação Tributária.

Neste caso, você, já estando com as disciplinas básicas em dia, teria que se dedicar mais as 4 disciplinas extras. Mesmo considerando o pouco tempo, porém já eliminando as outras disciplinas que vêm sendo estudadas a longo prazo, seria mais fácil e viável cobrir essas 4 matérias.

Matérias gerais cobradas na Área Fiscal

Quanto as disciplinas gerais não existe um “padrão” de cobrança, elas variam entre os concursos e geralmente são as que mais desmotivam o candidato, pois acabam sendo estudadas às pressas e somente depois do edital ter sido publicado.

Entre as principais disciplinas temos Contabilidade Pública, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Economia, Finanças Públicas e Tecnologia da Informação.

Dê mais atenção as matérias de Direito Civil e Direito Empresarial, pois estas duas foram cobradas em quase todos os concursos de área fiscal das grandes bancas.

Outra matéria que vem sendo cobrada em concursos fiscais é a de Tecnologia da Informação, mesmo que aborde um conhecimento mais geral, é bom ter os estudos em dia, a cada dia a área de TI está sendo mais valorizada e cobrada em concursos de vários segmentos.

Matérias específicas cobradas na Área Fiscal

Aqui encontramos algumas particularidades, pois cada fisco possui sua própria Legislação Tributária, mas é bom mencionar que os concursos fiscais de nível municipal e estadual trazem semelhanças entre si.

Por isso, se você pretende prestar mais de um concurso nessa área é bom ficar de olho e buscar nos últimos editais lançados as matérias específicas que foram cobradas para conseguir montar um bom plano de estudos.

Para conseguir ser aprovado em concursos fiscais é preciso muita dedicação e anos de estudo. Saiba que a recompensa será grandiosa e todo o sacrifício feito para chegar lá valerá a pena.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais