Pesquisar no blog

Concurso GCM SP: Dicas para gabaritar a banca IBADE!

icone calendario 06 abr 2022

Dicas para os concurseiros! Se você já se inscreveu ou pretende se inscrever no novo concurso GCM SP, é importante conhecer os detalhes acerca da banca organizadora do certame, o IBADE. Sendo assim, confira as dicas acerca dessa empresa e como se preparar da melhor maneira!

Portanto, estão abertas as inscrições do concurso da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que conta com o IBADE como banca organizadora responsável por viabilizar e aplicar as etapas avaliativas. Sendo assim, confira as principais características dessa empresa!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Sobre o IBADE

Primeiramente, é essencial frisar que o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) é conhecido pelos concurseiros como uma banca de grau de dificuldade médio.

Ademais, o Instituto vem organizando uma série de concursos público ao redor do país, principalmente os editais para as Prefeituras, Tribunais e carreiras policiais, como é o caso do atual GCM SP.

É igualmente importante recordar que a banca organizou os concursos da Câmara Municipal de Vila Velha/ES, da Prefeitura de Vitória/ES, da Guarda Municipal de Cariacica-ES e, atualmente, além do concurso GCM SP a banca também cuidará do concurso TJ RS.

Além disso, vale frisar que a empresa conta com sede em Niterói, no Rio de Janeiro, e com uma instalação física também no Distrito Federal.

Característica da banca IBADE

Portanto, uma vez que a empresa tem organizado importantes concursos públicos ao redor do país, é essencial conhecer as características presentes nas provas elaboradas pela banca.

Nesse sentido, o IBADE, assim como a maioria das bancas organizadoras, tem o costume de elaborar questões de diferentes níveis de dificuldade. Ademais, a banca costuma cobrar os assuntos de maneira direta, mas isso pode variar conforme a carreira e o conteúdo.

Além disso, uma das características da organizadora é cobrar em suas provas novidades principalmente no campo legislativo, de forma a testar os conhecimentos acerca das novas leis e os diplomas modificadores de leis antigas.

Sendo assim, conheça maiores detalhes acerca do estilo de questões formuladas pelo IBADE em diferentes disciplinas:

Língua Portuguesa

Antes de mais nada, é essencial frisar que essa é uma das disciplinas mais importantes nas avaliações de concurso público, visto que é quase sempre cobrada nas avaliações.

Nesse sentido, a banca IBADE é conhecida por aplicar textos médios e longos, em caso de prosa, e textos curtos, no caso de poemas. Além disso, a empresa também é conhecida por focar mais nas questões gramaticais do que na análise textual.

É igualmente importante mencionar que o Instituto costuma cobrar, para essa disciplina, questões acerca de compreensão de textos, análise linguística (classificação de orações, concordância, emprego de verbos, figuras de linguagem, etc) e análise textual.

Além disso, os textos cobrados pela banca normalmente são argumentativos, dissertativos ou literários.

Informática

Ademais, outra disciplina bastante presente nas avaliações de concurso público é a de Informática, que estará presente também entre as disciplinas do concurso GCM SP.

Dessa forma, a banca IBADE costuma cobrar os conteúdos dessa disciplina como a maioria das outras empresas conhecidas. Entretanto, a organizadora possui a característica de cobrar questões acerca das planilhas eletrônicas do Microsoft Excel e do LibreOffice Calc.

Ou seja, é de extrema importância que os concurseiros estudem sobre softwares livres para garantir uma boa nota nessa disciplina.

Legislação específica

Por outro lado, para as disciplinas de legislação específica e jurídicas no geral, o IBADE possui a característica de cobrar questões acerca dos diplomas legais. Ademais, a teoria pode ser cobrada nessa parte, mas de maneira bastante direta.

Nesse sentido, a banca possui um estilo mais objetivo acerca das disciplinas jurídicas, o que pode ser um ponto positivo para os concurseiros que concorrem a carreiras dessa área, em que esses conteúdos são mais aprofundados.

Portanto, para garantir uma boa nota nessas disciplinas é importante que os concurseiros estudem os textos legais de conhecimento obrigatório de acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB).

Dicas de estudo

Sendo assim, é essencial que os candidatos de concursos públicos que contem com a banca IBADE como organizadora estudem todos os conteúdos programáticos disponibilizados pela empresa para conquistar a nota dos sonhos.

Ademais, também é de suma importância que os concurseiros estudem por meio de antigas provas elaboradas pela banca, a fim de compreender como as questões são construídas e conhecer as peculiaridades da empresa.

Além disso, também é essencial que, para alcançar melhores resultados durante os estudos, os concurseiros descubram o melhor método de estudo para si mesmo, podendo ser as tabelas, os resumos ou os mapas mentais, por exemplo.

É igualmente imprescindível que os candidatos organizem uma rotina de estudos e cuidem também de sua saúde física e mental, por meio de boas horas de sono e uma alimentação balanceada que auxiliarão na efetividade dos estudos.

Concurso GCM SP: panorama geral

Por fim, é importante recordar que as inscrições do concurso GCM SP podem ser realizadas até o dia 04 de maio por meio do site do IBADE, banca organizadora do certame.

Ademais, os candidatos precisam efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor de R$ 56,00, até o dia 05 de maio.

Nesse sentido, são ofertadas 1.000 oportunidades de nível médio para o cargo de Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe, que conta com remunerações no valor de R$ 2.180,00.

Além disso, os inscritos na seleção serão avaliados por meio de prova objetiva, redação, teste psicológico e teste de aptidão física. Sendo assim, para a primeira etapa, a ser realizada no dia 05 de junho, serão respondidas 60 questões acerca de:

  • Conhecimentos Gerais:
    • Língua Portuguesa – 10 questões com peso 2;
    • Raciocínio Lógico Quantitativo – 10 questões com peso 1;
    • Realidades Municipais – 10 questões com peso 1;
    • Noções de Informática – 10 questões com peso 1;
  • Conhecimentos Específicos – 20 questões com peso 3.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso GCM SP: Edital publicado. 1 mil vagas. Exigência nível médio!
Acompanhe nossas

redes sociais