Concurso TJ SP Escrevente: Confira dicas de estudos!

Concurso TJ SP Escrevente: Confira dicas de estudos!

icone calendario 30 mar 2021

O concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) é uma ótima oportunidade para os concurseiros com nível médio de escolaridade e que desejam um bom salário e estabilidade. Ficou interessado(a)? Confira algumas dicas de estudos!

O último concurso realizado pelo tribunal trouxe 590 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário, com salários de R$ 5,6 mil.

Lembrando que a oferta para o novo concurso poderá ser ainda maior, considerando o número de cargos vagos, que atualmente está bem alto.

Todos os candidatos são submetidos a provas objetivas e os classificados nesta primeira fase devem realizar a avaliação prática de digitação em data posterior, geralmente a data é definida após a realização da prova objetiva.

Com o objetivo de ajudá-lo(a) em seus estudos, confira algumas dicas de Português e Raciocínio Lógico e saia na frente de seus concorrentes. São dicas simples, mas que irão engrandecer sua preparação.

Dicas de Língua Portuguesa

Uma das disciplinas com cobrança em quase todos os concursos públicos é a de português, por isso, é importante manter os conhecimentos acerca dessa matéria atualizados. Confira algumas dicas:

Seu foco deve estar tanto na gramática quanto na interpretação de texto, tenha o hábito de ler muito, isso contribuirá para melhorar sua memória, facilitando a assimilação do conteúdo aprendido. Além disso, utilize bons materiais e principalmente verifique se eles estão atualizados conforme edital. Tenha atenção às regras ortográficas, além da parte de acentuação.

TAB_1_TJSP

Dicas de Raciocínio Lógico

Esta disciplina assusta muito os concurseiros e tem o objetivo de avaliar os estudantes quanto a capacidade de raciocínio e não de memorização. Com dedicação e força de vontade você superará todas as dificuldades. Vejamos algumas dicas:

A grande maioria das questões podem ser resolvidas utilizando regra de três, operações simples etc. É importante que você dê uma atenção especial a este conteúdo.

Vejamos algumas dicas para a prova de Raciocínio Lógico:

TAB_2_TJSP

Agora, resolva algumas questões e depois confira o gabarito e o comentário da questão. 🙂

Questões comentadas de Português

Questão 1

À medida que se expandia o Império Romano, a administração adaptava o esquema de construção de estradas nas novas províncias. No seu apogeu, a rede viária romana principal atingiu, consideradas as vias secundárias, cerca de 150.000 km. Os comerciantes romanos perceberam logo o interesse desses eixos viários. Distintamente de outras civilizações mediterrâneas que fundaram o seu desenvolvimento comercial quase unicamente a partir dos seus portos, os romanos utilizaram a sua rede de estradas em paralelo à sua frota comercial. Essa medida favoreceu os intercâmbios no interior do continente, provocando uma expansão mercantil fulgurante. Regiões inteiras especializaram-se e comerciaram entre si, principalmente vinho, azeite, cereais, cerâmicas e carnes. Internet: www.wikipedia.org/wiki . (Com adaptações.)

De acordo com o texto acima, verifica-se que

a) o apogeu do Império Romano está associado à construção de estradas, em detrimento do desenvolvimento das vias portuárias.
b) as conquistas territoriais do Império Romano foram acompanhadas de condições favorecedoras de atividades comerciais.
c) a conquista política de territórios pelo Império Romano era fruto do patrocínio dos comerciantes.
d) todas as civilizações mediterrâneas, excetuando-se a romana, privilegiavam o comércio marítimo.
e) o principal interesse da administração romana era o comércio no continente, com regiões cuja produção era especializada.

Questão 2

Considerando que os fragmentos de texto incluídos nas opções abaixo, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado (Internet: www.wikipedia.org/wiki ), assinale a opção em que foram atendidas as normas da língua padrão escrita.

a) À proporção em que o Império Romano conquistou territórios, as novas províncias seriam contempladas com estradas, as quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades.
b) No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea o principal complexo viário do Império, media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros.
c) Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade.
d) Esse fato incrementou as transações comerciais no interior continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império Romano e comércio especializado em determinados produtos.
e) O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam- -se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.

Questões comentadas de Raciocínio Lógico

Questão 3

Uma lanchonete vende empadas de camarão que devem conter em seu recheio uma azeitona. Como a produção diária dessa empada é muito grande e é realizada por apenas uma pessoa, a chance de uma empada de camarão ser produzida sem a azeitona em seu recheio é de 1%. Um cliente comeu seis empadas de camarão.

Determine a probabilidade de esse cliente ter comido quatro empadas que foram produzidas sem a azeitona em seu recheio.

a) (0,147015/1.000)%
b) (0,147015/10.000)%
c) (0,0705672/1.000)%
d) (0,009801/100)%
e) (0,009801/1.000)%

Questão 4

Letícia ouviu um barulho vindo do quarto onde estavam seus filhos, Beatriz e Rafael. Perguntou o que havia acontecido, e a babá, que estava com as crianças, respondeu: “Rafael caiu da cama e Beatriz não gritou”.

Considerando FALSA esta informação, pode-se concluir corretamente que:

a) Rafael não caiu da cama e Beatriz gritou.
b) Ou Rafael caiu da cama, ou Beatriz não gritou.
c) Beatriz não gritou e Rafael não caiu da cama.
d) Rafael não caiu da cama ou Beatriz gritou.
e) Beatriz gritou ou Rafael caiu da cama.

Gabaritos e comentários das questões

Questão 1

Gabarito: B
Comentário: Em “a”, o apogeu do Império Romano está associado à construção de estradas, em detrimento do desenvolvimento das vias portuárias = incorreta (texto: Distintamente de outras civilizações mediterrâneas que fundaram o seu desenvolvimento comercial quase unicamente a partir dos seus portos, os romanos utilizaram a sua rede de estradas em paralelo à sua frota comercial).
Em “b”, as conquistas territoriais do Império Romano foram acompanhadas de condições favorecedoras de atividades comerciais.
Em “c”, a conquista política de territórios pelo Império Romano era fruto do patrocínio dos comerciantes = incorreta.
Em “d”, todas as civilizações mediterrâneas, excetuando-se a romana, privilegiavam o comércio marítimo = incorreta.
Em “e”, o principal interesse da administração romana era o comércio no continente, com regiões cuja produção era especializada = incorreta.

Questão 2

Gabarito: D
Comentário: Acertos entre parênteses. Inadequações marcadas com (X)
Em “a”, À proporção em (X) que o Império Romano conquistou territórios, as novas províncias seriam (foram) contempladas com estradas, as quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades.
Em “b”, No auge da dominação dos romanos , (X) na região mediterrânea, o principal complexo viário do Império media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros.
Em “c”, Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e (,) diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade.
Em “d”, Esse fato incrementou as transações comerciais no interior continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império Romano e comércio especializado em determinados produtos.
Em “e”, O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado , (X) unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se (,) principalmente, a (à) venda de produtos alimentícios, dentre os quais (se) destacam-se (X) vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.

Questão 3

Gabarito: B
Comentário: Empada sem azeitona: 1/100 Se das 6, quatro foram sem azeitonas, 2 tinham azeitona

Como, podemos ter ordem diferente:

Questão 4

Gabarito: D
Comentário:
Rafael caiu da cama e Beatriz não gritou.
Sendo essa informação falsa
Negação: nega as duas proposições e troca por “e” por “ou”
Rafael não caiu da cama ou Beatriz gritou

Saiba mais sobre o Concurso TJ SP 2021: Edital publicado com 845 vagas para Escrevente!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais