Concurso TJ SP: Como estudar Raciocínio Lógico? | Nova Concursos

Concurso TJ SP 2021: Como estudar Raciocínio Lógico?

icone calendario 17 ago 2021

O Concurso do TJ SP está com inscrições abertas e promete uma grande concorrência. Comece já seus estudos para garantir sua vaga: saiba o que estudar em Raciocínio Lógico!

Reunimos neste artigo as principais matérias de Raciocínio Lógico que são cobradas no concurso TJ SP e também algumas orientações de estudo.

Confira nossas dicas e garanta seu cargo no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Quantas vagas o edital TJ SP está ofertando?

O edital do concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo está ofertando, no total, 845 vagas.

Do total de oportunidades, 400 vagas são direcionadas para a capital, 60 são para a grande São Paulo e as 385 restantes são distribuídas por todo o Estado, interior e litoral.

O edital prevê, também, que 5% das vagas fiquem reservadas para candidatos PcDs e 20% sejam direcionadas para candidatos negros.

Como fazer a inscrição para o concurso TJ SP?

Para se inscrever, basta acessar o site da banca organizadora, a Vunesp , até o dia 02 de setembro e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 79,00.

Terão direito à redução de 50% do valor da taxa os candidatos que se enquadrarem nas seguintes situações de forma cumulativa:

  • seja estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e
  • Receba remuneração mensal inferior a 02 (dois) salários mínimos ou esteja desempregado.

Dicas de como estudar Raciocínio Lógico para o concurso TJ SP

O estudo de Raciocínio  Lógico para prestar algum concurso público deve ser pautado nos tópicos específicos pedidos no edital, portanto é necessário ler o documento com atenção.

Outra questão que vocês, estudantes, devem levar em consideração é a banca organizadora. No caso do concurso TJ de São Paulo, é a Vunesp. É sempre bom pesquisar sobre a organizadora e o tipo de prova e de questões que ela aplica e os conteúdos que ela costuma cobrar.

Também é interessante que o candidato reconheça a forma de estudo que é mais eficiente para si próprio. Por exemplo, muitas pessoas gostam de estudar somente pela leitura, enquanto outras precisam fazer exercícios. Uma vez identificada a melhor forma de estudo, coloque-a em prática!

Mais algumas dicas para estudar Raciocínio Lógico:

  • Faça mapas mentais;
  • Resolva muitos exercícios;
  • Alterne a teoria com a prática sempre, e no caso do Raciocínio Lógico, a prática é de extrema importância;
  • Refaça provas antigas do concurso para calcular o tempo de prova.

O que será cobrado de Raciocínio Lógico do concurso TJ SP?

O assunto mais cobrado nas provas do TJ de São Paulo em Raciocínio Lógico é Lógica de Argumentação. Além desse, outros tópicos aparecem com bastante frequência também:

  • Proposições Lógicas;
  • Tabela Verdade;
  • Equivalências Lógicas;
  • Negações Lógicas;
  • Quantificadores Lógicos;
  • Sequências Lógicas;
  • Diagramas de Venn;
  • Associações Lógicas; e
  • Verdades e Mentiras.

O aluno precisará organizar os estudos desses assuntos de forma a começar pelos conceitos básicos do Raciocínio Lógico. Se a primeira matéria estudada for Lógica de Argumentação, por exemplo, o aluno não verá muita eficiência no aprendizado.

Isso acontece porque essa matéria engloba outras, como Proposição Lógica e Tabela da Verdade, portanto não é uma boa opção de primeiro assunto a ser estudado.

Os assuntos sobre Proposições Lógicas e Tabela da Verdade não costumam ser muito difíceis na Vunesp, mas apresentam muita incidência nas provas, portanto precisam ser bastante estudados.

Outra coisa que pode ajudar os candidatos é saber que as questões de Raciocínio Lógico da Vunesp se repetem, então pode ser que questões de provas anteriores sejam cobradas na avaliação de 2021. Por isso, é importante refazer as provas de edições passadas do concurso.

Conteúdo Programático de Raciocínio Lógico do concurso TJ SP

Confira o conteúdo programático completo contido no edital do TJ SP – Escreventes e o objetivo da avaliação do Raciocínio Lógico:

  • Visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações;
  • Visa também avaliar se o candidato identifica as regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição;
  • As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.

Para saber mais sobre o conteúdo de Raciocínio Lógico e as melhores formas de estudo, assista à videoaula do professor Kaká:

Saiba mais sobre o Concurso TJ SP 2021: Edital publicado com 845 vagas para Escrevente!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais