Pesquisar no blog

Guia prático de como escolher um Concurso Público!

icone calendario 09 dez 2021

O mundo dos concursos públicos está sempre repleto de informações e novidades, de forma que uma pessoa que acaba de inserir-se nesse universo pode se sentir confusa e perdida. Sendo assim, saiba como escolher o concurso público ideal!

Começar a estudar para os constantes concursos públicos que aparecem diariamente ao redor do país não é uma tarefa fácil, principalmente se o concurseiro não possui um direcionamento e um foco específico. Dessa forma, confira o guia prático de como escolher um concurso!

Dedique-se a uma área

Primeiramente, é de extrema importância que o concurseiro saiba que participar de um número excessivo de concursos públicos não é recomendável, uma vez que isso impossibilita o candidato de se dedicar totalmente a um objetivo.

Sendo assim, ao estudar para diversos concursos, o concurseiro não pode absorver de maneira efetiva os conteúdos para cada carreira, de forma que as diversas reprovações podem desmotivá-lo.

Por exemplo, ao tentar participar de um concurso para a carreira policial e de outro para a carreira da saúde, será quase impossível dedicar-se o suficiente para ambas as áreas, visto que os conteúdos cobrados são totalmente diferentes.

Portanto, é essencial que o candidato escolha qual área deseja seguir e, a partir disso, analisar os concursos que existem para essa área, facilitando assim a escolha por uma seleção em específico.

Nível de escolaridade e remuneração

Após escolher uma área, é igualmente importante que os concurseiros observem aspectos como o nível de escolaridade e a remuneração a ser recebida.

Primeiramente, existem os cargos que exigem o nível superior em uma formação específica, de forma que se o concurseiro não possui tal especialidade, não poderá concorrer ao cargo.

Entretanto, também existem as carreiras que exigem apenas o nível superior em qualquer área, bem como as que possuem como requisito apenas o nível médio, técnico ou fundamental.

Nesse sentido, um concurseiro que possui o nível superior deve observar que existem concursos que oferecem remunerações muito atrativas para cargos de níveis médio, como os de Tribunais, enquanto que há outros, como os Municipais, que ofertam salários menores para nível superior.

Sendo assim, o candidato deve analisar suas prioridades e decidir, com base em sua realidade e necessidade, o que é que mais lhe convém.

Outros aspectos para a escolha de um cargo

É igualmente essencial, após a escolha da área a seguir e após analisar as questões de nível de escolaridade e remuneração, que os candidatos também pensem em aspectos a longo prazo.

Ou seja, também é importante que os cargos sejam analisados com base na afinidade que o concurseiro possui com ela, de forma que escolher uma carreira apenas por sua atrativa remuneração não é recomendável.

Isso porque depois de alguns anos isso pode se tornar frustrante e gerar outros problemas emocionais.

Além disso, escolher uma carreira que chame a atenção do candidato também é essencial para que o foco nos estudos para o concurso público seja mantido e o auxilie a alcançar a aprovação.

Ademais, devem ser consideradas ainda as questões acerca de lotação, uma vez que muitos concursos públicos podem exigir que o candidato mude de cidade para exercer suas funções, de forma que essa também é uma questão a ser observada.

Por fim, ao analisar todas essas questões e escolher um cargo, ainda é uma boa ideia conversar com alguém que trabalhe nessa área, para saber exatamente como é a rotina e as funções desempenhadas, a fim de confirmar se aquilo é o que o candidato realmente almeja.

Sendo assim, para finalizar, conheça as diferentes carreiras existentes no mundo dos concursos público:

Carreiras Administrativas

Primeiramente, as Carreiras Administrativas são contempladas em concursos público de diversos órgãos ao redor do país. Ademais, normalmente são ofertados cargos de níveis médio e superior para essa área.

Além disso, as Carreiras Administrativas geralmente são bastante procuradas por conta de seus grande quantitativos de vagas.

Carreiras Fiscais

Também estão presentes no universo dos concursos públicos as Carreiras Fiscais, normalmente contempladas pelas instituições cujo trabalho é voltado para a fiscalização e a auditoria fiscal.

Além disso, o exemplo mais conhecido de uma dessas instituições é a Receita Federal do Brasil (RFB), de caráter nacional. Ademais, ainda estão os órgãos de caráter Estadual e Municipal.

Carreiras Policiais

Outro grupo bastante concorrido entre os concursos público diz respeito às Carreiras Policiais, contempladas entre diversas corporações como Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícias Civis e Militares, Guardas Municipais, entre outros.

Além disso, tal área possui uma particularidade que é o Teste de Aptidão Física entre suas etapas avaliativas, uma vez que tais carreiras exigem do candidato um condicionamento físico específico.

Carreiras de Controle e Gestão

Por outro lado, tais carreiras são encontradas nas Controladorias, no Tribunal de Contas da União (TCU) e nos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais.

Além disso, os concursos para essas carreiras são bastante concorridos e exigem do candidato bastante esforço e dedicação, afinal, os cargos de Controle Externo cuidam dos atos da Administração Pública, o que exige grande responsabilidade.

Carreiras Tribunais

Ademais, uma das áreas que mais contam com vagas ofertadas são as de Carreiras Tribunais, uma vez que existe uma grande quantidade desses órgãos, como os Tribunais de Justiça do Trabalho, Eleitoral, Militar etc.

Além disso, normalmente os concursos para tais órgãos ofertam vagas para os cargos de Técnico Judiciário, de nível médio, e de Analista Judiciário, de nível superior para diversas especialidades.

É igualmente interessante frisar que as remunerações para essas carreiras são bastante atrativas e têm chamado a atenção de muitos concurseiros.

Carreiras Legislativas

Outra área que abrange muitos órgãos importantes (como o Senado Federal, as Assembleias Legislativas, as Câmaras Municipais e a Câmara dos Deputados) é a de Carreiras Legislativas.

Nesse sentido, os cargos mais presentes nos concursos públicos são os de Consultor Legislativo, que geralmente exige o nível superior com formação específica, e o de Técnico Legislativo, de nível médio.

Além disso, os salários recebidos pelos contratados nessas carreiras também são muito atrativos, principalmente para o Senado e a Câmara dos Deputados.

Carreiras Bancárias e Financeiras

Além disso, também existem as Carreiras Bancárias e Financeiras, que apesar de serem apresentadas normalmente como em um mesmo grupo, exigem do candidato preparações distintas.

Ademais, para a área bancária estão os bancos conhecidos nacionalmente, como a CAIXA e o Banco do Brasil. Por outro lado, a área financeira está presente em órgãos como o Tesouro Nacional e Bacen, de forma que as atuações são diferentes.

Carreiras Jurídicas

Por fim, também é importante apresentar as Carreiras Jurídicas, que exigem do concurseiro a formação de nível superior específica no curso de Direito.

Além disso, os cargos mais contemplados pelas seleções dessa área são os de Juiz, Promotor, Defensor Público e Procurador.

Ademais, apesar de fazerem parte do mesmo grupo, cada um desses cargos requer uma preparação diferente, visto que cada um deles possui suas particularidades.

Acompanhe nossas

redes sociais