O que faz um Auxiliar de Papiloscopista da PC-SP? | Nova Concursos

O que faz um Auxiliar de Papiloscopista da PC-SP?

icone calendario 04 mar 2021

O concurso PC-SP (Polícia Civil de São Paulo) terá a oferta de 8 mil vagas até o ano de 2023 com oportunidades para vários cargos e níveis médio e superior de escolaridade. Confira neste artigo o que faz um Auxiliar de Papiloscopista!

O último concurso foi realizado em 2018 e contou com a organização da banca organizadora Fundação Vunesp .

As provas objetivas foram compostas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Criminologia, Noções de Odontologia e Medicina Legal, Noções de Informática, Noções de Lógica, Noções de Identificação, Conhecimentos Gerais e Atualidades.

Conheça mais sobre o cargo de Auxiliar de Papiloscopista da PC São Paulo e aproveite para intensificar seus estudos, garantindo com antecedência uma das vagas!

O que faz um Auxiliar Papiloscopista da PC SP?

Este profissional é o responsável por cuidar de toda a parte burocrática e administrativa dos processos de identificação civil e criminal.

Além de ser responsável pela preparação os materiais específicos para coleta de impressões, toma as digitais das pessoas identificadas para fins civis e criminais, bem como, de cadáveres desconhecidos, se necessário também toma impressões palmares e plantares, relaciona e controla os documentos que auxiliam o andamento do trabalho do Papiloscopista.

É importante salientar que os candidatos devem possuir mãos perfeitas, que saibam manusear os instrumentos de forma precisa, uma boa visão para captar pequenos detalhes nos fragmentos coletados, muita preparação psicológica para lidar com situações tensas e insalubres e bastante paciência, pois a pressa pode prejudicar detalhes.

Quais os requisitos para o cargo?

Para concorrer ao cargo de Auxiliar de Papiloscopista  os candidatos devem possuir:

– No mínimo 18 anos de idade;
– Não registrar antecedentes criminais;
– Estar no gozo dos direitos políticos;
– Estar em dia com o serviço militar;
– Ter capacidade física e mental para o exercício do cargo;
– Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada;
– Ser habilitado para a condução de veículos automotores na categoria “B”, no mínimo;
– Ser portador de certificado de conclusão de nível médio expedido por instituição de ensino, pública ou privada, devidamente reconhecido e registrado.

Quanto ganha o Auxiliar de Papiloscopista?

O salário inicial para o cargo de Auxiliar de Papiloscopista é de R$ 2.905,34. Há também o adicional por insalubridade, de R$ 691,64.

A diferença salarial entre os cargos de Agente Policial e Auxiliar de Papiloscopista para os Papiloscopistas e Agente de Telecomunicações se deve à lei complementar 1.249, de 3 de junho de 2014, que alterou de ensino fundamental para médio a exigência de ingresso para os cargos de Agente, Atendente de Necrotério e Auxiliar de Papiloscopista, sem compatível alteração salarial.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais