Como estudar Português para o concurso PC SP? | Nova Concursos

Como estudar Português para o concurso PC SP?

icone calendario 14 Maio 2021

Se você está pensando em realizar a seleção do concurso PC SP , já pode iniciar seus estudos para garantir sua vaga!

Reunimos neste artigo as principais matérias de Português que são cobradas no concurso PC SP e também algumas orientações de estudo.

Confira nossas dicas e garanta seu cargo na Polícia Civil de São Paulo.

Dicas de Estudo

Para conseguir eficiência nos estudos em Língua Portuguesa, é preciso ter paciência.

Português é a principal matéria da maioria dos concursos públicos e é necessário paciência para estuda-la. Isso se deve ao fato de que a Língua Portuguesa é uma rede de pequenos tópicos que conectam e não funcionam bem separadamente.

Ou seja, não adianta estudar regência nominal e verbal se você não entende de morfologia.

Talvez seja mais eficaz estudar língua Portuguesa com a ajuda de algum professor ou de algum cursinho, mas se isso não for possível, crie um cronograma bem definido de horários e a sequência em que as matérias devem ser estudadas.

Estando em casa, a tentação do celular, da cama, da geladeira pode ser gritante, mas é importante que você não ceda e que cumpra seu cronograma!

Outra questão que vocês, estudantes, devem levar em consideração é a banca organizadora. No caso do concurso PC de São Paulo, é a Vunesp.

É sempre bom pesquisar sobre a organizadora e o tipo de prova e de questões que ela aplica.

Mais algumas dicas para estudar Português:

  • Tenha uma gramática física ou online sempre ao alcance;
  • Faça mapas mentais;
  • Leia muito e todos os tipos de texto para treinar interpretação;
  • Alterne a teoria com a prática sempre;
  • Refaça provas antigas do concurso.

O que costuma ser mais cobrado nas provas do concurso PC SP?

Os editais das seleções PC SP muitas vezes apresentam conteúdos diferentes para cada cargo ofertado, portanto é importante ler o edital com atenção para saber exatamente o que estudar.

Como o concurso PC SP ainda não tem edital lançado, fizemos um resumo das matérias que mais apareceram nas provas dos últimos concursos e que são base para todos os cargos.

A divisão de estudos pode ser feita entre Português e Interpretação de Texto. O Prof. Dorival Conte Junior fez uma pesquisa a partir de provas anteriores e indicou o que precisa ser estudado em cada um desses dois segmentos.

No segmento do Português, a matéria é vasta e densa, porque cai ortografia, morfologia, sintaxe, pontuação, fonética e fonologia e semântica. Ou seja, praticamente o conteúdo inteiro de língua portuguesa.

Ainda assim, existem os tópicos que mais aparecem e que também mais causam dúvidas nos concurseiros, como é o caso da crase.

A crase precisa de uma atenção especial, pois ela costuma ter muitas regras difíceis de “decorar”.

Uma dica para estudar Crase é procurar diferentes explicações na internet ou mesmo no YouTube, pois existem muitas formas de ensinar como se usa a crase e muitas delas são criativas e descomplicadas para entender.

Assim como a crase, outra questão que aparece muito nas provas da PC SP é a Pontuação. Às vezes uma vírgula no lugar errado pode mudar todo o sentido de uma frase e isso pode ser explorado nas avaliações.

Por exemplo, na frase “vamos comer, vovó”, se tirarmos a vírgula, a sentença passa a expressar um ato de canibalismo: “vamos comer vovó”.

Portanto, saber como usar a vírgula e outras pontuações é extremamente necessário para garantir uma boa nota no concurso.

Outro assunto bastante cobrado, é Conjugação Verbal. Entender os modos, os tempos verbais e saber como usa-los é crucial.

Além disso, é preciso saber conjugar os verbos em Concordância com os substantivos, que, por sua vez, precisam concordar em gênero e número.

É agramatical dizer “as meninas está doando sua roupas”, por exemplo. As Concordâncias verbal e nominal, por pressuposto, andam lado a lado Conjugação Verbal.

A Colocação Pronominal também é um assunto que aparece com frequência nos concursos PC SP e diz respeito ao uso dos pronomes pessoais oblíquos átonos, que são:

  • Me;
  • Te;
  • Se;
  • O (s);
  • A (s);
  • Lhe (s);
  • Nos;
  • Vos.

Geralmente, esses pronomes causam certa incerteza na hora do uso. Assim sendo, os concurseiros que querem garantir um notão na prova de Português precisam estudar próclise, ênclise e mesóclise.

Por fim, o último assunto que mais aparece em provas da Polícia Civil de São Paulo , são as Regências Nominal e Verbal.

A dica para estudar esse último conteúdo com eficiência é: faça exercícios! Essa pode ser a melhor maneira para memorizar bem a matéria.

Na parte de Interpretação Textual, a dica mais valiosa é: leia.

A leitura pode ser de textos dissertativos, narrativos, descritivos ou de vários outros tipos, mas é preciso ler!

É bacana que o candidato tenho um vasto repertório de conhecimento de tipos e gêneros textuais, mesmo para saber como interpretar corretamente algum enunciado.

Nas últimas provas, o que foi mais cobrado na parte de Interpretação de Texto foram os sentidos das conjunções, qual o ponto de vista do autor do texto, o sentido próprio e o sentido figurado e inferências dessa natureza.

A parte de interpretação merece uma dedicação especial na hora dos estudos, pois a falta dela pode fazer grandes estragos na nota final do candidato.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: 2.939 vagas autorizadas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais