Assinatura completa
Assinatura completa

Os 11 erros dos concurseiros

Os 11 erros dos concurseiros

Seguir uma carreira no setor público requer tempo e dedicação. Quem estuda precisa ficar atento para não colocar em risco a tão sonhada vaga no concurso, conhecendo também os 11 maiores erros dos concurseiros e sabendo como evitá-los.

A Nova irá te ajudar a desvendar cada um deles. Confira quais são:

1. Prestar mais de um concurso em áreas diferentes

Além do trabalho dobrado, você pode ter dificuldade para montar um cronograma. Os concursos da mesma área costumam ter diversas matérias em comum. Assim, mesmo que você foque em um concurso específico, você pode prestar concursos semelhantes, pois estudará basicamente a mesma coisa, com poucas matérias específicas para cada um deles.

2. Só dar prioridade a matérias que você tem maior afinidade

Foque em todos os tipos de matérias para descobrir seus pontos fracos. Se você apenas priorizar aquilo que gosta, vai ter problemas para a resolução de exercícios mais complicados e não vai conseguir uma boa colocação.  Revise todas, sem exceção.

3. Perder tempo nos intervalos de estudo

O tempo de parar é essencial para o bom rendimento do estudo. Utilize pausas de 15 minutos no meio de cada turno de 3 ou 4 horas, pausas maiores (de 1 hora e meia a 2 horas) entre os turnos do dia (manhã, tarde e noite) e reservar 1 dia da semana para relaxamento e diversão. Esses são cuidados importantes para que o candidato tenha bons condições de aprendizado.

4. Não treinar/simular um dia de prova

Concurseiro que calcula bem o tempo de resolução para cada matéria e treina diversos simulados tem mais chances de controle e segurança na hora da prova. Além disso, ele poderá ficar bem menos ansioso e com preparação total para quando a data chegar.

5. Escolher um concurso de nível médio porque é mais fácil

Saiba que o leva o candidato a ser aprovado não é o grau ou nível de dificuldade, e sim uma preparação adequada. Além do mais, achar que este tipo de concurso é mais fácil é erro grave, pois seu conteúdo programático possui temas, questões e características que precisam ser estudadas com a mesma disciplina de concursos de nível superior.

O número de vagas também triplica para o nível médio, portanto nada de moleza perante a outros candidatos!

6. Desorganização e improvisação

Não tem meta? Não sabe por onde começar? Seu local de estudo é uma bagunça? está estudando sozinho e por conta própria? Não tem hora fixa para estudar? Pois saiba que a organização é o maior aliado de um concurseiro.  Independente se você trabalha e estuda, estuda só a noite ou para vários concursos, tenha em mente que para qualquer situação, é preciso foco.

Comece entendendo suas necessidades e objetivos.

7. Falta de revisão da matéria

A revisão é fundamental para saber se você entendeu bem os conceitos, se esqueceu de algum item ou estudou tudo o que foi pedido. quando reforçamos o que estudamos por meio da repetição revisada, tendemos a entender melhor a matéria. Faça revisões periódicas para não deixar tudo para a última hora!

11. Partir direto para os exercícios sem estudar a teoria ou vice-versa

Essa conduta dificulta o aprendizado e a fixação da matéria. Normalmente, o candidato que faz isso também tem o hábito de começar os estudos, mas interrompê-lo ao primeiro sinal de cansaço, para recomeçar o ciclo quando sai outro edital. Evite.

Bons estudos!