O que faz um psicólogo?

icone calendario 20 Maio 2015

o-que-faz-um-psicologo Saiba o que faz um psicólogo com a Nova Concursos!

Salário: R$ 2341,00

Nível exigido: Ter graduação no curso de psicologia e estar registrado no Conselho Regional de Psicologia

Quais as atribuições do cargo?

O psicólogo é o profissional que estuda os fenômenos da mente, as comportamentais do ser humano e a interação dele com a comunidade, proporcionando bem-estar na vida do individuo nas relações sociais.

tj-rj-psicologo Dessa forma, ele atua na reabilitação, no auxilio, na prevenção de problemas e doenças de pessoas com diferentes distúrbios, como mentais, de personalidade e emocionais.

O profissional tem cada vez mais um leque de opções para trabalhar, entre elas a área organizacional, escolar ou educacional, gestão de pessoas, treinamento, e recentemente a psicológica institucional.

Quebrando paradigmas de que trabalha apenas em clínicas, ele pode também atuar em diferentes setores, como psicólogo do esporte, por exemplo, preparando os jogadores para um jogo decisivo, a psicologia emergencial, nos casos de grandes tragédias, sendo fundamental para manter a calma dos parentes e envolvidos nessa situação.

Há também a psicologia jurídica, social, entre outras. Hospitais, escolas, clínicas, unidades de saúdes são alguns dos espaços que o profissional pode atuar.

pref-cuiaba-psicologo palavra de quem é:

Depoimento da psicóloga Luídia Maria de Aguiar Bezerra

A importância da psicologia se dá no nosso cotidiano, a qual ela oferece ferramentas de um maior entendimento dos nossos comportamentos e dos outros, assim como ajuda no enfrentamento diante das adversidades, com um olhar mais positivista em relação à vida.

Toda a sociedade se beneficiaria com um maior conhecimento e aplicação dos métodos e técnicas da psicologia.

Exemplificando de forma superficial, os médicos teriam um olhar com mais compreensão e entendimento em relação aos seus pacientes, os empresários lucrariam proporcionando um ambiente favorável ao trabalho, dando melhores condições, o que refletiriam no bem-estar e saúde dos seus trabalhadores.

Na área do esporte, um suporte em relação à motivação e equilíbrio dos atletas, na área de educação, os professores teriam em mãos ferramentas da psicologia do desenvolvimento e um olhar diferenciado para cada aluno.

Enfim, são inúmeros os benefícios que a psicologia proporciona para sociedade, tendo como base a reflexão e possibilidades de mudanças.

Como é a rotina de trabalho?

Importa destacar, que dentro da área clínica existem várias abordagens teóricas que irá nortear o profissional para prática, no meu caso, atuo de acordo com a visão comportamental (behaviorista).

Além da escolha da abordagem, o profissional direciona o seu público de atendimento, que pode ser voltado para o casal, família, criança, adolescente, adultos, idosos, grupos, entre outros.

Na minha rotina de trabalho, atendo casais, crianças, adolescentes e adultos. Diariamente faço avaliações, diagnósticos e trato do sofrimento, bem como das limitações de cada um.

Geralmente são problemas relacionados com a aprendizagem, depressão, ansiedade exacerbada, dificuldade nos relacionamentos amorosos, abuso de álcool/drogas, timidez excessiva, etc. 

O que é preciso para fazer parte?

O trabalho do psicólogo clínico perpassa o horário de atendimento do paciente, tendo em vista que este precisa fazer registros de cada sessão, investigação de cada caso, relatórios e possíveis encaminhamentos para outros profissionais da saúde, dependendo do caso.

Desta forma, o psicólogo que se dedica a clínica, tem que ter uma vida emocionalmente equilibrada, uma boa saúde mental para poder lidar diariamente com o sofrimento das pessoas, ter um bom suporte teórico, e gostar de pesquisar/estudar, tendo em vista que cada paciente é um desafio, um novo mundo a ser descoberto e entendido.

 “O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.” (Skinner, 1974, p.31)

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais