10 dicas para potencializar sua memória

icone calendario 20 Maio 2015

shutterstock_194891042 Sempre me interessei pelos enigmas do nosso cérebro, principalmente quando o assunto era a memória. Em uma das minhas pesquisas descobri que nos lembramos de apenas 10% do que foi estudado. O que é uma tragédia. Para aumentar essa porcentagem, e não esquecer todo o edital que você acabou de estudar, existem algumas maneiras de memorizar as informações eficientemente. Aprendi algumas coisas com o tempo e com a experiência que adquiri, por isso, siga essas dicas e potencialize os seus estudos.

 

1. É importante não ficar apenas na leitura ou na compreensão de algo que foi ensinado, para memorizar de fato o conteúdo é preciso debater ou explicar para uma outra pessoa o que você aprendeu. Grupos de estudo serão sempre válidos para essas discussões.

2. Quando temos dificuldade em decorar algo, uma dica valiosa é relacionar o assunto com um desenho ou uma imagem. Essa ilustração deve entrar no resumo junto com o texto, fica muito mais fácil de lembrar quando se tem uma associação por imagem.

3. Meu estudo não rende em casa quando trata-se de uma matéria que não gosto. Nunca suportei matemática, mas tinha que encarar. Então, eu saía de casa, e das distrações que são os celulares e as redes sociais, para me concentrar em uma biblioteca. Sempre funcionou.

4. Os temas de maiores dificuldades precisam ser retomados no dia seguinte. É importante criar um ciclo para esses assuntos, assim podemos praticar mais, trabalhando intensamente os exercícios.

5. Depois de horas estudando, chega um momento em que nada mais é registrado pelo seu cérebro. Por isso, uma pausa nos livros também é importante. Quando estiver muito cansado, tire um cochilo de meia hora ou dê algumas voltas para desocupar a cabeça. Saber descansar também é fundamental.

6. Fica muito mais fácil memorizar quando conseguimos associar um assunto com outro. Por exemplo, os procedimentos processuais são muito parecidos e pouco muda entre eles. Entenda o contexto geral e foque nas pequenas diferenças.

7. Em meus métodos, eu tinha como rotina estudar a teoria e logo em seguida reforçar o conteúdo fazendo os exercícios. Porém, com o tempo, percebi que eu forçaria muito mais a minha memória se eu separasse a parte teórica da prática. Portanto, deixe os exercícios para os dias seguintes, essa dica é muito importante de ser seguida.

8. A organização é essencial para conquistar bons resultados. Muito material pode te atrapalhar na hora de estudar. Faça resumos e revise aquilo que tem disponível, seus acertos irão disparar.

9. Para cada concurso/prova eu criava um roteiro e uma estratégia de estudo. Tabelas e resumos foram sempre os meus aliados nessas batalhas.

10. O nosso sono tem cinco fases e elas são indispensáveis para conseguirmos um alto rendimento. Na quinta etapa do nosso repouso, quando estamos em um descanso profundo, é que a memória atua. É nessa hora que conseguimos memorizar de fato tudo aquilo que aprendemos no dia anterior. Portanto, é imprescindível dormir bem.

 

Bons estudos!

Cátia Pipoca Cátia Pipoca é concursanda por natureza e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpagehttps://www.facebook.com/C.PoPcon

 

 

 

 

 

Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova ! Também acompanhe-nos no Facebook   e Google Plus  para saber das novidades e dicas!

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais