Compartilhar:

Como entender o edital?

icone calendario 20 maio 2015

fotolia_10056608Oi amores, tudo bem com vocês? Sei que falei dele recentemente, mas é que é muito importante ler e entender bem o edital. Para começar, edital é um instrumento de comunicação oficial. Por meio dele é que a administração dá conhecimento de algo de seu interesse. Essa comunicação é uma exigência legal e constitucional, baseada no princípio da “publicidade dos atos administrativos”. E é por isso que a realização de um concurso público deve ser comunicada a todos.

Mas como a maioria lê apenas o que interessa – ou seja, o salário, a data da prova e os assuntos que vão cair na prova -, é importante lembrá-los de ler todo o edital , mesmo com a preguiça dizendo ser desnecessário, não custa nada na primeira lida passar por todos os pontos e depois grifar os mais relevantes sem esquecer dos critérios de desempate e o peso de cada matéria. Ok?

Leia com atenção, grife e anote as seguintes informações:

– Nome da Organizadora do Concurso
– Nome do cargo, número de vagas, local de exercício do cargo, remuneração e jornada de trabalho
– Inscrição, isenção de pagamento de taxa de inscrição e confirmação de pagamento:
– Tipo de prova a ser aplicada, data de realização da prova, fases posteriores, conhecimentos requisitados, classificação: “disposições preliminares”, “etapas”, “disciplinas”, “das provas”, “primeira etapa”, conteúdo programático”, “programa”, “conhecimentos”
– Condições e prazos para recursos: “recursos
– espécie de vaga a ser disputada. Se o concurso é para o provimento de cargo público, emprego público ou cadastro de reserva.
– o nível de escolaridade e para cada especialidade a formação exigida

exigencias-do-editalExistem também os requisitos gerais para o exercício do cargo. Mas a estes não costumo dar tanta importância, porque 90% dos candidatos já o possuem. Tais exigências são:
– ter sido aprovado em todas as etapas do concurso;
– ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português amparado pelo estatuto de igualdade;
– estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório, se do sexo masculino;
– ter, no mínimo, 18 anos completos na data da posse;
– ter situação regular perante a legislação eleitoral;
– comprovar a escolaridade exigida para o cargo;
– possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
– cumprir as determinações do edital.

Depois dessa leitura detalhada do edital, eu recomendo que você monte seu plano de estudos de acordo com as matérias que são exigidas no edital. Dê bastante atenção ao que você tem mais dificuldade, mas não esqueça de estudar e revisar as matérias que você já domina.

Para saber se a técnica de estudo que escolheu está surtindo um bom efeito basta pesquisar um bom site de questões e separar questões de tudo que já estudou e fazer um SIMULADÃO com no mínimo de 100 questões. Se o seu percentual de acertos for menor que 70% ainda não está bom, é hora de reavaliar e anotar os erros para pesquisar e revisar com mais atenção. Faça isso ( SIMULADÃO ) uma vez por mês até atingir a marca dos 90% pra cima.

Não esquecer que toda semana é preciso resolver questões como reforço. O SIMULADÃO fica apenas para avaliação final.

Abração forte de ursa e bons estudos!

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza

 

e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

banner_nova_468_60_arrumado

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos)

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais