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Concurso Câmara de Curitiba – PR

Saiu o edital do novo concurso Câmara de Curitiba, capital do Paraná! São 37 vagas para cargos de nível médio e superior de escolaridade, com salários de até R$ 8,6 mil.

Como fazer a inscrição no concurso Câmara de Curitiba?

As inscrições estarão disponíveis do dia 19 de novembro até às 17 horas do dia 19 de dezembro de 2019. Os interessados deverão se inscrever por meio do site da banca organizadora, o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná .

O valor da taxa de inscrição é o seguinte:

  • Nível Médio: R$ 100,00;
  • Nível Superior: R$ 150,00.

O prazo de vencimento do boleto é o dia 20 de dezembro de 2019.

Para conseguir a isenção da taxa de inscrição, é necessário:

  • Ser doador de sangue

O período para solicitar a isenção é do dia 19 até o dia 28 de novembro.

Quem pode fazer o concurso Câmara de Curitiba – PR?

As oportunidades são as seguintes:

  • Nível Médio: Técnico Administrativo (24 vagas);
  • Nível Superior: Analista Legislativo (4), Contador (1), Procurador Jurídico (6), Redator (2).

Os salários variam de R$ 2.259,27 a R$ 8.657,11, em jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Quais são os requisitos para investidura no cargo do concurso Curitiba PR?

  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e máxima de 74 (setenta e quatro) anos completos até a data da posse;
  • Ser bacharel em Direito, com Diploma ou com Certidão de Conclusão de Curso acompanhado de histórico escolar, reconhecido pelo Ministério da Educação, a ser apresentado no ato da posse, para os inscritos ao cargo de Procurador Jurídico;
  • Estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná e no pleno gozo das prerrogativas profissionais, nos termos da Lei Federal nº 8906/1994, para os inscritos ao cargo de Procurador Jurídico;
  • Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações do serviço militar, se do sexo masculino;
  • Não ser aposentado em cargo público (federal, estadual e municipal) inacumulável.

Como será a prova do concurso Câmara de Curitiba PR?

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, previstas para o dia 2 de fevereiro de 2020, na cidade de Curitiba (PR).

Haverá ainda prova de Redação para o cargo de Técnico Administrativo, Parecer para o cargo de Analista Legislativo e Contador, Provas Discursiva e Parecer para o cargo de Procurador Jurídico e uma prova de Compreensão e Produção de Textos para o cargo de Redator.

A estrutura das provas será a seguinte:

Nível Médio

Técnico Administrativo: Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico (5 questões), Legislação (15 questões), Conhecimentos Específicos (10 questões).

Nível Superior

Analista Legislativo: Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico (5 questões), Legislação (10 questões), Conhecimentos Específicos (15 questões).

Contador: Língua Portuguesa (10 questões), Legislação (10 questões), Conhecimentos Específicos (20 questões).

Procurador Jurídico: Legislação (5 questões), Conhecimentos Específicos (35 questões).

Redator: Legislação (10 questões), Conhecimentos Específicos (30 questões).

Confira o conteúdo programático:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa: 1. Compreensão e Interpretação de Texto As questões de compreensão e interpretação visam a averiguar a capacidade do candidato, quanto à (ao): 1.1 Apreensão do significado global dos textos. 1.2 Estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais. 1.3 Reconhecimento das ideias principais e secundárias. 1.4 Dedução de ideias e pontos de vista implícitos nos textos. 1.5 Captação da linha argumentativa do autor. 1.6 Diferenciação entre fatos e opiniões. 1.7 Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto. 1.8 Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos. 1.9 Análise dos textos do ponto de vista da unidade temática e estrutural. 1.10 Reconhecimento da natureza dominante de um texto quanto ao gênero (conto, artigo, carta etc.), ao tipo (dissertativo, descritivo, narrativo etc.), ao registro (formal, informal), à variedade (padrão, não-padrão) e à modalidade (oral, escrita). 2. Aspectos Gramaticais e Ortográficos As questões sobre fatos da língua visam a aferir a capacidade do candidato de: 2.1 Reflexão e análise sobre o funcionamento linguístico. 2.2 Estabelecer relações entre os fenômenos gramaticais de diferentes tipos. 2.3 Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo. 2.4 Adequação de usos linguísticos ao contexto. 2.5 Domínio da variedade padrão escrita.
  • Raciocínio Matemático: 1 Resolução de problemas envolvendo números reais, conjuntos, contagem e porcentagem. Sistemas, equações, regra de três simples e sequências. Área, volume e capacidade. Leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
  • Legislação Específica: 1. Lei Orgânica de Curitiba. 2. Noções de Direito Administrativo: Lei nº 8.666/93 e Lei 10.520/2002; Lei nº 9.784/1999 e Lei nº 8.429/92. 3. Noções de Direito Constitucional: Direitos e deveres fundamentais; Organização do Estado e dos Poderes; Princípios da Administração Pública (direta e indireta): legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e servidor público (artigos 37 a 41, Capitulo VII). 4. Regimento Interno Câmara (Resolução nº 8 de 03 de dezembro de 2012).

Conhecimentos Específicos

Técnico Administrativo

  • Informática: a. Noções básicas de navegação na internet e correio eletrônico (Mozilla Firefox e Google Chrome). b. Noções básicas de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas. c. Noções básicas de proteção e segurança da informação. d. Noções básicas do funcionamento de computadores e de periféricos, hardware e software. e. Noções consistentes de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o Microsoft Excel (versões 2007, 2010 ou 2013) e LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior). f. Noções consistentes de escrita e editoração de texto utilizando o Microsoft Word (versões 2007, 2010 ou 2013) e LibreOfficeWriter (versão 5.0.6 ou superior). g. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows (versão 10) e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). h. Noções dos sistemas operacionais Windows (versão 10) e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).
  • Arquivologia
  • Comunicação e Redação Oficial
  • Instruções Normativas do Tribunal de Contas do Paraná: a. Instrução n.º 117/2016 – Atos de aposentadoria. b. Instrução n.º 142/2018 – Admissão de Pessoal – SIAP. c. Instrução n.º 148/2019 – Prestação de contas Municipais.
  • Gestão de Materiais

Analista Legislativo: 1. Competência municipal para legislar sobre direito do consumidor, direito dos idosos, das mulheres, do meio ambiente e sobre saúde e educação. 2. Direito Constitucional – Dos direitos e garantias fundamentais; dos direitos e deveres individuais; dos direitos sociais; dos direitos políticos (Título II, Capítulos I, II, III e IV – artigos 1º ao 16). Administração Pública (Artigos 37 ao 41, Capítulo VII). Das finanças públicas (Título IV, Capítulo II, artigos 163 a 169). 3. Lei Complementar nº 95 de 26 de fevereiro de 1998 – Dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o parágrafo único do art. 59 da Constituição Federal, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona. 4. Noções de direito urbanístico (competência para legislar sobre direito urbanístico, Lei Municipal n.º 14771/2015 e Lei Municipal n.º 15511/19). 5. Orçamento Público: Lei 4.320/1964 – Lei de Orçamento. Disposições Gerais; Conteúdo e Forma da Proposta Orçamentária. 6. Dos Créditos Adicionais; Do Controle Externo. Lei 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal. Disposições Preliminares; Do Planejamento; Da Receita Pública; Da Despesa Pública: Da Geração da Despesa, Da Despesa Obrigatória de Caráter Continuado, Das Despesas com Pessoal, Do Controle da Despesa Total com Pessoal.

Contador: 1. Contabilidade Pública – Conceito, campo de atuação, sistema orçamentário, sistema financeiro, sistema patrimonial e sistema de compensação. 2. Despesa pública: Conceito, classificação, codificação, estágios da despesa, restos a pagar, patrimônio público, variações patrimoniais, créditos adicionais. 3. Lei Complementar Federal n.º 101 de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências): do planejamento, da receita pública, da despesa pública, das transferências voluntárias, da destinação de recursos públicos para o setor privado, da dívida e do endividamento, da gestão patrimonial, da transparência, controle e fiscalização. 4. Lei Complementar Municipal nº 101 de 25 de agosto de 2017 (Estabelece normas de finanças públicas no âmbito do Município de Curitiba voltada para a responsabilidade da gestão fiscal e previdenciária). 5. Lei Federal n.º 4.320/64: da lei do orçamento, da proposta orçamentária, da elaboração da lei de orçamento, do exercício financeiro, dos créditos adicionais, da execução do orçamento, do controle da execução orçamentária dos balanços e anexos. 6. Noções de tributos (PIS; CONFINS; CSLL; Imposto de Renda; Certidões negativas; dívida ativa). 7. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público NBC. 8. Orçamento Público: Conceito, princípios orçamentários, lei orçamentária anual, lei de diretrizes orçamentárias, plano plurianual. 9. Plano de contas. 10. Receita pública: conceito, classificação, receita orçamentária, receita extra orçamentária, codificação, estágios da receita, dívida ativa. 11. Regimes Contábeis: Conceitos, princípios, regimes de caixa e de competência.

Procurador Jurídico: 1. Direito Constitucional. 2. Direito Administrativo. 3. Direito Urbanístico. 4. Direito Financeiro – Finanças Públicas. 5. Direito Processual Civil. 6. Direito Previdenciário. 7. Legislação Específica: Lei 10.520/2002, Lei Complementar Federal nº 95/98, Lei Federal nº 8.429/92, Lei Federal nº 8.666/93, Lei Federal nº 9.784/1999, Lei Orgânica de Curitiba, Regimento Interno Câmara (Resolução nº 8 de 03 de dezembro de 2012).

Redator: 1. Discurso parlamentar: o discurso e a comunicação; o discurso político; estrutura do discurso; persuasão e eloquência. 2. Língua Portuguesa: a. Ortografia, acentuação e pontuação gráfica. b. Emprego das classes gramaticais. c. Concordância verbal e nominal. d. Regência verbal e nominal. e. Interpretação e análise crítica de textos. f. Estruturas linguísticas e elementos semânticos do texto. g. Conhecimentos de Linguística, Literatura e Estilística aplicados ao discurso legislativo: funções da linguagem; níveis de linguagem; análise de gêneros e estilos de textos; textos literários e não literários, textos objetivos e subjetivos; textos informativos, didáticos, argumentativos, apologéticos e elegíacos; a racionalidade e a emotividade, a pessoalidade e a impessoalidade na criação de textos; lirismo e linguagem poética; denotação e conotação; figuras de linguagem; vícios de linguagem. h. Retórica e teoria da argumentação. Fundamentos de retórica. Teoria da argumentação: formas de raciocínio; raciocínio e argumento; dedução e indução; o raciocínio categórico-dedutivo. i. Vícios de raciocínio: tautologia; generalização falsa; conclusão não decorrente; analogia improcedente; ausência de conclusão; sofisma. j. Produção de textos. Elementos estruturais do texto: frase, oração e período; coordenação e subordinação; parágrafo-padrão e tópico frasal; coesão textual: anafóricos e articuladores; coerência textual: meta regras da repetição, progressão, não contradição e relação. Aspectos intrínsecos (conteúdo e essência) e extrínsecos (forma e estilo) do texto: qualidades de harmonia, coesão, coerência, concisão, objetividade e clareza, correção gramatical e domínio do tema; vícios de prolixidade, linguagem rebuscada, verbosidade, frases e períodos muito longos, uso exagerado de chavões ou clichês; pensamento superficial; frágil argumentação. 3. Manual de Redação da Presidência da República. 4. Redação e técnica legislativa. 5. Redação parlamentar. 6. Informática: a. Noções consistentes de escrita e editoração de texto utilizando o LibreOfficeWriter (versão 5.0.6 ou superior).

Histórico de Notícias

13/12/2019

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