Edital do concurso Cress SE foi oficialmente publicado! As inscrições já começaram e vão até as 23h59 do dia 08 de fevereiro de 2021. O certame oferece vagas para candidatos de níveis médio e superior, com salários que chegam a R$ 2,9 mil. Novo concurso CRESS SE O Conselho Regional de Serviço Social da 18ª Região, em Sergipe, vai rea...
Edital do concurso Cress SE foi oficialmente publicado! As inscrições já começaram e vão até as 23h59 do dia 08 de fevereiro de 2021.
O certame oferece vagas para candidatos de níveis médio e superior, com salários que chegam a R$ 2,9 mil.
O Conselho Regional de Serviço Social da 18ª Região, em Sergipe, vai realizar o seu novo certame Cress SE. O edital foi publicado na manhã desta segunda-feira, 21 de dezembro, no site da banca organizadora, o Instituto Quadrix.
Ao todo, o concurso CRESS SE seleciona para o preenchimento de 29 vagas, sendo quatro imediatas e 25 em cadastro de reserva.
A seleção contará com oportunidades em cargos dos níveis médio e superior, sendo eles:
Os aprovados, no cargo de assistente, terão remuneração de R$ 1.629,31. Já a remuneração para as carreiras de nível superior será de R$ 2.900.
Além dos ganhos iniciais, os contratados receberão auxílio-transporte e auxílio saúde.
Todas as oportunidades serão para atuação em Aracaju, capital de Sergipe.
Os interessados no certame Cress SE já podem se inscrever por meio do site do Instituto Quadrix , organizador. As inscrições ficarão abertas até as 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2021.
Para participar da seleção , é necessário pagar uma taxa de R$ 48 (nível médio) ou R$ 55 (nível superior). Candidatos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea podem solicitar a isenção.
Os pedidos de isenção serão aceitos entre os dias 21 e 25 de dezembro, no site do Instituto Quadrix.
Os candidatos da seleção Cress SE serão avaliados por uma única etapa, a prova objetiva. O exame é previsto para o dia 14 de março, a partir das 14h.
A prova será composta por 120 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos, 30 de Conhecimentos Complementares e 60 de Conhecimentos Específicos. Os dois primeiros terão as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos
Conhecimentos Complementares
O candidato será considerado aprovado caso, cumulativamente, obtiver nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Básicos, dez pontos em Conhecimentos Complementares e 21 pontos na parte Específica.
O resultado final está previsto para o dia 19 de abril. O certame Cress SE ficará válido por dois anos, após a homologação, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.
Conforme consta no edital, confira a seguir as atribuições e requisitos de cada cargo ofertado no certame Cress SE:
a) Requisitos: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
b) Descrição sumária das atividades e atribuições:Realizar atendimento a profissionais, de modo presencial, por telefone e mail, nas suas necessidades de registro, tesouraria e outros, orientando-os ao procedimento que atenda a sua demanda; Encaminhar providências junto aos setores do Conselho; Orientar pessoas físicas e jurídicas em suas necessidades junto ao Conselho; Informar e esclarecer a profissionais quanto a documentos e procedimentos referentes a processos solicitados; Protocolar Denúncias Ética e de fiscalização;Atender a profissionais e prestar informações sobre débitos e parcelamentos em conformidade com as normas estabelecidas;Organizar e arquivar processos e documentos do setor de trabalho;Manter a organização do ambiente de trabalho; Classificar/protocolar documentos e correspondências recebidas e encaminhá-las aos setores competentes;Atender a profissionais para a requisição de inscrição originária, inscrição, cancelamento de registro, transferência de registro, apostilamento, emissão de documento de identidade profissional e outros pertinentes ao setor;Atender pessoa jurídica com a finalidade de registro; Registrar processos em livros próprios; Preparar listas e materiais para a realização de eventos e cursos; Formalizar acordos estabelecidos para o pagamento de anuidades; Gerar boletos e/ou utilizar cartão de crédito para pagamento;Organizar e realizar o envio anual de boletos da anuidade vigente; Monitorar o cumprimento de pagamento estabelecido em Termos De Confissão de Dívida; Elaborar ofícios e preparar correspondências relativas ao setor de trabalho; Atender ligações telefônicas e redirecionar para setores solicitados; Atualizar dados cadastrais de assistentes sociais e orientá-los a informar quaisquer alterações de seus dados; Atualizar boletos para pagamento; Emitir declarações solicitadas por profissionais;Operar máquina copiadora e providenciar reprodução de material necessário ao setor de trabalho; Realizar a convocação de profissionais para a entrega de Documento De Identidade Profissional(DIP); Cadastrar e organizar o acervo bibliográfico; Manter o controle de empréstimo de acervo bibliográfico; Dar apoio logístico às atividades de reuniões, assembleias, eventos, cursos e outros; Efetuar o controle de estoque de publicações de materiais de campanha e de divulgação; Protocolar e distribuir correspondências aos setores do Conselho; Realizar lançamentos e atualizar dados no sistema de cadastro;Realizar pesquisas cadastrais nos programas existentes quando solicitados; Monitorar o repasse de valores realizados por operadoras de cartão de crédito;Realizar baixa diária de pagamentos de boletos; Negociar com profissionais formas de pagamentos de débitos; Emitir relatórios de pesquisa nos sistemas operacionalizados; Realizar juntada de documentos em processos; Controlar a utilização e níveis de estoque de material e apoio utilizados; Elaborar relatórios solicitados pelos setores do Conselho; Organizar e realizar procedimentos de cobrança na via administrativa ou judicial;Realizar procedimentos de registro de inadimplentes em cartórios; Encaminhar via e mail boletos de anuidade para profissionais; Atenderá profissionais nas solicitações de informações sobre débitos e envio de boletos; Cumprir o cronograma mensal de envio de boletos agendados para pagamento; Realizar transações com cartão de crédito;Transmitir ou receber documentos; Utilizar programas e recursos de informática necessários ao desempenho das atribuições; Organizar equipamentos e materiais de trabalho para realização das atividades;Realizar lançamento de inadimplentes na Dívida Ativa; Encaminhar para a coordenação geral o controle de requerimentos de transferência realizadas no período; Organizar e executar procedimentos de envio de correspondências de cobrança; Participar de ações de qualificação profissional promovidas pelo conjunto CFESS-CRESS; Realizar outras atividades inerentes ao setor.
a) Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Registro ativo e adimplente no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).Disponibilidade para trabalhos externos (locais de trabalhos dos assistentes sociais) e de viagens intermunicipais e interestaduais.
b) Descrição sumária das atividades e atribuições:Participar como membros integrantes, de todas as reuniões e atividades que forem pertinentes à Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI); Propor e realizar atividades preventivas de orientação e discussão junto aos profissionais e instituições, em consonância com as diretrizes da PNF e plano de ação da COFI;Organizar, prontuários, documentos e qualquer expediente ou material pertinente ao exercício da fiscalização; Dar encaminhamentos às rotinas da comissão, propondo providências, esclarecendo e orientando o Assistente Social, instituições, usuários e outros, sobre procedimentos e dúvidas suscitadas; Realizar visitas rotineiras de fiscalização em entidades públicas e privadas prestadoras de serviços específicos relativos ao Serviço Social ou que possuam setores denominados “Serviço Social”; Realizar visitas de averiguação de irregularidades em entidades públicas e privadas prestadoras de serviços específicos relativos ao Serviço Social ou naquelas que possuam em seus quadros funcionais pessoas exercendo ilegalmente atribuições de Assistente Social; Preencher o termo de fiscalização no final da visita, apresentando-o ao entrevistado para leitura e aposição de sua assinatura, deixando cópia na instituição; Caso haja impedimento da ação fiscalizadora, solicitar a identificação da pessoa responsável pela obstrução e, ainda no caso desta se negar, descrever suas características físicas e solicitar a presença de testemunhas que também serão identificadas no termo; Verificar, nas visitas de fiscalização, se as atribuições relativas ao Serviço Social estão sendo executadas por Assistente Social regularmente inscrito no CRESS, e, em caso contrário, tomar as medidas cabíveis;Verificar as condições físicas, técnicas e éticas no exercício profissional do Assistente Social, tendo como referência a Lei 8662-93, a Resolução CFESS 493-06 e outros instrumentos normativos expedidos pelo CFESS; Realizar visitas de fiscalização mesmo no caso de ausência do Assistente Social por motivo de demissão, exoneração ou afastamento, podendo solicitar permissão para adentrar a instituição, entrevistar pessoas, inspecionar as instalações, verificar o material técnico utilizado e solicitar cópias de documentos que tenham relação direta ou indireta com o exercício profissional do Assistente Social;Realizar a lacração de material sigiloso caso inexista profissional habilitado para substituir o Assistente Social demitido, exonerado ou 15 afastado por qualquer motivo, mediante solicitação do Assistente Social que está se desvinculando da instituição, da própria instituição ou por constatação da necessidade de lacração observada na visita de fiscalização; Descrever no Termo De Visita De Fiscalização E Orientação todo fato constatado,relatando qualquer irregularidade que comprometa a qualidade dos serviços profissionais prestados, anotando nome, endereço e número de RG das pessoas envolvidas e testemunhas se houver;Remeter todos os relatórios de fiscalização com constatação de irregularidades à apreciação da COFI, para as providências cabíveis; Elaborar e remeter à COFI relatórios mensais de atividades de visitas rotineiras de fiscalização para apreciação, discussão e encaminhamentos; Propor, em reuniões da COFI, medidas cabíveis e notificação a profissionais, pessoas e instituições, após análise da situação constatada nas visitas;Assessorar a Diretoria sobre questões referentes ao exercício profissional do Assistente Social;Supervisionar estagiário de Serviço Social; Realizar levantamentos e mapeamentos de dados sobre o exercício profissional solicitados pelos Conselhos Regional e Federal de Serviço Social; Participar de capacitações promovidas pelo Conselhos Regional e Federal de Serviço Social; Realizar outras atividades correlatas ao cargo.
a) Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).Registro ativo e adimplente no Conselho Regional de Administração (CRA).
b) Descrição sumária das atividades e atribuições: Coordenar as atividades do setor administrativo e tesouraria; Desenvolver políticas de gestão de recursos humanos; Acompanha avaliará qualidade dos serviços prestados por pessoas jurídicas contratadas; Realizar e acompanhar procedimentos licitatórios; Realizar pagamento de contas da entidade; Emitir cheques para as assinaturas de ordenadores de despesas da entidade; Realizar despesas de natureza de pronto atendimento; Prestar informações e realizar repasse financeiro devido a outros Regionais; Monitorar repasse financeiro devido por outros Regionais;Encaminhar ações de prevenção de acidentes de trabalho; Monitorar o cumprimento de cláusulas contratuais por pessoa jurídica;Organizar e executar a agenda administrativa-financeira da entidade; Controlar estoque e venda de agendas; Realizar o controle de equipamentos, materiais e publicações; Realizar o controle do acervo documental da entidade; Dar providências de viagens e hospedagem de Conselheiros, funcionários e convidados em eventos/ou atividades programadas; Dar providências para o envio de correspondências para profissionais; Desenvolver e implantar novos métodos e rotinas de trabalho; Elaborar e expedir correspondências; Elaborar planos de trabalhos; Acompanhar e conferir extratos de contas bancárias da entidade; Fornecer dados à Assessoria Contábil para a elaboração da proposta orçamentária e outras peças contábeis; Gerar arquivo da anuidade do exercício em conformidade com as deliberações da Direção e normas vigentes;Gerenciar o banco de horas, nos termos do regulamento e emitir relatório do registro de ponto; Monitorar índices e percentuais de adimplência e inadimplência; Monitorar a evolução da arrecadação da entidade;Propor à Diretoria medidas necessárias à entidade;Monitorar prestações de contas de eventos e dos relatórios de viagens; Operar módulos e sistemas de informática utilizados pelo Conselho; Organizar documentos e arquivos da entidade; Planejar Ações De Capacitação profissional conforme setores de trabalho; Realizar compra de passagens rodoviárias e aéreas;Redigir normas e manuais de procedimentos técnicos-administrativos; Realizar de registro de inadimplentes em cartórios de protesto; Representar o Conselho, mediante procuração, em instituições bancárias, judiciárias e outras; Zelar pelo controle e conservação dos bens móveis e imóveis;Contratar serviços de manutenção, a fim de aumentar a vida útil dos bens e mantê-los em bom estado de funcionamento; Providenciar publicações de editais de interesse do Conselho; Encaminhar processos administrativos para a análise das comissões; Dar conhecimento de atos administrativos e normas regulamentares; Elaborar relatórios para fins de prestação de contas da entidade; Assessorar tecnicamente Diretoria e assessores da instituição; Orientar e coordenar tecnicamente atividades de planejamento; Estabelecer normas de organização e arquivamento de documentos; Atualizar dados do portal de transparência; Operar o sistema de banco de dados do Conselho; Realizar procedimentos de compra de materiais e equipamentos conforme forma definida pela direção; Controlar e/ou executar outras atividades referentes à sua área de atuação.
a) Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Registro ativo e adimplente no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
b) Descrição sumária das atividades e atribuições: Assessorar a Diretoria e demais setores, em assuntos relacionados às demandas da entidade; Acompanhar a agenda de atividades da Diretoria Cientificando-a e garantindo a participação dos conselheiros; Assessorar e acompanhar a representatividade do CRESS nos Conselhos de Políticas Públicas;Elaborar relatório de representatividade nas instâncias de controle social para a Diretoria; Participar da elaboração do calendário anual de atividades das comissões; Elaborar e encaminhar convites para as atividades das comissões e outros eventos do CRESS;Participar do planejamento do Plano Trienal da entidade; Participar de reuniões com Diretoria e Conselho Pleno para avaliação de ações realizadas; Monitorar a execução das atividades do planejamento do seu âmbito de atuação; Atender a profissionais presencialmente ou por outros meios e fazer a interlocução atinentes; Acompanhar as atividades de apoio logístico à realização de reuniões do Conselho e de Comissões; Coordenar e acompanhar a operacionalização das ações administrativas e políticas com norte no Projeto Ético Político do Assistente Social, tendo em vista o interesse da categoria e da sociedade; Dar encaminhamento às deliberações da diretoria e frentes de trabalho do CRESS; Organizar e expedir materiais de campanhas educativas e outras; Elaborar editais para convocação de assembleias ordinárias e extraordinárias, com a obrigatória visita da assessoria jurídica; Elaborar ofícios, informativos e relatórios, de acordo com as necessidades e deliberações da Diretoria,Conselho Pleno e Conselho Fiscal; Realizar Encaminhamentos Das Comissões Permanente de Ética e de Instrução; Integrar Comissões por deliberação da Diretoria, que estejam no âmbito de competência do cargo;Organizar agenda para a execução local das ações deliberadas nos encontros do conjunto CFESS-CRESS;Acompanhar e assessorar a realização de eventos;Elaborar relatório de atividades das comissões Relatório Anual; Orientar sobre o fornecimento de informações de tramitação de processos disciplinares 16 éticos; Orientar usuários e profissionais quanto aos procedimentos e fluxos para denúncias éticas e outras demandas;Participar da organização e realização de eventos promovidos pelo CRESS; Participar de reuniões das comissões, quando solicitado; Participar e lavrar atas de reuniões de Diretoria e Conselho Pleno, sempre que solicitado;Preparar processos de inscrição da entidade para pleitos nos Conselhos de Políticas Públicas;Realizar contatos com instituições para desenvolvimento de atividades de interesse do CRESS, conforme orientações da Diretoria;Subsidiar a construção de pautas para as reuniões de Diretoria e Conselho Pleno, com exposição sumária da temática a ser discutida; Executar outras atribuições de natureza e requisitos similares ao cargo.
Confira a seguir quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados:
O Serviço social é uma profissão de nível superior que surgiu no Brasil em 1936. O profissional da área, o Assistente Social, atua intervindo diretamente nos problemas sociais por meio das políticas públicas. Enquanto o poder público tem a obrigação legal de garantir os direitos sociais, o assistente social contribui com a viabilização do acesso a esses direitos, seja por meio da democratização das informações, seja pelo acesso concreto aos serviços públicos. Um dos principais compromissos da atuação do assistente social é, também, fortalecer as lutas da classe trabalhadora.
Antes de ser criado o Conselho Regional de Serviço Social, os assistentes Sociais do Estado de Sergipe eram atrelados ao Conselho Regional de Assistentes Sociais – CRAS 5ª Região/Bahia. O distanciamento físico constituía-se em um forte impeditivo à participação mais efetiva da categoria representada pela Delegacia de Sergipe.
Diante desse cenário, foi discutido e aprovado em reunião extraordinária em 14 de junho de 1983, o processo de transformação de Delegacia em Conselho Regional de Assistentes Sociais de Sergipe. Esse desmembramento foi ratificado pelo Conselho Federal de Assistentes Sociais – CFAS, através da resolução n° 171, de 26 de agosto de 1983. Foi então criado, oficialmente, o Conselho Regional de Assistentes Sociais da 18ª Região.
Com a aprovação da lei de regulamentação da profissão, em junho de 1993, é modificada a nomenclatura das entidades CFAS para CFESS – Conselho Federal de Serviço Social e de CRAS para CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, com as funções precípuas de normatizar, orientar, defender e fiscalizar o exercício profissional.
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA:1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office,versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 5 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2012. E todas as alterações das legislações citadas.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Organização administrativa do Estado. 3 Administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 5 Poderes administrativos. 6 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CÓDIGO 200): Noções de Administração Pública: 1 Princípios fundamentais que regem a Administração Federal: enumeração e descrição. 2 Administração Federal: administração direta e indireta, estruturação, características e descrição dos órgãos e entidades públicos. 3 Os Ministérios e respectivas áreas de competência. 4 Os poderes e deveres do administrador público. Noções de Arquivologia: 1 Conceitos fundamentais de arquivologia. 2 Gerenciamento da informação e a gestão de documentos. 2.1 Diagnósticos. 2.2 Arquivos correntes e intermediário. 2.3 Protocolos. 2.4 Avaliação de documentos. 2.5 Arquivos permanentes. 3 Tipologias documentais e suportes físicos. 3.1 Microfilmagem. 3.2 Automação. 3.3 Preservação, conservação e restauração de documentos. Organização: 1 Conceito e tipos de estrutura organizacional. 2 Relações humanas, desempenho profissional, desenvolvimento de equipes de trabalho. 3 Noções de cidadania e relações públicas. 4 Comunicação. 5 Redação oficial de documentos oficiais. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento.
ASSISTENTE SOCIAL -AGENTE FISCAL: 1 Resoluções CFESS nºs. 393/1999; 443/2003; 493/2006; 533/2008; 556/2009; 557/2009; 568/2010; 569/2010; 572/2010; 588/2010; 590/2010; 582/2010; 651/2011; 660/2013; 792/2017; 845/2018. 2 Código de Ética Profissional (Resolução CFESS nº 273/1993). 3 Código Processual de Ética. 4 Código Processual Disciplinar (Resolução nº CFESS 657/2013). 5 Lei nº 8.662/1993 de Regulamentação da Profissão atualizada pela Lei nº 12.317/2010. 6 Política Nacional de Estágio-PNE. 7 Política Nacional de Fiscalização –PNF (Resolução CFESS nº 512/2007). 8 Diretrizes Curriculares do Serviço Social.9 Conhecimentos gerais da profissão de Assistente Social. História do serviço social. 10 Dimensões políticas e práticas do profissional. 11 Atuação do serviço social na administração de políticas sociais (estado e políticas sociais). 12 Planejamento em serviço social. 13 Os desafios da formação profissional no contexto da acumulação flexível: demandas do mercado de trabalho e necessidades sociais. Fundamentos 18 sócios históricos e debate contemporâneo da profissão: a questão social. 14 O debate teórico-metodológico contemporâneo. 15 Instrumentalidade/documentação (pareceres e relatórios, outros). 16 Estado e políticas sociais (questões teóricas e históricas; Projeto Ético Político Profissional; Trabalho e Serviço Social. 17 Teoria crítica dos direitos humanos.18 Gênero, diversidade, raça e políticas afirmativas. 19 Estatuto da Criança e do Adolescente, medidas de proteção, medidas socioeducativas. 20 Estatuto do Idoso. 21 Lei Maria da Penha. 22 Política Nacional de Assistência Social (PNAS); NOB/SUAS e Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). 23 Sistema Único de Saúde. 24 A questão social e suas expressões no Brasil contemporâneo. 25 Fundamentos Teóricos-Metodológicos do Serviço Social. 26 O Serviço Social e as políticas sociais: assistência social, previdência social, educação, trabalho, habitação, saúde e questão urbana e sociojurídica. 27 Intersetorialidade, interdisciplinaridade e trabalho em rede.
COORDENADOR GERAL: Noções de Administração Pública: 1 Princípios fundamentais que regem a Administração Federal: enumeração e descrição. 2 Administração Federal: administração direta e indireta, estruturação, características e descrição dos órgãos e entidades públicos. 3 Os Ministérios e respectivas áreas de competência. 4 Os poderes e deveres do administrador público. Orçamento Público: 1 Princípios orçamentários. 2 Noções de administração financeira. Organização: 1 Conceito e tipos de estrutura organizacional. 2 Noções de arquivamento e procedimentos administrativos. 3 Relações humanas, desempenho profissional, desenvolvimento de equipes de trabalho. Conhecimentos básicos em Administração de Patrimônio, Materiais e Logística: 1 Compras e contratações públicas (legislação sobre licitações), coleta de preços, gestão e controle de estoque, distribuição de material, inventário de bens patrimoniais.
DIRETOR TÉCNICO: 1 Resoluções CFESS nºs. 393/1999; 443/2003; 493/2006; 533/2008; 556/2009; 557/2009; 568/2010; 569/2010; 572/2010; 588/2010; 590/2010; 582/2010; 651/2011;660/2013; 792/2017; 845/2018. 2 Código de Ética Profissional (Resolução CFESS nº 273/1993). 3 Código Processual de Ética. 4 Código Processual Disciplinar (Resolução nº CFESS 657/2013). 5 Lei nº 8.662/1993 de Regulamentação da Profissão atualizada pela Lei nº 12.317/2010.6 Política Nacional de Estágio-PNE. 7 Política Nacional de Fiscalização –PNF (Resolução CFESS nº 512/2007). 8 Diretrizes Curriculares do Serviço Social. 9 Conhecimentos gerais da profissão de Assistente Social. História do serviço social. 10 Dimensões políticas e práticas do profissional. 11 Atuação do serviço social na administração de políticas sociais (estado e políticas sociais). 12 Planejamento em serviço social. 13 Os desafios da formação profissional no contexto da acumulação flexível: demandas do mercado de trabalho e necessidades sociais. Fundamentos sócio históricos e debate contemporâneo da profissão: a questão social. 14 O debate teórico-metodológico contemporâneo. 15 Instrumentalidade/documentação (pareceres e relatórios, outros). 16 Estado e políticas sociais (questões teóricas e históricas; Projeto Ético Político Profissional; Trabalho e Serviço Social. 17 Teoria crítica dos direitos humanos. 18 Gênero, diversidade, raça e políticas afirmativas. 19 Estatuto da Criança e do Adolescente, medidas de proteção, medidas socioeducativas. 20 Estatuto do Idoso. 21 Lei Maria da Penha. 22 Política Nacional de Assistência Social (PNAS); NOB/SUAS e Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). 23 Sistema Único de Saúde. 24 A questão social e suas expressões no Brasil contemporâneo. 25 Fundamentos Teóricos-Metodológicos do Serviço Social. 26 O Serviço Social e as políticas sociais: assistência social, previdência social, educação, trabalho, habitação, saúde e questão urbana e sociojurídica. 27 Intersetorialidade, interdisciplinaridade e trabalho em rede. Noções de Administração Pública: 1 Princípios fundamentais que regem a Administração Federal: enumeração e descrição. 2 Administração Federal: administração direta e indireta, estruturação, características e descrição dos órgãos e entidades públicos. 3 Os Ministérios e respectivas áreas de competência. 4 Os poderes e deveres do administrador público.
O Conselho Regional de Serviço Social da 18ª Região realiza o seu novo certame Cress SE, com oportunidades para os níveis médio e superior.
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