Concurso CRO PE: Banca definida; EDITAL PRÓXIMO!

O novo concurso CRO PE (Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco) continua nos trâmites para a divulgação do edital. O certame já conta com banca organizadora: o IDIB (Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro será o responsável. A banca ainda não anunciou os requisitos básicos dos cargos que serão ofertadas, mas e...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

O novo concurso CRO PE (Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco) continua nos trâmites para a divulgação do edital.

O certame já conta com banca organizadora: o IDIB (Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro será o responsável.

A banca ainda não anunciou os requisitos básicos dos cargos que serão ofertadas, mas espera-se que tenha tanto vagas para nível médio quanto para nível superior de escolaridade.

Vagas CRO PE

O certame ainda não tem os cargos nem o quantitativo de vagas definidos. A banca organizadora deve divulgar essas informações em breve. O cargo de Auxiliar Administrativo deve ser novamente ofertado.

O que faz um Auxiliar Administrativo do CRO PE?

Executar atividades auxiliares na administração , digitação, arquivo, atendimento ao público, operação de microcomputadores, preenchimento de formulários e controles administrativos. Executar outras tarefas correlatas e afins.

Requisitos para tomar posse no cargo

  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português a quem foi concedida igualdade nas condições previstas nos termos do artigo 12, inciso II, § 1º, da Constituição Federal, de 1988;
  • Estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo de sua inscrição;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da contratação;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a contratação em cargo/emprego público;
  • Não ter outro vínculo trabalhista ou acadêmico que possa conflitar com sua função e horário de trabalho no CRO-PE;
  • Cumprir as determinações deste edital, ter sido aprovado no presente concurso público e ser considerado apto após submeter-se aos exames médicos exigidos para a contratação;
  • Não ter antecedentes criminais registrados;
  • Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória, nos termos do artigo 40, §1º, inciso II, da Constituição Federal de 1988;
  • Período de experiência: por 90 (noventa) dias. Ao final do qual será elaborado um relatório pela Comissão de Fiscalização, no qual o candidato ao cargo de fiscal e de auxiliar de fiscalização deverá atingir um mínimo de 70% de aproveitamento para efetivação na função. Para os demais cargos será realizada avaliação pela gerência da área.

Último concurso CRO PE

O último concurso CRO PE foi realizado no ano de 2016. Na época, foram ofertadas 769 vagas. A banca responsável pela organização do certame foi o Instituto Quadrix.

As vagas ofertadas foram:

Nível Médio

  • Auxiliar Administrativo;
  • Auxiliar de Fiscalização;
  • Recepcionista.

Nível Superior

  • Fiscal.

Provas CRO PE 2016

Os candidatos foram classificados mediante provas objetivas, conforme o seguinte modelo:

Nível Médio

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Noções de Informática: 5 questões;
  • Atualidades: 5 questões;
  • Legislação: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 10 questões.

Nível Superior

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Noções de Informática: 5 questões;
  • Legislação: 15 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões.

Houve também uma prova de títulos para o cargo de nível superior.

Confira o conteúdo programático:

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase. Processo de comunicação: Intencionalidade Discursiva. Elementos Constituintes da Comunicação. Intertextualidade. Desenvolvimento textual: elaboração de relatórios projetos e planejamentos.

Noções de Informática: Conceitos básicos: novas tecnologias e aplicações, ferramentas e aplicativos, procedimentos de informática, tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. Ambiente Windows (versões 7, 8, 10 e RT): noções de sistemas operacionais, programas e aplicativos e conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Microsoft Office (versões 2010, 2013 e 2016): Word (editor de textos), Excel (planilhas), Power Point (apresentações), Outlook, OneNote e Lync. Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet, extranet e intranet. Programas de navegação: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari e Opera. Utilização de internet: Sítios de busca e pesquisa, ambientes colaborativos. Redes sociais, computação nas nuvens (cloud computing). Segurança da informação: noções de vírus, worms e outras pragas virtuais, técnicas de fraude e invasão de sistemas, aplicativos (antivírus, firewall, antispyware etc.), procedimentos de segurança e backup.

Atualidades: Brasil: política, cultura, economia, saúde, educação, sociedade e atualidades. Políticas públicas. Direitos sociais. Ética e cidadania. Qualidade de vida. Meio Ambiente. Ecologia. Proteção e preservação ambiental. Mundo: continentes, divisão política e geográfica. Cenário internacional: cultura, economia, política, ambiente. Tecnologia, avanços e descobertas científicas e tecnológicas. Globalização. Interesse geral: assuntos nacionais ou internacionais, amplamente veiculados nos últimos dois anos, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

Legislação: Conceito de administração pública sob os aspectos orgânico, formal e material. Princípios da administração pública. Órgão público: conceito e classificação. Conceitos de Administração direta e indireta. Conceitos de Autarquias, Fundações públicas, Empresas públicas e privadas, Sociedades de economia mista, Entidades paraestatais. Atos administrativos.

Conhecimentos Específicos Auxiliar Administrativo: Arquivo e sua documentação: organização de um arquivo; técnicas e métodos de arquivamento; modelos de arquivos e tipos de pastas; arquivamento de registros informatizados; elaboração de relatórios e registros. Noções de tipos de organização. Noções de estoque. Noções básicas de estatística. Rotinas de pessoal. Rotinas de compras. Rotinas administrativas e de escritório. Cadastro e licitações. Rotinas das áreas administrativa e financeira. Organismos e autarquias públicas. Noções de Administração Pública. Noções sobre funcionamento dos bancos e cartórios. Gestão da qualidade: análise de melhoria de processos. Gerenciamento e gestão de equipes. Elaboração e manutenção de banco de dados. Ética profissional e sigilo profissional. Uso de equipamentos de escritório. Qualidade no atendimento ao público interno e externo. Comunicação telefônica. Meios de Comunicação. Correspondência empresarial e oficial. Redação Oficial. Formas de tratamento. Abreviações. Documentos. Agenda.

Histórico de Notícias

26/02/2020

Concurso CRO PE: Banca organizadora é escolhida!

A banca organizadora do concurso CRO PE (Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco) foi definida. Edital pode ser publicado a qualquer instante!

Continuar lendo
26/11/2015

O que cai na prova: CRO – PE

Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO - PE) abre concurso com 750 vagas. Veja o que cai na prova!

Continuar lendo
24/11/2015

Pernambuco tem 750 vagas de concurso abertas pelo CRO

Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO - PE) abre 750 vagas de concurso. Veja como participar das seleções!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais