Concurso Campos dos Goytacazes: novo edital para a Educação!

Boa notícia para professores que aguardavam o concurso Campos dos Goytacazes, Município do interior do Rio de Janeiro. A Prefeitura está organizando uma nova seleção para a Secretaria de Educação e terá vagas para Professor. Concurso Campos dos Goytacazes Educação Em 2014 foi publicado o último edital para Educação pela Prefeitura de...

Status do concurso: Previsto
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Boa notícia para professores que aguardavam o concurso  Campos dos Goytacazes, Município do interior do Rio de Janeiro.

A Prefeitura está organizando uma nova seleção  para a Secretaria de Educação e terá vagas para Professor.

Concurso Campos dos Goytacazes Educação

Em 2014 foi publicado o último edital para Educação pela Prefeitura de Campos, ofertando vagas para Professor de Ensino Religioso, Auxiliar de Turma, Acompanhante e Inspetor de Alunos. A seleção foi organizada pela UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em razão da demanda urgente por novos servidores, em 2018 o Município realizou um processo simplificado com vagas para Professor Substituto. Entretanto, em razão da quantidade vacância que subsiste será necessária a abertura de um novo certame.

Por isso, temos uma boa notícia para professores  que aguardavam o concurso  Campos dos Goytacazes, Município do interior do Rio de Janeiro.

A Prefeitura está organizando uma nova seleção  para a Secretaria de Educação e terá vagas para Professor.

A informação foi confirmada pelo Secretário de Educação do Município, Brandi Arenari.

Segundo Arenari, o quantitativo de vagas está sendo levantado pela pasta e a Secretaria Municipal de Gestão se concentra na contratação da banca organizadora. A previsão é que o concurso tenha seu edital lançado muito em breve.

Em 2018, o processo seletivo simplificado realizado por Campos dos Goytacazes ofertou 204 vagas para Professor Substituto, com carga horária de 20, 25 ou 35 horas semanais.

Foram ofertadas 51 vagas para Professor Substituto I e 153 para Professor Substituto II, com carga horária e remuneração variável de acordo com a especialidade.

Último concurso

A seleção contou apenas com uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Prova Objetiva

A prova teve duração de 4 horas e foi formada por 20 (vinte) questões de múltipla escolha, com 4 alternativas, assim divididas:

  • Língua Portuguesa 10
  • Conhecimentos Pedagógicos/ Específicos 10

Foi considerado aprovado o candidato que obteve 50% de acertos do total da prova, pontuando em ambas as áreas.

Cargo Professor Substituto I

Todos os cargos ofertados para Professor Substituto I possuíam carga horária de 20 horas semanais e remuneração no valor de R$ 2138,25.

As áreas de formação exigidas foram as seguintes:

  • Licenciatura em Educação Artística, Teatro, Artes Cênicas, Educação Musical, Dança ou Artes Visuais – 06 vagas
  • Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências da Natureza – 05 vagas
  • Licenciatura Plena em Geografia – 16 vagas
  • Licenciatura Plena em História – 08 vagas
  • Licenciatura Plena em Inglês – 06 vagas
  • Licenciatura Plena em Matemática – 03 vagas
  • Licenciatura Plena em Língua Portuguesa ou Literatura – 07 vagas

Cargo Professor Substituto II

Os cargos oferecidos para Professor Substituto II foram divididos da seguinte maneira:

  • 100 vagas para cumprimento de carga horária 25 horas semanais e remuneração de R$ 1.619,40,
  • 53 vagas para carga horária de 35 horas semanais, com remuneração de ou R$ 2.162,84.
  • A formação exigida em ambos os casos foi a seguinte:
  • Curso Formação de Professores em nível Médio – modalidade Normal ou
  • Curso Normal Superior com licenciatura Plena em Magistério para Educação Infantil e o 1º segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano) ou
  • Licenciatura Plena em Pedagogia.

Conteúdo programático do último certame

CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA PARA TODAS AS FUNÇÕES. 1. Interpretação de textos. 2. Funções da linguagem. 3. Colocação pronominal. 4. Acentuação gráfica. 5. Pontuação. 6. Ortografia. 7. Classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, numeral, preposição, conjunção, interjeição. 8. Regência nominal e verbal. 9. Crase. 10. Concordância nominal e verbal. 11.Tempos e modos verbais. 12. Aspectos sintáticos e semânticos. 13. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. 14. Sentido dos vocábulos no texto. 15. Significação das palavras. 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA AS FUNÇÕES DE PROFESSOR II – 25H/35H. 1. Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88): Dos Princípios Fundamentais. Dos Direitos e Garantias Fundamentais. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394/96 atualizada. 3. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8069/90 atualizada. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010: fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, 5. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 6. Resolução CNE/CEB 07/2010 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR II – EDUCAÇÃO INFANTIL 1. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – Vol.1 e 2. 02. Plano Nacional pela Primeira Infância/2010. 03. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil. 04. Eixos do trabalho pedagógico na educação infantil: o cuidar e o educar. 05. Componentes curriculares da educação infantil: o brincar, o movimento e o conhecimento de si e do outro. 06. Avaliação na educação infantil. 07. O cotidiano na creche: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais. 08. Projetos de trabalho: concepção e perspectiva. 09. Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR II – ENSINO FUNDAMENTAL I 1. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. 2. Didática e trabalho pedagógico. 3. Currículo: teorias e tendências atuais. 4. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. 5. Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 6. O processo de socialização: abordagem psicossocial nas teorias de Piaget e Vigotski. 7. Relação família – escola. 8. Avaliação no ensino fundamental. 9. Planejamento educacional: conceitos, características, modalidades e níveis de planejamento. 10. Interdisciplinaridade. 11. Escola Inclusiva – acolhimento, socialização e aprendizagem. 12. Projetos de trabalho: concepção e perspectiva. 13. Alfabetização e letramento: características e pressupostos 14. Pró Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização e Linguagem e Matemática (MEC 2008). 15. PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Cadernos, MEC, 2015). 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR I – ENSINO FUNDAMENTAL II – ARTE 1. História da Arte: movimentos, artistas e obras. 2. Arte: linguagens, materiais e conceitos. 3. Patrimônio Artístico Cultural Brasileiro 4. Arte-educação: propostas metodológicas. 5. Folclore Brasileiro: conceitos e manifestações. 6. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais em Artes. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR I – ENSINO FUNDAMENTAL II – CIÊNCIAS 1. Vida e Ambiente: conceitos de ecologia: espécie, população, comunidade, ecossistema, bioma, biosfera, habitat, nicho ecológico; 2. Ecossistemas: características, relação entre o meio biótico e abiótico, relações ecológicas entre os seres vivos; 3.Biomas nacionais e regionais; 4.cadeias e teias alimentares; 5.solo: formação, composição, tipos, preparação do solo e erosão, solo e saúde; recursos naturais e tecnológicos; 6.água: estados físicos e suas mudanças, ciclo da água, composição química da água, solubilidade, tratamento da água e de esgoto, água como fonte de energia, água e saúde; 7.importância da atmosfera para a vida na Terra; camadas da atmosfera; composição química do ar; propriedades do ar, ar e saúde; 8.problemas ambientais relacionados ao solo, a água e ao ar; classificação dos seres vivos; vírus: estrutura, características, reprodução, viroses; 9.reino Monera: características, importância, reprodução, bacterioses; 10.reino Protista: características, importância, reprodução, protozooses; 11.reino Fungi: características, importância, reprodução, micoses; 12.reino Animalia (invertebrados e vertebrados): características gerais, reprodução, doenças, hábitat, alimentação, respiração, anatomia e fisiologia; 13.reino Plantae: características gerais, morfologia, histologia, fisiologia e anatomia vegetal; 14.Terra e Universo: origem da vida; 15.sistema solar e seus elementos: movimentos de rotação e translação, fases da lua, eclipses; 16. Terra: estrutura geológica: tectônicas de placas e suas consequências; 17.rochas: formação, composição, tipos de rochas; 18. Ser Humano e Saúde: célula: organização celular (procariontes, eucariontes, célula animal e célula vegetal), estrutura básica, introdução à divisão celular, introdução à genética, organóides; 19.tecidos: características morfofuncionais dos tipos de tecidos; 20.ossos e músculos: estrutura dos ossos, articulações, tipos de músculos, uso de anabolizantes; 21.alimentos: classificação, composição, pirâmide alimentar; sistema digestório: características morfofuncionais; 22.sistema digestório e saúde; sistema cardiovascular, linfático e imunitário: características morfofuncionais; 23.sangue: composição e função, sistema AB0 e fator Rh; 24.defesa do organismo, soro e vacina; 25.doenças: cardiovasculares, linfáticas e autoimunes; 26.sistema respiratório: características morfofuncionais; 27.sistema respiratório e saúde; 28.sistema urinário: características morfofuncionais; 29.sistema urinário e saúde; 30.sistema reprodutor: características morfofuncionais, ciclo menstrual, fecundação e gravidez; 31.métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis; 32.sistema nervoso e endócrino: o corpo humano e sua relação com o ambiente. 33. Tecnologia e Sociedade: matéria: conceitos, propriedades físicas, mudanças de estados e fenômenos físico-químicos; 34.teoria atômica; 35.elementos químicos: símbolos, tabela periódica e ligações interatômicas; 36.mistura e processo de separação; 37.funções inorgânicas; 38.reações químicas; 39.mecânica: cinemática e dinâmica; 40.trabalho e energia: termologia, ondas, eletromagnetismo. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR I – ENSINO FUNDAMENTAL II – GEOGRAFIA 1. O ensino de Geografia no Ensino Fundamental. 2. Conceitos da Geografia: Espaço, Região, Território, Paisagem, Lugar e Redes Geográficas. 3. Fundamentos da cartografia a representação do espaço geográfico. 4. As novas tecnologias e a Cartografia: sistemas de informação geográfica, GPS e o sensoriamento remoto. 5. A relação Sociedade x Natureza em Geografia. 6. A superfície terrestre: estrutura e formas de relevo. 7. As unidades do relevo brasileiro. 8. Dinâmica climática e ecossistemas. 9. O espaço agrário e os diversos modelos de organização da produção agropecuária, o agronegócio e suas consequências socioambientais no mundo e no Brasil, as relações cidade-campo, estrutura fundiária, relações de trabalho e reforma agrária no Brasil. 10. O processo de urbanização no Brasil. 11. A industrialização brasileira e a integração nacional. 12. O processo de formação territorial do Brasil. 13. Fundamentos da Demografia: conceitos básicos, distribuição espacial da população, dinâmica do crescimento demográfico, estrutura populacional, teorias demográficas, movimentos populacionais, desigualdades socioeconômicas e questões étnicas e de gênero. 14. A divisão regional no Brasil e a estrutura regional brasileira. 15. Da Guerra Fria à nova Ordem Mundial. 16. O Processo de mundialização da economia capitalista, a atual Divisão Internacional do Trabalho, as redes informacionais e a sua importância para a atual configuração dos fluxos globais de pessoas, bens, capitais e serviços. 17. O comércio mundial de mercadorias e a formação dos blocos econômicos. 18. A integração do Brasil à economia mundial. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR I – ENSINO FUNDAMENTAL II – História 1. O Ensino de História na Educação Fundamental. 2. Expansão marítima e o processo de colonização da América. 3. Administração Portuguesa na América. 4. Economia e sociedade no Brasil Colônia. 5. Escravidão: dominação e resistência. 6. Revolução Industrial. 7. Iluminismo. 8. Revolução Francesa. 9. Processo de Independência do Brasil. 10. Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. 11. Processo de Abolição da Escravidão no Brasil. 12. Proclamação da República no Brasil. 13. República Velha. 14. O Imperialismo: Segunda Fase da Revolução Industrial. 15. As Rivalidades Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial. 16. Revolução Russa. 17. Crise de 29. 18. Brasil e a Era Vargas. 19. Ascensão do Nazi-Fascismo. 20. Segunda Guerra Mundial. 21. O cenário mundial do pós II Guerra: Guerra Fria. 22. Brasil de 45 a 64: da experiência democrática ao Golpe de 64. 23. Governos Militares e o processo de redemocratização. 24 . A Nova Ordem Mundial: Globalização, Confl itos e tensões do mundo atual, o Terrorismo, o Processo de Imigração Mundial relacionado aos confl itos atuais, Questões Ambientais. 25. O Brasil na nova ordem mundial. 26. História de Campos dos Goytacazes. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR I – ENSINO FUNDAMENTAL II -LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais; 2. Uso da língua nos diferentes níveis e contextos de uso; 3. Semântica: Denotação e conotação; 4. Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, hiponímia é hipronímia; 5. Ambiguidade, polissemia. Intertextualidade; 6. Figuras de linguagem e Funções da linguagem; 7. Discurso: análise e polifonia; 8. Coesão e coerência textuais; 9. Ortografia/Fonética; 10. Acentuação; 11. Pontuação; 12. Morfologia: Emprego das classes gramaticais; 13. Estrutura e formação das palavras; 14. Sintaxe: Concordância, regência; 15. Oração/termos e períodos; 16. Literatura Brasileira. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR I – ENSINO FUNDAMENTAL II -INGLÊS 1. Compreensão de texto: Estratégias de leitura; Gênero textual; Tipo de texto; Mecanismos de coesão e coerência no texto; Relação texto-contexto 2. Verbos: tempo, modo e voz 3. Concordância verbal 4. Discurso direto e indireto 5. Fonética e fonologia 6. Formação de palavras: Afixação: Prefixação e Sufi xação; 7. Artigos: definido e indefinido; 8. Phrasal verbs; 9. Causative form; 10. Conjunções; 11. Preposições; 12. Grau dos adjetivos; 13. Advérbios; 14. Auxiliares modais; 15. Métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e sua relação com os PCN’s – língua estrangeira; 16. Novas tecnologias na sala de aula. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR I – ENSINO FUNDAMENTAL II -MATEMÁTICA 1. Conjuntos: Relações de pertinência e inclusão; Operações com conjuntos e problemas envolvendo as operações com conjuntos. 2. Conjuntos Numéricos: Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos; Operações, propriedades estruturais e problemas envolvendo as operações com os elementos desses conjuntos. 3. Raciocínio Lógico: Problemas de raciocínio lógico. 4. Divisibilidade: Múltiplos e divisores; Critérios de divisibilidade; Problemas envolvendo Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC). 5. Sistemas De Medidas: Unidades de medidas de comprimento, tempo, área, massa e volume; unidades monetárias. 6. Expressões Algébricas: Valor numérico de expressões algébricas; Operações com monômios e polinômios; Expressão de perímetros e áreas de figuras planas por meio de expressões algébricas; Produtos notáveis e Fatoração. 7. Equações do 1º grau: Resolução de equações, problemas e sistemas de equações do 1º grau; Discussão do número de soluções de uma equação ou sistema de equações do 1º grau; Interpretação geométrica das soluções de um sistema do 1º grau. 8. Equações do 2º grau: Resolução de equações, problemas e sistemas de equações do 2º grau; Relações entre os coeficientes e as raízes de uma equação do 2º grau; Equações biquadradas, irracionais e fracionárias; Interpretação geométrica das soluções de um sistema de equações do 2º grau. 9. Regra De Três: Números e grandezas proporcionais; Razões e proporções; Porcentagem; Problemas de razões, regra de três, simples e composta, e porcentagem. 10. Funções: Conceito de função; Estudo geral de funções, análise de gráficos, crescimento e decrescimento de uma função, zeros e variação do sinal de uma função. Funções polinomiais: Funções de 1º, 2º e 3º graus; zeros, variação do sinal e representação gráfica; problemas de aplicação das funções polinomiais. 11. Funções Exponencial E Logarítmica: Conceituação, gráficos e resolução de equações, inequações e problemas utilizando as funções exponencial e logarítmica. 12. Análise Combinatória E Probabilidade: Princípio fundamental da contagem; Permutações, Arranjos e Combinações; Cálculo de probabilidades; Probabilidade da união de eventos e probabilidade condicional. 13. Sucessões: Progressões Aritméticas E Progressões Geométricas: Conceituação e propriedades dos termos; termo geral e soma dos termos. 14. Geometria Plana: Ângulos e operações com ângulos; Retas paralelas cortadas por uma transversal; Polígonos: cálculo do perímetro e do número de diagonais; soma dos ângulos internos de um polígono; Triângulos e Quadriláteros: propriedades e classificação; Feixe de Paralelas e Teorema de Tales; Polígonos semelhantes; Casos de semelhança de triângulos; Triângulo Retângulo: Teorema de Pitágoras e suas aplicações; Razões Trigonométricas num triângulo retângulo; Teorema dos Senos e Teorema dos Cossenos; Circunferência: Arcos e ângulos em uma circunferência; comprimento de uma circunferência; Polígonos Regulares: cálculo do ângulo interno de um polígono regular; inscrição e circunscrição de polígonos regulares; Lados e apótemas dos polígonos regulares; Relações métricas na circunferência; Áreas: Cálculo da área das figuras planas; área do círculo e suas partes. 15. Geometria Espacial: Posições entre retas e planos no espaço tridimensional; Prismas e Cilindros; Pirâmides e Cones; Esfera; Cálculo de Áreas e Volumes. 16. Tratamento Da Informação: Conceitos básicos de estatística; Leitura e interpretação de gráficos de barras, colunas, linhas e setores; Medidas de tendência central: Média, Moda e Mediana; Medidas de dispersão: Desvio-padrão.

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