A Prefeitura de Itaboraí, no estado Rio de Janeiro, lançou edital de concurso público com o objetivo de preencher nada menos que 653 vagas para candidatos de níveis médio e superior. Porém devido à pandemia o município divulgou, na última terça (24/03) um comunicado de suspensão temporária do certame.
Novas informações e um novo cronograma será divulgado em breve. Aproveite esse tempo extra e dedique-se aos estudos com apostilas completas e focadas no edital.
Como fazer a inscrição no concurso Prefeitura de Itaboraí – RJ?
As inscrições já estavam abertas desde o dia 19 de março e seriam encerradas no dia 15 de abril de 2020. As taxas de participação neste certame são de:
- nível médio: R$ 70,00
- nível superior: R$ 90,00
O site para a realização das inscrições é o INCAB
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Vagas e salários do concurso Prefeitura de Itaboraí RJ
As 653 oportunidades ofertadas neste certame são para os cargos de Professor divididas da seguinte forma:
- nível médio: Professor de Educação Infantil (51); Professor Docente II – Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano (332)
- nível superior: Professor Docente I – Língua Portuguesa (50); Professor Docente I – Língua Estrangeira – Inglês (20); Professor Docente I – Matemática (60); Professor Docente I – História (27); Professor Docente I – Geografia (39); Professor Docente I – Arte (20); Professor Docente I – Educação Física (15) e Professor Docente I – Ciências (39).
A remuneração inicial será no valor de R$ 1.526,13 para os cargos de nível médio para uma jornada de trabalho que compreende 22 horas semanais.
E de R$ 1.983,36 para os cargos de nível superior com carga horária semanal de 14 horas.
Como serão as provas do concurso Itaboraí RJ?
Os candidatos serão avaliados por meio de:
- Prova Objetiva (eliminatório e classificatório)
- Prova Discursiva (eliminatório e classificatório)
- Prova de Títulos (classificatório)
Prova Objetiva
As provas objetivas estavam agendadas para o dia 03 de maio de 2020, sendo que seria aplicada no período da manhã para os cargos de nível médio, e a tarde para os cargos de nível superior. O tempo de duração das provas seria de 4 horas.
As provas estão compostas por 40 questões de múltipla escolha que versarão sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (15)
- Estatuto dos Funcionários Municipais de Itaboraí (02)
- História do Município de Itaboraí (03)
- Fundamentos da Educação (05)
- Conhecimentos Específicos (15)
Será eliminado do presente Concurso Público o candidato que não obtiver, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos pontos da Prova Objetiva e/ou obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas.
Prova Discursiva
A Prova Discursiva será aplicada a todos os cargos no mesmo dia, horário e tempo de duração da Prova Objetiva. Essa etapa será de caráter eliminatório e classificatório e valerá 20 (vinte) pontos.
A Redação deverá ser desenvolvida em texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões, que versará sobre a Área da Educação.
Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos classificados no limite até 3 vezes o número de vagas para cada cargo, considerando os empatados na última colocação.
A Folha de Resposta será o único documento válido para correção, devendo ser redigida com no mínimo 20 linhas, e, no máximo, 30 linhas, sob pena de ser atribuída nota ZERO.
Será Aprovado na Prova Discursiva o candidato que obtiver, no mínimo, 10 pontos.
Prova de Títulos
Serão convocados para entrega dos títulos os candidatos aprovados na Prova Discursiva em todos os cargos de Nível Superior e Médio.
O que faz um Professor Docente I e II?
É dever deste profissional:
- Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
- Participar da elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar, definindo ações, atividades e procedimentos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem;
- Planejar e cumprir os Projeto de Trabalho das turmas, seguindo o Projeto Político-Pedagógico e o Projeto de Trabalho da Escola, tendo por base os Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor;
- Ministrar aulas do componente curricular, conforme a formação acadêmica do profissional, construindo com os estudantes os conhecimentos planejados no Projeto Pedagógico, com base nos Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor;
- Cumprir a carga horária estabelecida, de modo a garantir as horas e os dias letivos exigidos legalmente, inclusive quando definidos em sábados e domingos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, com assiduidade e pontualidade;
- Zelar pela aprendizagem dos estudantes, procedendo contínua e permanente avaliação do aproveitamento escolar, revisando e replanejando o trabalho, quando necessário, registrando os avanços e as dificuldades;
Interagir com os estudantes de forma a mediar e enriquecer o processo educacional, atendendo com disponibilidade e dedicação a todos os estudantes;
- Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a interação aluno-aluno e aluno-professor, no contexto escolar, de maneira a que se contribua para a formação discente do ponto de vista cidadão integral, e não apenas limitado ao conhecimento curricular;
- Estabelecer estratégias de recuperação paralela para os estudantes que não atingirem aos objetivos propostos para os trimestres/bimestres;
- Elaborar instrumentos avaliativos de acordo com o eixo temático ministrado e compatível com o nível de aprendizagem do estudante;
- Ministrar aulas de forma dinâmica, conforme o referencial curricular previamente estabelecidos;
- Respeitar a individualidade e o nível de desempenho de cada estudante, considerando a dimensão coletiva da construção do conhecimento;
- Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
- Participar das atividades de capacitação em sua área de atuação, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação ou por outros órgãos educacionais;
- Manter atualizada toda a documentação de sua competência (diários, fichas de avaliação, relatório, dispositivos para registro do planejamento e avaliação do trabalho pedagógico etc.);
- Cumprir a carga horária exigida por lei, inclusive os horários destinados a planejamento e atividades pedagógicas;
- Participar das reuniões Conselho de Classe da Unidade Escolar de acordo com o calendário escolar, apresentando material, pertinente ao momento, organizado e atualizado;
- Participar das reuniões administrativas e pedagógicas da Unidade Escolar e demais atribuições inerentes ao cargo deliberadas pelo Sistema Municipal de Ensino;
- Manter articulação permanente com a equipe diretiva e equipe técnico-pedagógica de sua Unidade Escolar;
- Conhecer e cumprir as normas do Regimento Escolar das Unidades Escolares e Administrativas da Rede Pública Municipal de Ensino, conforme regulamentação em vigor;
- Executar outras atribuições afins.
O que faz um Professor de Educação Infantil?
O Professor de Educação Infantil terá a responsabilidade de:
- Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, do Projeto Pedagógico da Escola e dos Projetos de Trabalho da turma, levando em consideração os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras), assegurando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiências, com base em uma concepção que compreenda e promova a relação indissociável entre o cuidar e o educar, de acordo com as orientações do Referencial Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor;
- Atender às peculiaridades do mundo infantil, respeitando suas formas de expressão e linguagens no processo de aprender, levando esses aspectos em consideração ao organizar o planejamento e os registros de observação das crianças, entendendo-os como sujeitos de direitos;
- Acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas com o objetivo de ampliar o universo de experiências e conhecimentos das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens;
- Interagir com as crianças de forma a mediar e enriquecer o processo educacional, atendendo com disponibilidade e dedicação a todos.
- Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a interação criança-criança e criança-adulto, no contexto escolar, de maneira a que se contribua para a formação cidadã e o conhecimento integral da criança, considerando os aspectos físico, psicológicos, intelectual e social;
- Cumprir a carga horária estabelecida, de modo a garantir as horas e os dias letivos exigidos legalmente, inclusive quando definidos em sábados e domingos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional com assiduidade e pontualidade;
- Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
- Participar das atividades de capacitação em sua área de atuação, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo ou por outros órgãos educacionais;
- Manter atualizada toda a documentação de sua competência (diários, relatório descritivo, planejamentos, e outros dispositivos de registro do trabalho pedagógico realizado, etc.);
- Participar das reuniões Conselho de Classe da Unidade Escolar de acordo com o calendário escolar, apresentando material pertinente ao momento, organizado e atualizado;
- Participar das reuniões administrativas e pedagógicas da Unidade Escolar.