Concurso Prefeitura de Guarulhos – SP

Saiu o edital do novo concurso SME Guarulhos – SP (Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, no estado de São Paulo)! São 61 vagas ofertadas com salários chegando a R$ 3,6 mil. Como fazer a inscrição no concurso SME Guarulhos SP? As inscrições estarão disponíveis das 10 horas do dia 16 de dezembro de 2019 até às 23h59min do dia 30 ...

Status do concurso: Encerrado

Saiu o edital do novo concurso SME Guarulhos – SP (Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, no estado de São Paulo)! São 61 vagas ofertadas com salários chegando a R$ 3,6 mil.

Como fazer a inscrição no concurso SME Guarulhos SP?

As inscrições estarão disponíveis das 10 horas do dia 16 de dezembro de 2019 até às 23h59min do dia 30 de janeiro de 2020. Os interessados deverão se inscrever por meio do site da banca organizadora, a Fundação Vunesp.

A taxa de inscrição tem os seguintes valores:

  • Professor de Educação Infantil: R$ 64,82;
  • Professor de Educação Básica: R$ 64,82;
  • Professor de Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas: R$ 68,19;
  • Professor de Educação Básica – Educação Artística: R$ 68,19;
  • Professor de Educação Básica – Língua e Cultura Portuguesa: R$ 68,19;
  • Professor de Educação Básica – Língua e Cultura Inglesa: R$ 68,19;
  • Professor de Educação Básica – Matemática: R$ 68,19;
  • Professor de Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas: R$ 68,19;
  • Bibliotecário: R$ 98,86.

O prazo de vencimento do boleto é o dia 31 de janeiro de 2020.

Quem pode fazer o concurso SME Guarulhos SP?

As oportunidades são as seguintes:

  • Bibliotecário;
  • Professor de Educação Infantil;
  • Professor de Educação Básica;
  • Professor de Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas;
  • Professor de Educação Básica – Educação Artística;
  • Professor de Educação Básica – Língua e Cultura Portuguesa;
  • Professor de Educação Básica – Língua e Cultura Inglesa;
  • Professor de Educação Básica – Matemática;
  • Professor de Educação Básica – Ciências Físicas e Biológicas.

Os salários variam de R$ 2.526,36 a R$ 3.672,26, em jornadas de trabalho de 25 a 40 horas semanais.

Além disso, os aprovados farão jus aos seguintes benefícios:

  • Auxílio Alimentação;
  • Auxílio Transporte.

Quais são os requisitos para investidura no cargo do concurso SME Guarulhos?

  • ser brasileiro nato ou naturalizado, na forma do artigo 12 da Constituição Federal, e legislação vigente;
  • ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou emancipado na forma da lei;
  • estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
  • estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
  • possuir escolaridade/pré-requisitos exigidos para o respectivo cargo, no caso da carteira fornecida por Conselhos de Classe devem estar em situação regular;
  • não registrar antecedentes criminais, impeditivos do exercício do cargo público, achando-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
  • submeter-se, por ocasião da nomeação, ao exame médico pré-admissional, de caráter eliminatório, a ser realizado pela Prefeitura de Guarulhos ou por sua ordem, para constatação de aptidão física e mental, sendo impedido o ingresso de portadores de moléstias incapacitantes para o respectivo cargo público e aquelas integrantes do rol de moléstias ensejadoras de aposentadoria por invalidez, nos termos do regulamento da Previdência Social;
  • preencher as exigências do cargo público segundo o que determina a Lei e a Tabela constante do Edital;
  • não ter sido dispensado por justa causa, demitido ou demitido a bem do serviço público de qualquer dos entes federativos nos últimos 5 (cinco) anos, a contar da data prevista para o início das atividades;
  • apresentar regularidade nos cadastros NIS, PIS/PASEP e no CPF;
  • apresentar declaração de bens e valores nos termos da Lei.

Como será a prova do concurso SME Guarulhos?

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, previstas para os dias 29 de março de 2020 e 5 de abril de 2020 (exclusivo para Professor de Educação Infantil), na cidade de Guarulhos (SP).

Haverá ainda prova discursiva para os cargos de Professores e de Títulos para Professores e Bibliotecários.

A estrutura das provas será a seguinte:

  • Bibliotecário: Língua Portuguesa (20 questões), Conhecimentos de Informática (10 questões), Conhecimentos Específicos (30 questões);
  • Professor de Educação Infantil: Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Pedagógicos e Legislação (30 questões);
  • Professor de Educação Básica: Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Pedagógicos e Legislação (30 questões);
  • Professor de Educação Básica – Demais especialidades: Língua Portuguesa (15 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Pedagógicos e Legislação (15 questões), Conhecimentos Específicos (20 questões).

Confira o conteúdo programático:

Bibliotecário

  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • Conhecimentos de Informática: MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Professor de Educação Infantil

  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
  • Conhecimentos Pedagógicos: A prática educativa do professor na Educação Infantil: A observação, registro e avaliação formativa; A organização e planejamento do espaço na educação infantil; A pedagogia de projetos didáticos; As relações entre a escola e a família; O comportamento infantil – o desenvolvimento dos afetos e das relações; O compartilhamento da ação educativa; O cuidar e o educar. Os ambientes de aprendizagem na Educação Infantil: A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; A brincadeira na educação infantil nas perspectivas psicossociais, educacionais e lúdicas; Alfabetização; O currículo e a pedagogia da brincadeira; O desenvolvimento da linguagem oral; O desenvolvimento das artes visuais e do movimento. O trabalho com as múltiplas linguagens. A formação pessoal e social da criança: A criança, a natureza e a sociedade; As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia; O desenvolvimento humano em processo de construção – Piaget, Vygostky e Wallom. O desenvolvimento da motricidade: A importância da psicomotricidade na educação infantil; A psicomotricidade no desenvolvimento da criança; O lúdico e o desenvolvimento psicomotor. O papel da educação psicomotora na escola. A matemática na Educação Infantil: Ensinar e aprender matemática na educação infantil; Espaço e forma; Grandezas e medidas; Número e sistema de numeração.

Professor de Educação Básica – Ensino Infantil, Fundamental, Anos Iniciais no EJA

  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
  • Conhecimentos Pedagógicos: Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e Escola; função social da escola; educação inclusiva e compromisso ético e social do educador. Gestão democrática: a participação como princípio. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando. A integração entre educar e cuidar na educação básica. A prática educativa do professor no Ensino Fundamental. A prática educativa do professor na Educação Infantil. O comportamento infantil. O cuidar e o educar. Os ambientes de aprendizagem na Educação Infantil: a brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; a brincadeira na educação infantil nas perspectivas psicossociais, educacionais e lúdicas. O currículo e a pedagogia da brincadeira. A formação pessoal e social da criança: a criança, a natureza e a sociedade; As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia; O desenvolvimento humano em processo de construção – Piaget, Vygostky e Wallon. Educação de Jovens e Adultos: processo histórico e concepções. Alfabetização de adultos. Ensinar na diversidade etária (jovens, adultos e idosos na mesma sala). Organização curricular na EJA. Recuperação da aprendizagem de adolescentes, de 15 a 17 anos, com defasagem de idade/série. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo nas séries iniciais: a ênfase na competência leitora (alfabetização e letramento) e o desenvolvimento dos saberes escolares da matemática e das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos conteúdos; o trabalho por projetos. A avaliação diagnóstica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente formação continuada do educador. Portfólio da Aprendizagem; Metodologias Ativas.

Professor de Educação Básica – Demais áreas

  • Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase;
  • Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
  • Conhecimentos Pedagógicos: Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e de Escola. A função social da escola, a educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador. Gestão democrática: a participação como princípio. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando. A integração entre educar e cuidar na Educação básica. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. Construção participativa do projeto político-pedagógico e da autonomia da escola. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo na Educação Básica: a função da competência leitora e o desenvolvimento dos saberes escolares das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos diversos tipos de conteúdos; o trabalho por projetos. A avaliação mediadora e a construção do conhecimento: acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente formação continuada do educador. A educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
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