Atenção, concurseiros interessados na área da saúde! Após 10 anos, o concurso SUSAM (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas) está com comissão formada!
O edital deve ser publicado em breve!
Confira todas as informações detalhadamente a seguir!
Foi publicada no Diário Oficial do Amazonas, a Portaria n°149/2024
, que atualizou a comissão responsável pelo concurso SUSAM, definida em 2020.
A comissão será composta pelos seguintes integrantes:
02 representantes do Departamento de Gestão de Recursos Humanos – DGRH/SES-AM – Presidência;
02 representantes da Assessoria Jurídica, sendo 01 do DGRH e 01 da Secretaria Executiva Adjunta de Assuntos Jurídicos – SEAJUR;
02 representantes da Secretaria Executiva de Assistência – SEA/SES-AM;
01 representante da Fundação de Medicina Tropical – FMT-HVD;
01 representante da Fundação Centro de Controle de Oncologia – FCECON;
01 representante da Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ;
01 representante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS – RCVP; e
01 representante da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – FHEMOAM.
A comissão será responsável pelos estudos preliminares do certame que ofertará vagas para cargos efetivos, bem como pela elaboração do projeto básico para contratação da banca.
Os cargos e vagas a serem contemplados pelo certame ainda não foram divulgados!
Assim, o próximo passo será a definição e contratação da banca organizadora, tornando o edital iminente.
Em 2022, o Governador do Estado, Wilson Lima, anunciou a realização do certame para 2023. Além disso, em entrevista, a Dra. Mayara Pinheiro, Deputada Estadual, solicitou um novo certame, uma vez que o último ocorreu há oito anos.
“Há oito anos a SES não realiza contratações de servidores públicos efetivos para o seu quadro de funcionários, ficando à mercê de contrato com terceiros para prestação complementar de seus respectivos serviços. Inclusive, no período entre 2020 e 2021, foram contratados mais de dois mil funcionários temporários. Os profissionais da saúde precisam de segurança e condições dignas de trabalho. Quando isso falta, a população é diretamente afetada”, afirmou a deputada.
Confira quais foram os requisitos básicos para a investidura nos cargos ofertados pelo último concurso SUSAM:
Ter nacionalidade brasileira, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
Ter idade mínima de 18 anos completos;
Estar em gozo dos direitos políticos e civis;
Estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as militares;
Firmar declaração de não estar cumprindo e nem ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade por prática de improbidade administrativa aplicada por qualquer órgão público ou entidade das esferas federal, estadual ou municipal;
Apresentar declaração quanto ao exercício de outro(s) cargo(s), emprego(s) ou função(ões) pública(s) e sobre recebimento de proventos decorrentes de aposentadoria e pensão;
Apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio, e, se casado(a), a do cônjuge;
Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade das esferas federal, estadual ou municipal;
Ser considerado apto no exame admissional a ser realizado pela Junta Médica do Estado do Amazonas;
Não ter sido condenado a pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com a função pública;
Apresentar certidões dos setores de distribuição dos fóruns criminais dos locais em que tenha residido nos últimos cinco anos, das Justiças Federal e Estadual, expedidas, no máximo, há seis meses, respeitado o prazo de validade descrito na própria certidão, quando houver;
Estar apto física e mentalmente para o exercício do cargo, não tendo, inclusive, deficiência incompatível com as atribuições dele, fato apurado pela Perícia Médica Oficial a ser designada pela SUSAM; e
Apresentar folhas de antecedentes da Polícia Federal e da polícia dos Estados onde tenha residido nos últimos cinco anos, expedidas, no máximo, há seis meses, respeitado o prazo de validade descrito na própria certidão, quando houver.
Por outro lado, como requisito específico era exigido comprovante de escolaridade referente à área de atuação. No entanto, alguns cargos apresentavam pré-requisitos mais específicos.
O cargo de Motorista, por exemplo, exigia CNH “D” e conhecimentos elementares de Mecânica.
Alguns cargos de nível médio/técnico, por sua vez, requeriam curso técnico na área correspondente, assim como conhecimentos de Informática, variando de acordo com a especialidade pretendida.
Já para os concorrentes a algum dos cargos de nível superior, poderia ser exigida, por exemplo, especialização/residência médica na área correspondente.
Etapas e Provas
A seleção para os cargos de nível fundamental e médio/técnico era composta por Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos de nível superior também tiveram que realizar Prova Objetiva, entretanto houve, ainda, realização de Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
Prova Objetiva
A avaliação para nível fundamental contou com 40 questões distribuídas conforme o quadro abaixo:
As provas para os candidatos de nível médio/técnico teve 50 questões e contou com quase a mesma estrutura do exame para o nível fundamental, com duas diferenças: no lugar de Matemática, foi cobrado conteúdo acerca de Princípios e Organização do SUS; além disso, foram cobradas 20 questões de Conhecimentos Específicos.
Por sua vez, os concorrentes de nível superior tiveram que responder a 60 questões. As disciplinas eram as mesmas das exigidas na prova de nível médio/técnico, no entanto desta vez havia 30 questões acerca de Conhecimentos Específicos, ao invés de 20.
Avaliação de Títulos
Apenas os candidatos de nível superior aprovados na prova objetiva foram submetidos à prova de títulos.
Confira a pontuação atribuída para as diferentes titulações:
Atribuições
Por fim, confira algumas das atribuições dos Trabalhadores e Profissionais da Saúde:
Trabalhadores da Saúde
Executar tarefas de organização de pastas e arquivos;
Auxiliar o público, fornecendo informações e orientações quanto ao seu encaminhamento na instituição conforme a necessidade;
Operar equipamentos;
Executar manutenções elétricas e hidráulicas;
Fazer serviço de faxina;
Redigir qualquer modalidade de expediente administrativo;
Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; e
Planejar, organizar e supervisionar os serviços técnicos, estabelecendo princípios, normas e funções para assegurar a correta aplicação, a produtividade e a eficiência dos referidos serviços, dentro da área administrativa.
Profissionais da Saúde
Verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas;
Participar no planejamento da assistência de enfermagem;
Executar operações farmacotécnicas;
Executar tarefas como coleta, tipagem e transfusões de sangue;
Prestar serviços de apoio social a indivíduos ou grupos em tratamento de saúde física ou mental;
Desenvolver pesquisa na área de Biologia Molecular;
Propor medidas de saúde pública para a melhoria da saúde oral da coletividade; e
Executar tarefas relacionadas à Histologia.
Cabe ressaltar que as atribuições variavam conforme o cargo e especialidade.
Elaborar e executar programas integrados de saúde; e
Elaborar, executar ou coordenar a execução de planos, programas de assistência médica-sanitária e hospitalar à população.
Além disso, o órgão tem como objetivos os seguintes:
Proporcionar a melhoria do padrão de saúde da população;
Ofertar serviços de saúde, ambulatorial e hospitalar; e
Coordenar e desenvolver atividades relacionadas a universalização, regionalização e hierarquização dos serviços de saúde.
Histórico de Notícias
30/06/2022
Concurso SES AM: Pedido enviado à Aleam, solicita novo certame!
A deputada Mayara Pinheiro enviou um pedido à Aleam solicitando um concurso SES AM. São 8 anos sem seleções na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas!