Compartilhar:

O que cai na prova: CESAN – ES

icone calendario 20 maio 2015

cesan-es-comum-todos-os-cargosA Companhia Espírito Santense de Saneamento lançou edital para ocupar 13 oportunidades imediatas. Os cargos oferecidos são para técnico, assistente e operador de saneamento. A remuneração oferecida é de R$ 1.953,54, além disso, são oferecidos também os benefícios de seguro de saúde e vale-alimentação no valor mensal de R$ 820.

Conteúdo programático

O processo seletivo está programado para o dia 08 de fevereiro de 2015.

– Português: Leitura e interpretação de textos; Gêneros e tipos textuais; Níveis de linguagem; As funções da Linguagem; Intertextualidade; Significação das palavras; Regência nominal e verbal;  Concordância nominal e verbal; Ortografia; Acentuação; Sintaxe; Termos integrantes da oração; Termos acessórios da oração; Período composto e as orações coordenadas; As orações subordinadas.

– Informática: Hardware; Dispositivos de entrada e saída; Sistemas Operacionais; Softwares; Editores de Textos; Planilhas de Cálculo; Aplicativos de Multimídias; Arquivos e Extensões Redes de Computadores e Internet.

– Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, segurança, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental e ecologia, e suas vinculações históricas.

– Matérias específicas: Técnico em edificações – Tramo de viga. Teste de Slump; Contra-flecha; Concretos: traços em volume, aceleradores e Redutores; Escoramento de laje maciça; Materiais de construção; Cotas de piso; Normas Reguladoras-NR relativas à segurança e medicina do trabalho; Orçamento; Sistema preventivo contra incêndio; Interpretação de projetos, plantas e desenhos; Utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à Internet; Ferramentas CAD e Norma Regulamentadora NR 6.

– Matérias específicas: Operador de estação de tratamento – Noções básicas sobre saneamento; Conhecimento dos produtos utilizados para tratamento de água; Noções de medidas de volume, peso e vazão; Controle da potabilidade da água conforme a Portaria do Ministério da Saúde nº 2914/2011; Análises de rotina em estações de tratamento de água (ETAs); Sistemas utilizados no tratamento de esgoto: sumidouro, fossa séptica, lagoas de estabilização; Equipamentos e instrumentos de laboratório de análise de água e esgotos, reagentes, vidrarias e preparo de soluções químicas; Gestão de resíduos sólidos industriais e urbanos; Partes integrantes de sistemas de abastecimento de água; Noções de utilização e funcionamento de peças e equipamentos especiais nos sistemas de abastecimento (válvula redutora de pressão, macromedidor, bombas, barriletes, registros, ventosas etc.); Uso de instrumentos de medição inerentes à atividade; Riscos inerentes a serviços com cloro gasoso e líquido, ácido fluossilícico, cloreto férrico, combustíveis, lubrificantes e Norma Regulamentadora NR 6.

– Matérias específicas: Assistente administrativo – Constituição Federal de 1988 apenas o artigo 5° e seus incisos e parágrafos; Administração Indireta. Empresas Públicas. Autarquias. Fundações Públicas; Manual de redação da Presidência da República 4. LEI N° 5.433, DE 8 DE MAIO DE 1968, Regula a microfilmagem de documentos oficiais. LEI Nº 8.159, DE 08 DE JANEIRO DE 1991 – Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Decreto n° 4.073/2002. LEI Nº 12.682, DE 9 DE JULHO DE 2012 – Dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos. 5. Lei nº 8.666/93. Lei 10.520/2002.

– Matérias específicas: Assistente operacional – Constituição Federal de 1988 apenas o artigo 5° e seus incisos e parágrafos; Pitometria: Medição de Vazão; Medição de Pressão; Aferição de Medidores; Perfil de Consumo; Coeficiente “C”; Bombas; Norma Regulamentadora NR 6; Pesquisas de Vazamento: Metodologia ABENDE; Pesquisa com Permalog; Caça-Fraudes; Automação e Controle: Macromedição; Telemetria; Micromedição; Elevatórias; Conhecimento dos produtos utilizados para tratamento de água; Preparo de soluções; Noções de medidas de volume, peso e vazão; Equipamentos e instrumentos de laboratório de análise de água e esgotos, reagentes, vidrarias e preparo de soluções químicas.

 

Critérios de desempate:

a) Tiver maior idade.

b) Tiver a maior pontuação nas questões objetivas de Português.

c) Tiver a maior pontuação nas questões objetivas de Específicas.

d) Tiver a maior pontuação nas questões objetivas de Informática.

e) Tiver a maior pontuação nas questões objetivas de Atualidades.

f) Sorteio público.

 

Compre os produtos da Nova

A Nova Concursos já produziu material para o concurso da CESAN-ES, Clique Aqui e confira essa e outras oportunidades em nosso site!

Essa apostila já está disponível em nosso site! Compre as Apostilas para o seu Concurso Público direto com a Editora Nova e parcele no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos e compre apostilas direto com a Editora Nova! Não deixe de seguir nosso Google Plus e confira nosso Canal no Youtube!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

avalie-a-nova

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais