O que cai na prova: Prefeitura de Natal – RN 2015

icone calendario 20 Maio 2015

Prefeitura de Natal - RN A Prefeitura de Natal lançou edital para concurso público que tem o objetivo de preencher 386 vagas,  sendo 80 para o cargo de educador infantil e as demais 306 para professores, de diversas áreas de atuação. A principal delas é de ensino fundamental com 200 vagas. Para saber mais detalhes do edital, clique aqui e confira a Análise de Edital!

A prova está prevista para acontecer no dia 26 de abril de 2015. Então, veja alguns detalhes do processo seletivo.

 

Conteúdo Programático
Conhecimentos de Didática Geral:

A matéria se divide em três partes.

Primeira (concepções e contextos históricos):

Contexto histórico do surgimento e desenvolvimento da didática; conhecimento do seu conceito, objetivo e conteúdo; relação com a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia e a Política Educacional; tendências pedagógicas; didática e tendências pedagógicas; pressupostos didáticos e epistemológicos; bases legais da prática pedagógica na educação básica; a didática e as diretrizes curriculares para educação básica.

Segunda (escola, ensino e planejamento na atualidade):

Função social e política da escola; escola, criança, adolescência e juventude; escola e cidadania no século XXI; o currículo, o projeto político pedagógico e o contexto educacional; a educação integral; aprendizagem e desenvolvimento como direitos à educação; a diversidade na sala de aula; e os tempos e espaços na educação integral.

Terceira (categorias da didática e ensino na escola):

Objetivos/conteúdos e suas relações; significado e formalização dos objetivos; os conteúdos escolares; tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; habilidades e competências na educação básica; seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios; os temas transversais; métodos: enfoques teórico e metodológico; aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e baseada na aprendizagem significativa; trabalhos em grupo e colaborativos; estudo dirigido; métodos de projetos; o método de solução de problemas; o método e a questão da criatividade; metacognição e aprender a aprender; desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola; formação de atitudes e valores; procedimentos de ensino e recursos didáticos; as novas tecnologias das comunicações e da informação e o ensino; avaliação do processo da aprendizagem; finalidades e tipos de avaliação; prática pedagógica inovadora; e a comunicação pedagógica e o ensino.

Critério de desempate

O desempate entre os candidatos ocorrerá levando-se em conta os seguintes critérios:

1) Idade igual ou superior a 60 anos.

2) Caso não haja nenhum concorrente com a característica descrita no item anterior, a preferência será dada na seguinte ordem: maior pontuação na prova de redação; objetiva; de títulos; e, por fim, quem tiver a maior idade.

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